Tecla da Lenovo fn não funciona no Linux mint

Utilizo a versão 20.3 com Cinnamon e as funções de desligar microfone ‘fn + f4’ e de diminuir e aumentar o brilho ‘fn + f11’ ‘fn + f12’ só funcionam quando querem.

As vezes eu uso por semanas, ele não vai e simplesmente do nada resolve funcionar, mas se eu desligar sei que vou ter que esperar a sorte para usar essa função de novo.

Enfim, já tente configurar pelas configurações do teclado e ele não reconhece as teclas:

Exemplo de como ele reconhece as teclas quando está funcionando:

Minhas informações:
inxi -F --filter

System:
  Kernel: 5.4.0-124-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Cinnamon 5.2.7 
  Distro: Linux Mint 20.3 Una 
Machine:
  Type: Laptop System: LENOVO product: 82DJ v: Lenovo IdeaPad S145-15IIL 
  serial: <filter> 
  Mobo: LENOVO model: LNVNB161216 v: SDK0J40679 WIN serial: <filter> 
  UEFI: LENOVO v: DKCN55WW date: 05/24/2022 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 26.9 Wh condition: 26.9/30.0 Wh (90%) 
CPU:
  Topology: Quad Core model: Intel Core i5-1035G1 bits: 64 type: MT MCP 
  L2 cache: 6144 KiB 
  Speed: 3608 MHz min/max: 400/3600 MHz Core speeds (MHz): 1: 3604 2: 3599 
  3: 3600 4: 3600 5: 3596 6: 3600 7: 3601 8: 3300 
Graphics:
  Device-1: Intel driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: modesetting 
  unloaded: fbdev,vesa resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics (ICL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.6 
Audio:
  Device-1: Intel Smart Sound Audio driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.4.0-124-generic 
Network:
  Device-1: Intel Killer Wi-Fi 6 AX1650i 160MHz Wireless Network Adapter 
  driver: iwlwifi 
  IF: wlp0s20f3 state: up mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 931.51 GiB used: 157.90 GiB (17.0%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10SPZX-24Z10 
  size: 931.51 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 135.73 GiB used: 51.49 GiB (37.9%) fs: ext4 dev: /dev/sda7 
  ID-2: /boot size: 802.9 MiB used: 316.0 MiB (39.4%) fs: ext4 
  dev: /dev/sda4 
  ID-3: /home size: 197.04 GiB used: 106.05 GiB (53.8%) fs: ext4 
  dev: /dev/sda8 
  ID-4: swap-1 size: 7.45 GiB used: 0 KiB (0.0%) fs: swap dev: /dev/sda9 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 42.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 277 Uptime: 47m Memory: 7.57 GiB used: 2.64 GiB (34.8%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38
1 curtida

Bem vind(x) ao fórum!
Você chegou a modificar no firmware? Pelo menos aqui tem a função “Hotkey Mode” que faz elas se comportarem sem a necessidade de utilizar fn, no meu caso eu prefiro assim pois utilizo bem menos as teclas F1 a F12, assim posso utilizar os controles do segundo nível de boas.

3 curtidas

Sim, eu fiz isso e ele fica com o mesmo problema, só muda que não preciso apertar fn nas que ja funcionam, mas f11, f12 e mais ainda não fazem nada.

1 curtida

:wave:t2:

Eu tinha um T450 mas esqueci como estava… Tem esta função que o xterminator mencionou do “Hotkey Mode” na aba “Configurarion”, mas tinha uma outra função em outra aba, algo com “Fn+…” não me lembro direito. Será que teria esta função no seu laptop?

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Você chegou a testar com outra distribuição, mesmo que seja via live para ver se o problema existe? pode ser um problema específico desta versão do linuxmint (talvez testando outro kernel mais recente o problema desapareça), eu tenho um ideapad porém de um modelo mais antigo e aqui sempre funcionou de boas com algumas distros que testei, só há um delay ao acionar as teclas de volume e brilho em distros que utilizam xorg.

Sugiro que faça o teste com outra distro como o ubuntu (talvez linuxmint 21) mais recente ou mesmo o fedora ou arch por trazerem versões mais recentes do kernel e terem suporte a hardware mais novo, o kernel 5.4 mesmo sendo LTS pode ser que não suporte adequadamente seu laptop.

2 curtidas

Tem uma função que é Fool Proof Fn Ctrl, porém ativada ou desativado não deu certo.

1 curtida

Eu testei com o Debian, Pop Os no modo Live. E recentemente atualizei para o Linux Mint 21, porém por esta dando erro com Bluetooth e microfone voltei para a 20.3. Mas antes de voltar eu testei e não tinha funcionado.

Vou testar com Ubuntu no modo live e volto pra avisar

@xterminator
@RuKsu
Uma coisa que eu percebi é que geralmente a função de diminuir e aumentar o brilho ( f11, f12) funciona depois que eu saio um tempo, o computador suspende e eu tenho que digitar a senha novamente

Eu marquei vocês aqui porque não sabia se todos iam conseguir ver isso caso eu editasse o post principal ou se só respondendo meu tópico vocês seriam notificados.

2 curtidas

Bom, estou no ubuntu mais recente rodando no modo live e não está funcionando.

Será que tenho que fazer alguma configuração no grub ou algo assim? Foi assim quando tive que usar meu touchpad, por padrão nenhum linux que testei até agora reconhecia ele.

Eu fiz umas pesquisas sobre o seu laptop. Sobre o touchpad, o que eu encontrei foi adicionar pci=nocrs na linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" 

Ficando assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="pci=nocrs quiet splash"

Neste tópico:

Mas para chegar neste tópico eu vim de um outro onde eles mencionam que o fn para brilho não funcionaria usando este pci=nocrs.

Talvez tenha como resolver mas ae seria mais complexo. Eu poderia usar os conhecimentos que adquiri com o Gentoo, onde é necessário configurar isto nos diretórios corretos, com comandos e arquivos corretos. Esse é o bom do Gentoo, aprendemos como esses detalhes funcionam e são configurados manualmente, mas tem de ler e quebrar a cabeça muito… Mas como não tenho mais o laptop com Gentoo, então ficaria bem mais difícil. Atualmente meu Sistema principal é o Android.

Caso não tenha tentado usar o pci=nocrs, faz um teste para ver. Mas cuidado com alterações no Grub, ainda mais se estiver usando Dual Boot. Recomendo fazer back ups.

3 curtidas

Valeu, vou tentar tirar o pci=nocrs pra ver se funciona o fn, so que vou ficar sem touchpad kkkkkk.
Sobre a parte do Android ser seu principal sistema operacional tem android para PC ou você usa no celular mesmo?
Vai que né? Kkkkkkk

1 curtida

Bom fazer o teste e ver o qual ficaria melhor. Se você usa muito o touchpad ou o fn…
Pode ser que futuras versões do Linux Mint com Kernels mais novos resolvam o problema. É bom ficar de olho em atualizações :smile:

Meu computador é um híbrido, na verdade ele é o tablet da Samsung, o Galaxy Tab S5e. Coloquei ele na posição Monitor e agreguei a ele um mouse, um teclado e um fone de ouvido, transformando ele num PC tradicional híbrido. Ele tem 2 modos, Tablet e Dex, onde o Dex oferece uma experiência Desktop muito boa, especialmente para quem conhece e vem de Windows, KDE Plasma, LXQT, LXDE, Cinnamon e ambientes do estilo barra inferior, vamos dizendo assim…

Neste tópico mostro com vídeos, imagens o jeito que estou usando.

Daqui alguns meses irei atualizar este tópico com um novo formato de Desktop que estou usando no modo Tablet. Eu gostei muito, na minha opinião ficou melhor que o DeX porque me trouxe mais perto da sensação de usar o Gnome. Eu usei o Modo Tablet por 3 meses, depois o Modo DeX por mais 3 meses e estou a um tempo no novo Modo Tablet que configurei :smiley:.

2 curtidas

Valeu! Espero que no futuro isso seja corrigido.

Sobre o android: Eu nunca ia imaginar que era um Tablet :laughing:
Vou dar uma olhada em como ficou!

1 curtida