Recentemente instalei o i3wm no arch linux, mas o teclado ele fica no padrao ANSI, mas o meu teclado e ABNT2, eu sempre o usei o arch com XFCE e nunca tive esse problema, conseguia mudar o layout tranquilamente, agora no i3wm estou apanhando, ja tentei um monte de comando mas nenhum funciona.
OBS: o texto esta sem acento porque eu nao sei colocar com o teclado no padrao ANSI.
2 curtidas
sim, esta descomentado somente:
pt_BR.UTF-8 UTF-8
pt_BR ISO-8859-1
Tenta o seguinte:
Definindo teclado:
Edite o arquivo etc/vconsole.conf e deixe o conteúdo:
KEYMAP=br-abnt2
Faça o comand como super usuário:
loadkeys br-abnt2
Se não resolver, faça este, como super usuário:
localectl set-x11-keymap br abnt2
Se não resolver, pode fazer este esquema:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Teclado-ABNT2-definitivo-no-Archlinux
Definindo idioma (Opcional):
Em /etc/locale.gen deixe somente este conteúdo:
pt_BR.UTF-8
Em /etc/locale.conf deixe somente este conteúdo:
LANG=pt_BR.UTF-8
Faça o comando:
locale-gen
Reinicie o sistema pra ver se tá fixado
Editado 1
3 curtidas
Além das boas dicas do @elppans. Para facilitar na hora de editar os arquivos de configuração, abra o terminal e digite “setxkbmap br”, assim durante a sua sessão atual você conseguiria ter o layout certo para corrigir os arquivos de configuração.
2 curtidas
@CauaMedrado você disse que tentou muitas dicas. Tentou a de criar um arquivo com o layout do teclado em “/etc/X11/xorg.confg.d”?
2 curtidas
Funcionou!! Eu usei o comando: sudo setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2, que o @elppans deixou no link, muito obrigado vou marcar seu comentário como solução.
4 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.