Tails 4.9 lançado!

O Tails é um sistema baseado em navegação anônima para que você possua privacidade na internet. Tem um vídeo no canal Diolinux sobre o sistema. A versão 4.9 é uma atualização mensal que substitui a versão 4.8.

O Tails 4.8 estava usando o kernel Linux 5.6, que não é mais suportado , portanto, a inclusão da mais recente série de kernel Linux 5.7 no Tails é uma ótima notícia para quem deseja executar a distribuição baseada no Debian em hardware mais recente.

No entanto, parece que o kernel incluído no Tails 4.9 não suporta adaptadores USB Wi-Fi com chips Atheros AR9271. O problema será corrigido na próxima versão do Tails, de acordo com os desenvolvedores do projeto.

Além do Kernel, também foi atualizado o navegador Tor Browser para a versão 9.5.3 e o cliente de e-mail thunderbird, para a versão 68.10.0, infelizmente não foi lançado o Thunderbird 78 nessa versão. Os módulos de convidado do VirtualBox também foram atualizados.

O Tails 4.9 também possibilita o uso de senhas de administração contendo caracteres especiais do shell. Também permite usar a opção de inicialização novamente se você deseja impedir que o computador seja desligado ao ejetar o pendrive e aplica corretamente o layout do teclado selecionado na tela de boas-vindas.

Por último, mas não menos importante, esta versão aprimora a falsificação de MAC e o sistema de compilação. Você pode baixar o Tails 4.9 agora mesmo no site oficial. Caso você já possua o Tails 4.8, basta atualizar.

Você utiliza o Tails Linux? O que acha do sistema? Deixe nos comentários, confira o nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 Curtidas

Não uso sempre, mas tenho meu pendrive com persistência guardadinho ali… vou aproveitar alguma hora pra atualizar!

1 Curtida