Superaquecimento em distros a base de Ubuntu

Pessoal, estou com problema de aquecimento exagerado da minha cpu/gpu, as distros linux a base de Ubuntu gera um desequilíbrio causando o superaquecimento e alta velocidade de meu cooler! Essas configurações graficas “Integrated Graphics” até “Compute Graphics” não está resolvendo meu problema pois já testei todas, continua com superaquecimento!

Ontem eu estava conversandoe me falaram sobre “bumblebee”, como eu sou novato no assunto, não sei muito bem do que se trata, mas parece ser drivers graficos com alguma tecnologia da bumblebee, esses drives resolveram meu problema pois usei a distro Manjaro a base de Arch Linux e no Manjaro contém a opção “configuração de Hardware” e lá pude notar que meus drivers da Intel e Nvidia eram a “base” de bumbleeble! Usei essa distro por dias e não tive problema de superaquecimento da minha cpu/gpu, meu notebook ficou normal, igual no Windows que nunca tive problema de superaquecimento!

Atualmente estou usando a distro PoP!_OS e os drivers parecem não ser a “base” de “bumblebee” o quê deve está causando o aquecimento exagerado… Eu gostarei de permanecer usando PoP, mas preciso de uma luz de você pra poder resolver esse problema de superaquecimento! Me ajudem :slight_smile:

O que está causando superaquecimento no seu computador é a placa antiga da Nvidia. O driver 390, suportado por ela, não é capaz de fazer o gerenciamento de energia de forma completa e correta. O driver aberto Nouveau, por sua vez, também não. Mesmo selecionando apenas o vídeo integrado, a placa da Nvidia permanece puxando energia e superaquecendo em ambos os cenários.

No Manjaro funcionou bem justamente por causa do Bumblebee (mais especificamente, do BBSwitch). O gerenciamento de drivers no Manjaro é excelente e eles oferecem uma versão com essa ferramenta justamente para evitar superaquecimento.

Você usa o laptop para jogos? Eu tenho um com uma GT 740M e o que faço é usar um script ACPI Call para cortar totalmente a placa de vídeo do sistema, deixando apenas o vídeo integrado ativo (naturalmente, a placa ficará inutilizável no sistema, a menos que você desfaça o procedimento futuramente ou formate novamente): GitHub - bayasdev/nvidia-gpu-off: The definitive guide to completely turn off your Nvidia dedicated GPU on Optimus laptops running Linux

4 curtidas

Tem diferença de dar blacklist no nouveau e desativar via acpi?

1 curtida

Dar blacklist no Nouveau é uma das etapas da desativação via ACPI. Eu tenho pouco conhecimento sobre esse assunto e não saberia explicar em maiores detalhes.

O que me parece é que esse script faz algo semelhante a remover fisicamente uma placa de vídeo de um computador desktop. É como desconectar totalmente as comunicações da placa.

Eu tentei muitas coisas ao longo do tempo para resolver o problema do meu laptop. Esse script foi a melhor solução que encontrei… Mas, novamente, ele vai impossibilitar completamente a utilização da placa de vídeo dedicada (até que todos os procedimentos sejam desfeitos ou a máquina seja formatada). Para quem quer apenas “ficar livre” da Nvidia, é ótima opção.

1 curtida

Pessoal, atualmente continuo usando PoPOs, meu notebook tem duas GPUs, uma da (INTEL) e outra (NVIDIA), para mim o problema sejá a NVIDIA que “talvez” esteja sendo usada e causando todo o superaquecimento do meu notebook… Eu ainda irei procurar algum software pra medir a temperatura, eu ainda não encontrei, mas a saida de ar do meu noteboock está super quente e fora do normal.

Complemento de algumas informações sobre meu notebook…

Oi, tentei instalar os drivers Bumblebee e não tive sucesso, parece que não é possível, não sei exatamente…

O scripts para desativar a GPU NVIDIA que me enviou também não conseguir terminar os procedimentos sem problemas, faz dias que tentei e não me recordo exatamente o quê aconteceu, mas houve algum erro! Depois tentarei novamente e atualizo por aqui…

Você citou sobre “BBSwitch”, dei uma leve pesquisa sobre e vi que “talvez” sejá possível instalar no meu sistema e irei tentar isso também para resolver o meu problema de superaquecimento…

Eu considero que usar o Pop!_OS com driver proprietário antigo da Nvidia é uma combinação perigosa. O Pop!_OS atualiza o kernel de maneira frequente e não é raro que a compilação falhe com drivers legacy (já que a Nvidia demora a fornecer qualquer suporte para corrigir isso). O pacote BBSwitch (que já não tem desenvolvimento ativo e recebe apenas correções, que também podem atrasar) teria o mesmo problema aí. Recomendo fortemente que use outra distro ou desative a placa pelo ACPI_Call.

Com o driver proprietário ou o Nouveau, seu laptop sempre irá superaquecer devido ao motivo que expliquei anteriormente. Mesmo se selecionar apenas o vídeo integrado, a placa da Nvidia continuará consumindo energia e superaquecendo em segundo plano, já que não há gerenciamento correto por parte do driver.

O ACPI_Call precisa funcionar. É possível que você tenha cometido algum equívoco no meio do caminho. Tente novamente, mas registre tudo o que ocorreu para podermos ajudar. :wink:

1 curtida

Seria bom você se certificar se realmente é a placa de vídeo, para isso recomendo os seguintes pacotes:

lm_sensors
btop
nvtop

OBS: Não sei se tem o mesmo nome os pacotes no POP_OS.

Btop

Nvtop

OBS: aqui no notebook tinha problema de temperatura com a CPU, tive que instalar alguns pacotes para reduzir a temperatura, e até tive que reduzir o clock boost. A placa hibrida com nvidia não tive problema.
No pc é tranquilo.

3 curtidas

O gerenciamento de energia no Linux para as placas dedicadas da Nvidia em laptops começou a melhorar realmente apenas nas placas Pascal, com o driver proprietário versão 500+.

Mesmo que a placa dedicada dele não mostre qualquer sinal de utilização, o fornecimento de energia abusivo continua ocorrendo, especialmente ao considerar que se trata de uma placa de arquitetura Kepler (série 600), com chip GK107.

É por isso que desabilitar a placa via ACPI_Call fornece ganhos facilmente perceptíveis em termos de resfriamento e duração da bateria.

O fato do problema não ter ocorrido quando ele usou o Manjaro demonstra justamente essa questão. Ao detectar placas antigas como a dele, o Manjaro instala uma versão adaptada do driver proprietário compatível (390), que inclui o Bumblebee e o BBSwitch. Dessa forma, o consumo de energia da placa fica controlado. :wink:

Esse problema é bastante conhecido no Linux e, até o momento, creio que o Manjaro seja o único sistema que lida bem com isso por padrão.

Fazendo o procedimento do ACPI_Call, é possível usar qualquer distro (lembrando que a placa dedicada ficará inutilizável enquanto as alterações permanecerem). O efeito é semelhante ao de usar o BBSwitch, mas sem os problemas do BBSwitch.

2 curtidas

Como faço para instalar os drivers “intel nvidia 390xx bumblebee” e desativar “nvidia 390xx” em PoPOs?

Meu notebook:

Para manter o contexto, seus tópicos foram unidos, tendo em vista se tratar do mesmo assunto. :slight_smile:

Não é possível instalar esse driver no Pop!_OS porque esse driver é modificado e disponibilizado pela equipe de desenvolvimento do Manjaro. Ou seja, só existe dessa forma no Manjaro e seus derivados (como o Big Linux).

Você pode tentar instalar o pacote Bumblebee com o BBSwitch manualmente no Pop!_OS, seguindo o tutorial do Ubuntu (que é a base do Pop!_OS): Bumblebee - Ubuntu Wiki. Após instalar o driver proprietário, basta abrir o terminal e digitar:

sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia primus linux-headers-generic

Contudo, conforme mencionei anteriormente, o Pop!_OS é uma escolha muito inapropriada de sistema operacional para o seu hardware. Como o kernel é atualizado muito rapidamente, é bem possível que ocorra um problema de compilação ao tentar instalar os pacotes acima. E, mesmo que funcionem a princípio, tendem a quebrar futuramente, já que o driver proprietário antigo e o próprio Bumblebee podem demorar a receber atualizações que garantam a compatibilidade com o kernel. Isso já ocorreu várias vezes com o Pop!_OS no passado.

O Manjaro funciona bem nesse caso porque o driver modificado, incluindo o Bumblebee, é ativamente mantido pelos desenvolvedores, enquanto versões do kernel também podem ser facilmente gerenciadas (ou seja, você pode manter uma versão LTS).

A outra opção seria o ACPI Call… Que é o que o BBSwitch faz em segundo plano e pode ser replicado.

2 curtidas

Oi KairanD!
Estou seguindo os passos do nvidia-gpu-off e gostaria de compartilhar essa situação que me ocorreu…

Atualmente estou parado no passo 5, meu sistema não tem o arquivo “acpi_call.conf” em /etc/tmpfiles.d/, não sei o quê fazer a partir de agora, pensei em criar o arquivo acpi_call.conf, mas não sei se eu estaria fazendo certo ao fazer isso…

1 curtida

Bom dia, @geeh_user!

É isso mesmo, esse arquivo precisa ser criado. Quando você abre um editor de texto como root no terminal usando esse caminho e salva, ele cria o arquivo automaticamente.

Por exemplo, esse comando abaixo abre o GNOME Text Editor no caminho especificado (não sei se o editor do GNOME é o padrão do Pop!_OS, mas com certeza há um editor de texto, basta modificar o comando colocando o nome dele):

sudo gnome-text-editor /etc/tmpfiles.d/acpi_call.conf

Talvez o Pop!_OS venha com o Gedit. Caso o comando acima não funcione, tente este:

sudo gedit /etc/tmpfiles.d/acpi_call.conf

Ao rodar o comando acima, o arquivo será aberto em branco. Você adiciona a linha necessária e salva. E ele será criado.

Há outras opções também, como usar o comando nano para editar o arquivo diretamente no terminal. Ao salvar, ele será criado da mesma forma:

sudo nano /etc/tmpfiles.d/acpi_call.conf

Você também poderia criar o arquivo em qualquer lugar e usar o comando mv para movê-lo para a pasta do sistema especificada.

Lembre-se de seguir com atenção o tutorial, principalmente ao verificar qual dos endereços corresponde ao da sua GPU.

Esse script ACPI Call replica o que o BBSwitch do Bumblebee faz. Contudo, ele garante que você nunca terá problemas de compatibilidade com novos kernels. :wink:

Bom-dia carinha, KairanD! :grin:

Depois de duas semanas tentando resolver o superaquecimento em distros a base de Ubutu causado pela minha gpu nvidia, hoje no PopOs, tudo indica que eu obtive sucesso ao usar o script que você me endicou, nvidia-gpu-off.

Novo menu com script ativado.
Captura de tela de 2023-10-21 01-45-12

Obrigado por tudo <2

4 curtidas

Muito bom, sensors já vem instalado no sistema kaka…

Valeu pelas recomendações <2

Very good!

Fico contente em saber que deu certo. :slight_smile:

Por sinal, você pode usar em qualquer modo de energia, a placa nunca será habilitada. :wink:

Quando passei por isso com meu laptop, também demorei até entender o problema e encontrar uma solução realmente funcional. Há muitos tópicos do tipo “Ubuntu gasta muito mais bateria que o Windows” Internet afora, e em inúmeros deles a causa é justamente a presença de uma placa dedicada Nvidia com arquitetura Fermi ou Kepler, mas poucas pessoas observam isso.

Me surpreende que até hoje o Manjaro seja a única distro que disponibiliza uma solução pronta para isso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.