Recentemente adquiri uma ideapad 3 12gb de ram ryzen 5 256 ssd. Ele veio com o satux. Coloquei o pop os e rodou bem. No entanto eu estava verificando e vi que o system time da BIOS tá tres horas adiantado do horário real. Dentro do relógio do pop os tá o horário certinho. Porque isso acontece? Pode mudar manualmente? Pode causar algum dano na máquina? Não mudar dá algum problema? Meu PC funciona normalmente. Mas fiquei com essa dúvida. Não sei como tava o horário com o satux. Também fiquei na dúvida se o horário da bios respeita o fuso horário de outro lugar.
Olá
Cara, você pode até arrumar o horário da BIOS, mas não faz diferença dentro do sistema por causa do NTP, que sincroniza o horário com a internet.
Esse horário 3 horas a mais, em relação ao de Brasília, acontece pois usa o padrão UTC. Não há necessidade alguma de mudar se não quiser.
No Linux e macOS o relógio da BIOS deve ficar como o horário dos relógios internacionais no meridiano de Greenwich (UTC), e o sistema operacional se encarrega de fazer os ajustes de fuso horário e horário de verão. Como o Brasil tem o fuso horário 3 h atrasado em relação a esses relógios, a BIOS fica 3 h adiantada.
Mudar manualmente pra hora local é na verdade a coisa errada a se fazer, não porque vai quebrar a máquina, mas porque se fizer isso a hora do seu sistema vai ficar 6 h adiantada em relação ao real.
OBS: se for instalar o Windows em dual-boot, é possível configurá-lo para seguir a conveção do Linux.
Entendi. Já esclareceu bastante coisa. Mas por curiosidade hoje eu também olhei a BIOS de Acer aspire de 4g de ram que adquiri em 2016. Lá eu tenho o Windows q veio de fábrica. Nunca formatei, só resetei pela opção do Windows mesmo. E lá o horário da BIOS tá igual ao do Brasil. Então varia com o computador? Nem sempre são três horas a mais? Ou é do Windows isso? Essa é mais uma curiosidade pq minha dúvida foi esclarecida bastante.
No Windows, é diferente do Linux e do macOS.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.