Sticky Note - no KDE Plasma

O interessante projeto “Postix” – divulgado agora há pouco pelo @Junkatana – me lembrou um fenômeno que me aconteceu tempos atrás.

Estava eu fazendo não-sei-o-quê, quando esbarrei ou cliquei não-sei-onde, ou apertei não-sei-qual-combinação-de-teclas – e eis que me apareceu uma “nota” na Área de Trabalho!

Foi totalmente inesperado – e indesejável. – Fiquei alguns minutos avexado, pensando com meus botões: – “E agora… quem poderá me ajudar a eliminar esse trem da Área de Trabalho??”

Clicar na “latinha de lixo”, claro!

Agora que a postagem do @Junkatana me lembrou disso, fui pesquisar – para saber o nome… como instalar… ou “como fazer” – e o quê fazer, depois.

Dizem que funciona:

• selecionando um texto e arrastando para a Área de Trabalho
  • clicando na seleção com o botão central do mouse e depois na Área de Trabalho
  • copiando o texto e colando na Área de Trabalho

Para mim, só funcionou “arrastando” – talvez porque desabilitei o botão-do-meio (clicar na roda) do mouse – e funciona tanto a partir de uma seleção de texto num aplicativo, quanto diretamente do Clipboard:

É um “widget” comum do KDE Plasma. – Não tem “Barra de Título”, para se arrastar-e-soltar – mas se você clica e segura, abre-se aquela barra lateral, com opções de Configurar, Mover, Rotacionar etc.:

Dizem que pode-se eliminar isso, ao desinstalar o KNotes, mas não é verdade. – Eu não tenho o KNotes instalado!

O link do “Website” leva à página geral do KDE Plasma – e aí, perdi a pista.

2 curtidas

Que doidera isto, e faz muito sentido até. Não sabia que tinha isto no KDE, mas eu não o uso a muito tempo. Sempre foquei no LXDE, ou XFCE. Um tanto intrigante. Talvez eu deveria voltar a usar o KDE rsrs. Mas no meu projeto, a minha ideia era um post-it chato que fica me lembrando do que tenho que fazer, pq facilmente eu perco o foco. E como o Postix tem alarme, e é always on top, ele fica lá enchendo o saco.

1 curtida

Seu projeto tem muito mais recursos!

A característica de “widget” desse “Sticky Notes” me fez lembrar várias coisas que foram divulgadas uns 10 anos atrás: – Por exemplo, criar um Widget com várias pastas (ícones) dentro… Ou com vários arquivos (ícones)…

Nunca me interessei em botar arquivos & pastas na Área de Trabalho do KDE. – Eu fazia isso no WIndows XP, e ficava uma poluição danada:

No KDE, acabei optando por organizar lançadores no Painel e nos “Favoritos” do Menu.

Em compensação, rotacionei o ícone “Install Kubuntu”, para diferenciar as capturas de tela de diferentes sessões Live:

1 curtida