Suspeito fortemente que o Windows 10 estava corrompendo minha instalação Linux. Será mesmo?


#1

Resumo do que aconteceu: quando eu colocava meu notebook recém comprado em Dualboot (Windows 10 com uma variante do Ubuntu 18.04), minha instalação Linux corrompia depois de mais ou menos 15 dias, entretanto o Windows 10 continuava de boa e os arquivos em /home aparentemente permaneciam perfeitos. Eu fiz uma instalação em DualBoot duas vezes e nas duas eu tive minha partição Linux corrompida, mas o engraçado é que nas duas vezes eu recebi mensagens de erro muito diferentes.

  1. Aqui está a mensagem de erro da primeira vez: My OS doesn't start - Imgur

  2. Infelizmente não tirei foto da mensagem de erro da segunda vez, a única coisa que me lembro é que a mensagem realmente era MUITO diferente e o sistema me pediu para rodar um comando cujo nome era relativamente longo e terminava com …ctl, no Reddit o pessoal disse que poderia ter sido systemctl, mas eu realmente não me lembro.

Muita gente suspeita que é o meu HD com problema, mas como eu disse, o Windows continuava funcionando de boa e os documentos na partição /home estavam OK. Também rodei programas para averiguar meu HD (tanto no Windows quanto no Linux) e o resultado é que a saúde do mesmo está ótima!

Depois do segundo corrompimento, formatei o computador para Windows puro e assim fiquei durante mais ou menos um mês. Mas como amo o Linux, formatei novamente o notebook e deixei apenas o Linux instalado, que sobreviveu o prazo de 15 dias (meu Kubuntu já tem quase um mês de vida)!

Comprei este notebook em dezembro do ano passado

Eis as especificações do meu notebook:

  • Intel® Core™ i3 Processor 7020U (2.30 GHz, 3 MB L3 Cache)
  • Intel® HD Graphics 620 (compartilhado)
  • 4 GB DDR4
  • 1 TB (HDD)
  • O modelo é NP350XAA-KF3BR, SAMSUNG
  • O HD está no formato GPT e ambos os sistemas foram instalados no modo UEFI

Eis a pergunta:

Realmente o Windows estava corrompendo minha partição Linux? Só consigo pensar nisso, apesar de muita gente ter o DualBoot de Windows 10 e Linux. Entretanto eu tentei pesquisar por casos iguais e não encontrei NADA, com exceção de um caso em que uma atualização do Windows apagava o GRUB, mas meu GRUB sempre funcionou bem, o único afetado era a instalação Linux (partição raiz, para ser mais preciso).


#2

De fato é bastante comum o Windows deletar o Grub, mas nunca ouvi falar do Windows corromper o Linux.


#3

Tenho um trial boot com Windows 10 (que raramente uso), Manjaro KDE e Ubuntu 16.06 (antes do ubuntu estava o Elementary OS 5.0), nunca tive problema algum.
E no meu notebook velhinho eu usava dua boot com windows 8 e Linux Mint ou Ubuntu MATE e também nunca tive problemas.
:thinking:


#4

Eu acho que isso aconteceu comigo uma vez, mas foi só desativar o fast boot no Win10 e nunca mais aconteceu. Logo, fico só no achismo mesmo.


#5

O Fastboot estava desativado, tanto na BIOS quanto no Windows em si. Na verdade eu desativei uma série de coisas no Windows, até as atualizações.