Tchau Windows, agora é Linux!

O que devo fazer para remover o Windows na máquina física e ser substituído pelo Linux (instalação)? Se houver vídeos mais recente sobre; agradeço. Também queria saber qual Linux você me recomenda ou possui e o “por quê”?! Qual a vantagem do Linux e desvantagem na sua opinião?

1 curtida

Você precisa de um pendrive, software para criar a mída de boot e a ISO da distro que você almeja instalar. Para quem está chegando agora, recomendo:

• Ubuntu (e seus sabores);
  • Pop!_OS
  • Linux Mint;
  • Zorin OS;
  • Solus;
  • Manjaro;
  • Fedora (e seus spins).

Segue o link de “Como instalar o Mint” para exemplificar: Como instalar Linux MINT - YouTube

Software para criar o pendrive de boot: balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

2 curtidas

As remasters nacionais, Big Linux e Regata OS serão ótimas escolhas para vc.

3 curtidas

Também sou da opinião de começar por uma distro nacional. Suporte local, documentação em português e com sorte, você pode até interagir com os próprios desenvolvedores, inclusive aqui no fórum.

2 curtidas

@Daigo, o Tiger OS seria uma boa opção nesse caso também? Como ele é mais voltado ao uso corporativo resolvi perguntar.

1 curtida

O público é o corporativo, porém, nada impede o uso doméstico. Se a questão de jogos for fundamental, vai pro RegataOS.

“Ah, eu gostei do visual e da proposta, quando sairá uma versão para usuários domésticos e suporte a jogos?”

A base do TigerOS é o Xubuntu 20.04, logo tudo que roda em 1 também roda no outro, ou seja: Steam, Lutris, e todo o resto funcionará normalmente.

Mas uma ISO com tudo isso pronto está fora de nossos planos, uma vez que somos uma equipe minúscula, como foi especificado antes: 2 pessoas desenvolvendo (eu fico mais na parte de divulgação e pesquisas).

Direto do site oficial:
O TigerOS é voltado a empresas que necessitam de um sistema operacional leve, simples, estável e que reduza ao máximo a possibilidade de infecção de vírus, spyware e as mais variadas pragas virtuais.

E o mais importante: acabar com a pirataria!

Sem contar a redução da curva de adaptação, que pode gerar uma estressante perda de produtividade.

Enfim: a melhor alternativa ao Windows e ao MacOS!

3 curtidas
1 curtida