Teclado e touchpad deixaram de funcionar após atualização

Eu instalei o Kubuntu 20.04 no meu notebook HP Pavilion x360. A instalação correu OK. Entrei e fiz a atualização. Quando reiniciei após atualização, não reconhecia mais o teclado e o touchpad do note. Só com teclado e mouse via USB.
Resolvi, então, testar com o KDE Neon e deu a mesma coisa.
Achei que o problema poderia ser o KDE e instalei o Mint Mate 20. Instalou OK, iniciei normal e, quando foi feita a atualização, deu o mesmo problema.
Aí, pensei que o problema poderia ser com os derivados do Ubuntu e instalei o Manjaro KDE. Aconteceu a mesma coisa após a atualização.
Em tempo: nos outros 2 notes que tem aqui em casa, ambos da Dell (um com Ubuntu Gnome e outro com KDE Neon), correu a atualização e reiniciei sem problemas.
Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?
Antecipadamente, agradeço.

não sei o que ocorreu…

mas pode tentar aplicar no arquivo

/etc/X11/xorg.conf.d/30-input.conf

com

Section "InputClass"
    Identifier "devname"
    Driver "libinput"
   Option "Tapping" "on" 
   Option "MatchIsTouchpad" "on"
   Option "MatchIsKeyboard" "on"
EndSection

swatquest, obrigado pela pronta resposta mas, infelizmente, não funcionou.

E uma informação adicional: na BIOS e no Grub o teclado é reconhecido e, no Windows (dual-boot), o teclado e touchpad funcionam normalmente.

Na atualização mudou a versão do kernel? Veja o que mudou de uma versão para outra.
Dá trabalho, mas você pode fazer uma atualização seletiva pra ver em qual pacote está o problema.

como @msteles falou, veja se tem estes pacotes

http://manpages.ubuntu.com/manpages/bionic/man4/libinput.4.html
https://packages.ubuntu.com/xenial/x11/xinput

apt install xserver-xorg-input-libinput

Pessoal, obrigado pelas respostas e dicas. Estou em plena reforma aqui em casa e um pouco sem tempo para ir mais fundo nesta questão. Observei, no entanto, que dá este problema quando entro no sistema através do Linux 5.4.0-45 mas se, no Grub, escolho o 5.4.0-42, o problema não acontece. Então, como este notebook é usado principalmente por minha esposa, que só usa Windows, devido à falta de tempo por causa das outras tarefas em que estou envolvido, vou aguardar e torcer para que o problema tenha sido identificado e, numa futura atualização, seja resolvido. Caso contrário, quando tiver um pouco mais de disponibilidade, volto ao assunto.
De novo, muito obrigado aos que me ajudaram.