Teamview 11 não abre no fedora 33

Fala galera!

Estou com dificuldades de abrir o Teamviewer 11 no Fedora 33. Preciso da versão 11 pois é a versão que a empresa que presta suporte para nosso sistema da empresa tem licença comercial, não posso usar uma versão mais nova.

Quando abro clicando nada acontece, pelo terminal, dá a segunte mensagem:

[marcosdolinux@localhost ~]$ teamviewer

Init…
XRandRWait: No value set. Using default.
XRandRWait: Started by user.
Checking setup…
Launching TeamViewer …
Launching TeamViewer GUI …

Só que o que achei na internet com o mesmo caso que o meu foi esse post com exatamente o mesmo erro, porém no Mint 19, mandando instalar dependencias que não existem pro Fedora, aí me quebrou:

https://www.linuxmint.com.br/discussion/51333/resolvido-erro-ao-abrir-o-team-viewer-11-linux-mint-19-cinnamon

Alguem pode me dar uma luz?

Do jeito que está explicado no artigo, basta extrair os arquivos libfreetype.so.6.12.1 e libfreetype.so.6 do data.tar.xz do .DEB linkado (com um extrator de arquivos mesmo) para a pasta /opt/teamviewer/tv_bin/wine/lib (ou equivalente do Fedora).

1 curtida

A lib está no repositório do Fedora:

sudo dnf install libpng12
sudo dnf install freetype

Mesmo sendo de outra distro e mais antiga, será que dá certo?

Instalando essas corresponde as pedidas no artigo @anon8037863?

A libfreetype tem poucas dependências (a maior é glibc, que vem em todas as distros e é muito retrocompatível). Fora que a libfreetype indicada no artigo já era antiga para os SOs citados (Ubuntu 16.04, o Mint 19 é baseado no 18.04). Custa nada tentar.

Qualquer coisa, tem como montar um AppImage, ping @andryel que já fez um do Team Viewer.

Diz que já estão instaladas:

[marcosdolinux@localhost ~]$ sudo dnf install libpng12
[sudo] senha para marcosdolinux:
Última verificação de data de vencimento de metadados: 2:59:19 atrás em ter 19 jan 2021 13:22:17.
O pacote libpng12-1.2.57-12.fc33.i686 já está instalado.
O pacote libpng12-1.2.57-12.fc33.x86_64 já está instalado.
Dependências resolvidas.
Nada para fazer.
Concluído!
[marcosdolinux@localhost ~]$ sudo dnf install freetype
Última verificação de data de vencimento de metadados: 2:59:38 atrás em ter 19 jan 2021 13:22:17.
O pacote freetype-2.10.4-1.fc33.x86_64 já está instalado.
O pacote freetype-2.10.4-1.fc33.i686 já está instalado.
Dependências resolvidas.
Nada para fazer.
Concluído!
[marcosdolinux@localhost ~]$

Vou tentar aqui, valeu @Capezotte!

Fiz, não deu certo…

vc instalou o rpm do site?

Tenta duas coisas:

Sim, baixei direto do site deles.

Tentei, foi a primeira coisa me ocorreu, mas não deu certo…

Vou tentar aqui,e depois digo se foi, muito obrigado @anon8037863

1 curtida

Descompactei e executei o arquivo teamviewer (antes conferi se estava marcado pra executar como programa), e não abriu. Depois tentei executar o tv-setup, e abre a seguinte mensagem no terminal:

How to use TeamViewer (tar.gz)

teamviewer run teamviewer directly
You can just extract the tar.gz package and run teamviewer without installation.
It will behave similar to a TeamViewer Portable or QuickSupport on Windows.
This should work if all necessary libraries (packages) are installed on your system.

tv-setup checklibs identify missing libraries
Run this command to identify missing libraries
You can then look for the matching packages and install them manually.

tv-setup install interactive installation
tv-setup install force no questions
A permanent installation with all the features of the RPM/DEB packages
(start menu entries, auto start, background daemon for permanent access)

tv-setup uninstall [force] undo previous (TAR) installation
Removes the package. Log files and configuration are not removed

[marcosdolinux@localhost team]$

Tentei executar esses comandos sugeridos para identifcar dependencias e não funcionar, dá comando não encontado

Complicado, acho que é questão das libs mesmo não terem mais suporte em versões mais novas.

Mas, é sério que a versão comercial é limitada a cada versão? Parece bem limitador.

Como últimas opções tem:

Vi alguns comentários sobre reiniciar o serviço dele, o fez funcionar:

sudo teamviewer daemon restart

sudo teamviewer daemon disable

sudo teamviewer daemon enable

teamviewer

A outra opção seria subir uma VM com alguma distribuição antiga, da época do Teamviewer 11, como o Linux Mint 18.

É meu amigo, nada. Testei inclusive em outras máquinas que tenho com outras distros, e em nenhuma delas funcionou (POP OS e Manjaro). O problema realmente deve ser como você disse, talvez apenas funcione em distros mais antigas.

Pois é! E também a empresa que mantem meu sistema com o qual trabalho também poderia atualizar a licença, o Teamviewer ja está na versão 15 ou 16, e eles pararam no tempo, complicado.

Sim, caso eu precise de suporte deles, vai ter que ser assim. Mas olha que bizarro: Eles precisam acessar minha máquina, e acessar minha área de trabalho remoto pelo Remmina pra poder acessar o servidor da empresa que fica na matriz. Nesse caso, terão que acessar minha máquina, dentro do Virtualbox, e dentro do VB acessar meu servidor remoto pra qacessar o sistema rsrs.

:wave:

Uma sugestão talvez, tenta instalar o .exe do Teamviewer 11 usando o wine. Pode ser que contorne o problema até ver se é possível resolver esta questão do “instalador proprio” do Fedora.

~~baixa o arquivo http://rpm.pbone.net/info_idpl_55509295_distro_opensuse_com_libfreetype6-2.6.1+2015.10.04-186.1.x86_64.rpm.html~~

é opensuse , não sei se pode dar problema
e entào

“libfreetype.so.6.12.1” e “libfreetype.so.6” dentro da pasta “/ opt / teamviewer / tv_bin / wine / lib”.

ou o arquivo
~~http://rpm.pbone.net/info_idpl_54644636_distro_opensuseleap15_com_libfreetype6-2.9.1-lp151.169.1.x86_64.rpm.htmlt~~

vc pode tentar o comando para o downgrade do pacote

yum downgrade libfreetype.so.6.12.1

mais info

copie “libfreetype.so.6.12.1” e “libfreetype.so.6” dentro da pasta “/ opt / teamviewer / tv_bin / wine / lib”.

Nada funcionou realmente! Em nenhuma distro. Tentei diversos métodos no Manjaro, Fedora, Ubuntu, e nada. Só a última versão que roda normal, a 14.

Eu realmente desisti no Teamviewer 11 no Linux, quando precisar do suporte do pessoal do sistema da minha empresa, uso o note da minha esposa que trabalha comigo em Home Office e tem Windows em dual boot com o Zorin… É o jeito.