Superaquecimento em distros a base de Ubuntu

Pessoal, estou com problema de aquecimento exagerado da minha cpu/gpu, as distros linux a base de Ubuntu gera um desequilíbrio causando o superaquecimento e alta velocidade de meu cooler! Essas configurações graficas “Integrated Graphics” até “Compute Graphics” não está resolvendo meu problema pois já testei todas, continua com superaquecimento!

Ontem eu estava conversandoe me falaram sobre “bumblebee”, como eu sou novato no assunto, não sei muito bem do que se trata, mas parece ser drivers graficos com alguma tecnologia da bumblebee, esses drives resolveram meu problema pois usei a distro Manjaro a base de Arch Linux e no Manjaro contém a opção “configuração de Hardware” e lá pude notar que meus drivers da Intel e Nvidia eram a “base” de bumbleeble! Usei essa distro por dias e não tive problema de superaquecimento da minha cpu/gpu, meu notebook ficou normal, igual no Windows que nunca tive problema de superaquecimento!

Atualmente estou usando a distro PoP!_OS e os drivers parecem não ser a “base” de “bumblebee” o quê deve está causando o aquecimento exagerado… Eu gostarei de permanecer usando PoP, mas preciso de uma luz de você pra poder resolver esse problema de superaquecimento! Me ajudem :slight_smile:

O que está causando superaquecimento no seu computador é a placa antiga da Nvidia. O driver 390, suportado por ela, não é capaz de fazer o gerenciamento de energia de forma completa e correta. O driver aberto Nouveau, por sua vez, também não. Mesmo selecionando apenas o vídeo integrado, a placa da Nvidia permanece puxando energia e superaquecendo em ambos os cenários.

No Manjaro funcionou bem justamente por causa do Bumblebee (mais especificamente, do BBSwitch). O gerenciamento de drivers no Manjaro é excelente e eles oferecem uma versão com essa ferramenta justamente para evitar superaquecimento.