A melhor coisa é montar. Se vc pudesse dobrar o orçamento… 2k. Daria para construir um MiniPC imponente!
Alex, vou abusar… você pode dar dicar sobre a configuração boa(placa-mãe e processador, memória…Sou meio fraco nessas coisas.
Eu tive uma ótima experiência com o Manjaro, mas realmente a minha procura por uma placa da Nvidia é por ela ser reprogramável. Eu já tive um notebook com AMD, e tb usava o Manjaro, e tive problemas de configuração.
O driver é proprietário, ele é qualquer coisa menos reprogramável.
Eu utilizo o Arch Linux, o driver da Nvidia quebrou 3 vezes nos últimos meses, o Manjaro sendo baseado no Arch Linux não seria diferente.
De placa-mãe não vou lembrar os nomes… mas opte por aquelas que oferecem tecnologias mais novas e extenso tempo de garantia. Particularmente, os AMD Ryzen estão me chamando muito a atenção (cutucaram até a Intel
).
Até se for conectar em TV da sala… jogar algum jogo, é importante pensar em uma placa de vídeo… recomendo Nvidia (ainda é a melhor).
E claro, SSD é vida! MiniPC será uma verdadeira bala!
No caso seria um SDK, não que a placa seja reprogramável.
Sim, é uma maneira mais técnica de dizer que tu vai ter um uso exclusivo, que não jogos. 
“2. Para substituir o HD por SSD, tu vai ter que remover toda a carcaça.”
Não necessariamente, a parte onde ficaria o leitor de dvd vem vazio, então você pode adicionar o SSD ali.
Vish, eu dei uma pesquisada e o windows 10 tava nessa faixa, 650… 700… reais.
Pessoal, pretendo comprar um notebook e peço a ajuda de vcs acerca da configuração. Estou vendo um com o processador I5 7200u, com dois núcleos. É bom ou é muito fraco? Estou vendo também um desktop com o ryzen 3 com 4 núcleos. Qual seria o melhor?
Nesse mundo tudo é relativo…
Qual ryzen 3? 2200, 2300, 2500…?
Qual uso pretende dar para o note? Qual sua prioridade, desempenho ou eficiência energética? Quanto custa cada um?..
Então ,seria o ryzen 3 2200, sou usuário básico, queria rodar o Ubuntu, internet e editor de textos. O notebook está 2450 e desktop 2100. O que vc acha?
@marcioandre94 Tem que ver qual é seu uso. Precisa de mobilidade? Notebook é sua opção!
Te indico comprar o desktop… pois vc poderá fazer upgrades futuros; mantendo sua máquina atualizada. Já o notebook… fica restringido só a troca do HD (quando a RAM não for soldada) - e fica só nisso mesmo, engessado.
Evite processadores de 2 núcleos… já são antigos; e serão gargalo com o tempo (em poucos anos).
Valeu irmão, vou desktop.
Como funciona esse negócio de reembolso?
Só antes de comprar que pode pedir?
Ou depois também pode?
Eu tenho um ideaPad330 i7(8xxxU) 8gbddr4(4soldado+ 4gb 2133), HD 1tb, NVidia MX 150 2gb, paguei 2700 no site do carrefour, teve um colega q me recomendou usar a placa da Intel com o drive proprietário da NVidia, se eu quiser usar a placa da NVidia eu altero manual e reinicio a sessão. Um pouco porque no Ubuntu não tem um tal de Bumblebee, que teria no Debian com KDE, se ele esquenta eu nem noto porque ele fica num suporte, acho q com windows esquenta um pouco mais, amanhã pretendo colocar um SSD nele…vamos ver o que rola, particularmente eu gostei dele.
Depois também pode.
Quando você comprar o pc, já liga pra fabricante pra saber como prosseguir.
Obrigatoriamente eles tem que te reembolsar, ja que venda casa é proibida.
O comentario do Alexwender explica isso direitinho, eu so recomendo que você acione o fabricante primeiro.
E se lembre, se você ligar o pc e aceitar os termos do windows, ja era, não tem mais direito a reembolso.
Essa materia tambem explica bem sobre o tema.
Peguei em janeiro agora já foi, bom saber de qualquer forma.
O pedido de reembolso só pode ser feito a partir do recebimento do produto em sua casa… Sendo o “prazo máximo” para pedir reembolso, até vc ligar o equipamento pela primeira vez.
Acima tem meu comentário e do @endrick que complementa isso, está tudo lá.