Eu tô procurando uma ajuda, se possível até baseada na experiência de uso de vocês, pra escolher um notebook. Eu estava olhando por notebooks com processador Ryzen por causa da boa experiência que estou tendo no desktop.
Numa pesquisa rápida eu vi notebooks da Acer, Lenovo e Asus. Porém, a Lenovo me parece que tem fabricado notebooks com memória soldada na placa, o tipo de coisa que queria evitar.
Vocês tem sugestões ou recomendações nesse sentido? O processador pode ser um Ryzen 3 ou 5, a memória com 8 GB, se tiver como associar um HD e SSD melhor ainda.
Apesar de bem fraco em termos de entrada ( somente duas portas USBs como nos notes básicos da Asus ) mais pelo menos tem teclado numérico. Não tem memoria soldada mais tem apenas um slot de RAM.
Acer também esta soldando memorias na placa mãe até mesmos nos modelos mais caros.
Rapaz, péssima notícia essa sobre a Acer.
Eu vou ficar de olho nos Asus. Eu tenho um dessa marca com 8 anos e ainda funcionando o que me passou uma boa confiança na marca, o preço é que não andava muito atraente.
Obrigado pela ajuda.
Parece interessante pelo valor (nas condições atuais), ainda mais ao considerarmos que a tela é Full HD (apesar de ser TFT).
Contudo, ter um slot único de memória RAM que já vem ocupado é complicado. O desempenho do vídeo integrado desse processador é ótimo, mas a falta do dual channel derruba ele quase pela metade…
Não sou fã de memória RAM soldada na placa-mãe, mas nesse caso aí iria preferir ter 2x 4GB soldados em dual channel se fosse o caso. Ou então que esses 8GB fossem soldados e existisse um slot livre.
APU Ryzen com single channel é triste. Ainda será bem melhor que o vídeo integrado de um processador Intel de classe semelhante, mas acaba tendo muito potencial desperdiçado.
Eu entendo seu ponto, mas pelo menos vou ter opção de colocar mais RAM se eu precisar diferente dos notes com essas @#$%* de memorias soldadas, a questão do desempenho do video integrado e do fato do sistema ser single channel para uso básico como manipulação de arquivos video chamada pouco vai importar.
Eu te acompanho no raciocínio. O uso do notebook seria simples, não seria pra jogo ou aplicações pesadas do ponto de vista de gráfico, no máximo um Autocad 2d.
A minha preocupação com relação à memória é que se há um problema na memória, ou na placa mãe, eu perco os dois. Na verdade, eu suspeito que até mais coisa pode vir soldada e leve a uma perda total da placa em um problema simples.
Entendo sua preocupação, mas é muito difícil uma memória dar problema na vida útil de um computador, tanto que é foi o primeiro e mais longínquo caso de garantia vitalícia de hardware que se tem por aí.
O que me incomoda é o fato de que eventualmente uma RAM pode ser subdimensionada ou pagar bem mais caro que do faria por um upgrade simples, se houvesse slots.
Mas também para só ter um, e capar um canal de memória, prefiro que seja soldado a ter um único slot.
Não sei quanto está agora, mas o modelo de entrada da Avell estava há 5400 há uns dois meses, com Ryzen.
Baita máquina, e tipo isto mesmo, é bem modular.
Se fosse para comprar um note hoje, provavelmente seria minha escolha.
Já comentei isso aqui meses atrás, e muita gente não acreditou até , mas, quase todos os fabricantes estão soldando as memórias na placas-mães (às vezes é um slot só, às vezes são os dois), além de estarem utilizando bateria interna. Ele tem até suas justificativas (que não me convencem…).
A dica é pegar nesse caso se possível um laptop de linha “gamer”, que por natureza são feitos para mais upgrades que as linhas convencionais. Nesse segmento dá para substituir quase tudo (dentro daquilo que é possível em um notebook).
Nesse perfil desejado por você, caso seja possível financeiramente, acho que um Acer Nitro valeria à pena, mas, se você confiar na marca tem os Avell que saem mais em conta.
Tem que verificar se o tipo de uso justifica o peso e o tamanho extras… E se isso incomoda.
É bem por aí mesmo! A chance de ter problema na memória RAM é bem pequena. Eu prefiro as memórias em slots, mas acho melhor ter um dual channel (permitindo aproveitar bem melhor o desempenho do vídeo integrado caso queira no futuro, mesmo que não seja o interesse inicial) que um pente único capando o sistema.
Quem procura essas APUs Ryzen geralmente está interessado é justamente no vídeo integrado. É o principal atrativo desses processadores. Por isso acho uma baita mancada não ter dual channel, porque o impacto no desempenho de vídeo é gritante.
Por aí. A questão da durabilidade de memória dá até pra relevar, dificilmente vai ser o problema.
Mas ela sendo soldada tira a possibilidade de upgrade futuro, coloca ainda outra questão que é se houver problema na placa mãe eu perco junto as memórias e o que mais estiver soldado.
Sim, se mobilidade e discrição forem itens de primeira ordem, certamente não é uma boa opção.
O problema é, que fora desse nicho em nosso mercado, notebooks modulares estão cada vez mais escassos, já que sistemas mais compactos e integrados estão se tornando o padrão. Até em linhas como Thinkpad, aos poucos isso está sendo estabelecido.
Como eu disse em um tópico anterior há meses atrás, vi dois vídeos de 2021 mesmo com unboxings e reviews onde um dos Thinkpads tinha um pente de memória soldado na placa-mãe e um slot extra para expansão e a outra máquina tinha apenas 1 pente/chip de 8 GB soldado na placa.
Eu vi a discussão caminhando pro lado dos notebooks gamers, pra mim nem seria a opção. Não me faz muito sentido por isso aí, mobilidade, peso, e o preço alto num negócio tão sensível.
Até então me parece que os Asus estão sendo a melhor opção fora dessas linhas gamer.
Vou pegar o meu exemplo…
Aqui eu tenho 2 notebooks. Um Avell 2012 e um Macbook Air 2017.
Na época que comprei o Macbook cheguei a por o Avell à venda, mas não recebi uma proposta minimamente decente, creio que a marca ainda não estava tão forte como hoje em dia (um chegou a me propor vender apenas o SSD que tinha instalado).
O Avell nunca foi um primor de bateria, mas era uma demanda minha por um notebook que me permitisse ter ampla mobilidade no prédio em que trabalho (vira e mexe tenho que resolver coisa noutras salas/ambientes).
Aí mobilidade é algo que pesa muito a favor.
Mas com a pandemia, reduziu muito isto. Fico uma parte em teletrabalho, e quando visito o trabalho, quase sempre meu celular resolve (peguei um com uma tela enorme).
Aí a “mobilidade” do Macbook me incomoda: a tela é pequena, o teclado não é tão confortável e a organização de janelas do Mac é uma droga. Meio que voltei a usar mais o Avell, até porque nele o Linux roda lisinho. Mas é um “trambolho”, que só não é maior, porque meu antigo era quase que um “desknote”, que só tinha mochila que cabia porque o vendedor era esperto e já vendia como kit. De toda a forma, esta questão do que você vai usar é importante, e faz muita diferença.
Note gamer é para quem se desloca pouco, vai ficar sentado. Exemplo: vai visitar a mãe/sogra e quer aproveitar para jogar/trabalhar, ou que vai da casa para o trabalho, do trabalho para casa.
Note portátil é para este perfil de ter uma máquina menos capaz, mas muito leve, com boa bateria e que não te dá preguiça de desplugar/carregar.
Eu não pegaria esse Asus, o sistema de refrigeração dele é uma vergonha, para compensar isso a Asus limitou em 10W ou 15W, não lembro ao certo, acabou com o desempenho do processador, eu pesquisei bastante, queria uma note com processador AMD tb, mas as opções param na linha 3000, acabei pegando um Samsung Book com Intel de 11 geração - i5-1135, estou gostando, tem um excelente desempenho, paguei um bom preço, tela Full HD, dois slot de memória e veio com SSD.