Sugestão de Notebook

Boa noite pessoal,
Queria um auxílio de vcs!! Sou usuário do Manjaro KDE e estava olhando alguns notebooks com placa dedicada (Nvidia), porque vou precisar trabalhar com elas em um futuro próximo. Alguma sugestão que não custe acima de 5 mil? Tenho um SSD, então planejo realizar a troca. Estou pensando nesse Samsung, com muito carinho:
Notebook Samsung X40 Intel Core i5 8250U 15,6" 8GB HD 1 TB GeForce MX110
Entretanto, me falaram que tanto esse modelo, quanto o Lenovo 330 possuem alguns problemas com superaquecimento. Meu antigo Dell 2-em-1 me deu mta dor de cabeça com isso e não queria ter uma experiência semelhante. Agradeço a ajuda.

Pelo que eu vi o @Diolinux usa um tinkpad da lenovo, mas pra falar bem a verdade creio também que por minha inesperiensia nunca consegui fazer um notebook com placa de vídeo dedicada funcionar direito, mesmo seguindo aqueles tutoriais e tudo mais, creio que isso se deva ao fato da minha placa de vídeo ser de uma versão complica

Bom dia,
O amigo já pesquisou os modelos da Dell que já vem com Linux?
Caso algum te agrade basta trocar o HD pelo SSD e fazer uma instalação limpa da distribuição de sua preferência

@williamneto Já sim, e por mais que eles me agradem não quero mais ter a experiência Dell pq tive alguns problemas no decorrer desses 2 anos, como: superaquecimento, problemas no touchscreen (hardware), adaptador de rede problemático,… Muito obrigado pela sugestão.

Até uns 3.5k, vai restar os Dell e Lenovo (com esse mesmo hardware… i5 de 8 ger., gpu atual MX150, tela 1080p)… Mas como o orçamento é maior, é interessante ver os Acer, Asus, Samsung… quem sabe LG tbm. De resto (pelo que me vem a cabeça) não indico pela baixa qualidade.

Por exemplo, este @anon48034656 ? Notebook Samsung, Dell, Gamer com 7% OFF no PIX e Em Promoção | Magazine Luiza

Tem 1.801 produtos nesta lista :joy: :joy: :joy:. Qual em específico?

Algumas semanas, ajudei um amigo a comprar um note novo… e pelas configurações que ele queria (iguais as suas)… ele achou um Dell por 3.200 (com desconto).

Mas pelo orçamento, põe esse parâmetros (não tem erro): Intel i7 (última geração 8 ou 9)… GPU de 4GB mais moderna (acho que é a MX150 a mais atual vendida no Brasil)… tela 1080p (opte pelas antireflexivas)… teclado retroiluminado… opte por aparelhos com Type-C (tecnologia nova… e fuja dos quem trazem AINDA o USB 2.0)… 3 células de bateria (é o mínimo torável - senão não dura nada)… e alto falantes de 2watts (som relativamente alto aos 30/40% - com uso no Windows, já que o Linux capa um pouco).

E acho que é isso. Mas vai postando os modelos, que vamos analisando caso a caso.

E não te preocupe em comprar algo com SSD… é mais barato (bem mais barato!) comprar no varejo o SSD individualmente (vai ajudar a não drenar tanto a bateria).

Da uma olhada nesse pc: Notebook Lenovo 330 Intel Core i7 8550U 15,6" 8GB HD 1 TB GeForce MX150 Windows 10

Se lembre que você pode pedir reembolso do windows, então com isso o pc fica uns 700 conto mais barato.

Como funciona esse reembolso. Estou pensando em comprar uma máquina nova também.

Quando você receber o aparelho, você deve ligá-lo formatando (não aceitando os termos - licença - pré-instalados)! É bom filmar você tirando o aparelho da embalagem e formatando (caso a fabricante dificulte as coisas… vc tem provas de que não está usando a licença de fábrica).

Em seguida, você deve acionar a fabricante para exigir o reembolso (pelo CDC é proibida a venda casada… vender computador com licença de sistema é proibido por essa lei); ele devem providênciar isso no seu cartão ou depósito em conta.

Eu fiz isso com a Dell… eles me estornaram os valores das licenças que vieram descritos na NF (Windows e McAfee)… isso deu 300 reais de economia (melhor se fosse 700, como o colega citou acima).

3 curtidas

@anon48034656 Era o Acer Nitro 5: Link Zoom Entretanto já vi gente reclamando que ao instalar o Linux eles não conseguem passar da tela de login. Isso do reembolso eu já tinha ouvido falar, vlw pelas dicas, estão sendo muito úteis.

Já olhei esse modelo, e estou com receio por 3 motivos:

  1. Minha amiga tem o 320 e ela reclama de superaquecimento.
  2. Para substituir o HD por SSD, tu vai ter que remover toda a carcaça.
  3. Mesma coisa do HD para memória com um plus de não dizer se é expansível até 32GB.

Placa dedicada aquece mesmo giggio, até 5 mil reais é bem complicado tu comprar um notebook com essa exigência. Busque comprar Avell, invista mais um pouco e adquira um, não vai se arrepender.

1 curtida

Sim, estou vendo este produto deles: https://avell.com.br/profissional/notebooks-para-desenvolvedores/a52-7

É um custo benefício interessante. Mas o processador é de 2017… por esse valor (acima 3.5k), teria que pensar em i7.

A GPU é superior a popular MX150, não tenha dúvidas.

Verifique se há possibilidade de expansão de RAM… e se a placa-mãe possuí slot M2 para SSD (vc poderá ter 2 SSD na máquina… na entrada normal de 2.5" e outro nessa M2).

E o peso… esse tem quase 3Kg!

1 curtida

Peço licença ao colega, mas vou aproveitar o tópico para tirar um dúvida também. Sou usuário básico(internet e editor de texto). Estou pensando em adquirir um mini-pc para rodar um distro mais robusta (UBUNTU… KDE, GNOME) com a configuração descrita abaixo. Vale a pena?

P45 J4205 Office Mini PC- Black 8GB, LPDDR4 + 128GB SSD, EU Plug 409956707, Intel Apollo Lake J4205, Intel HD Graphics 505 2.4G + 5.8G WiFi 1000Mbps 4 x USB3.0 BT4.0. (Valor R$ 895,00)

C
característica do processador:

  • Número de núcleos4
  • Nº de threads4
  • Frequência baseada em processador1.50 GHz
  • Frequência de aumento2.60 GHz
  • Cache2 MB
  • TDP10 W

@marcioandre94
Se o uso for básico, deve te atender perfeitamente… quem sabe, com alguns engasgos com o Gnome (se tiver outros software rodando… tipo o Chrome com 50 abas :sweat_smile:).

O processador é de 2016, antigo! Seria bom pensar em um i3… quem sabe i5 (visando uso a longo prazo).

Vai importar? Vi casos que a “nossa incrível” ANATEL :poop: está barrando até MiniPC! Fique atento.

2 curtidas

Valeu, é estou pensando em importar. Vou ver direitinho então, alguma dica de loja aqui no Brasil.

Seja notebook ou desktop, placa de vídeo da Nvidia é dor de cabeça na certa. Os drivers com frequência quebram em distros bleeding edge, na minha experiência, as únicas distros onde o driver não quebram são o Debian e Ubuntu, sendo que o driver sempre está desatualizado no Debian, o que torna o Ubuntu praticamente a única opção viável. Na série 384 surgiu um bug no driver da Nvidia onde o áudio via DisplayPort e HDMI simplesmente não funcionava, agora o bug retornou na série 415 e continua presente na série 418, que por sinal é LTS. Sem contar problemas de tearing e performance em praticamente todos os DEs.

Semana passada perdi a paciência e removi a placa do meu PC, agora estou usando Intel Graphics e tendo uma experiência muito melhor. Se você realmente precisa de uma placa de vídeo, vá de AMD.

1 curtida