O interessante projeto “Postix” – divulgado agora há pouco pelo @Junkatana – me lembrou um fenômeno que me aconteceu tempos atrás.
Estava eu fazendo não-sei-o-quê, quando esbarrei ou cliquei não-sei-onde, ou apertei não-sei-qual-combinação-de-teclas – e eis que me apareceu uma “nota” na Área de Trabalho!
Foi totalmente inesperado – e indesejável. – Fiquei alguns minutos avexado, pensando com meus botões: – “E agora… quem poderá me ajudar a eliminar esse trem da Área de Trabalho??”
Clicar na “latinha de lixo”, claro!
Agora que a postagem do @Junkatana me lembrou disso, fui pesquisar – para saber o nome… como instalar… ou “como fazer” – e o quê fazer, depois.
Dizem que funciona:
- selecionando um texto e arrastando para a Área de Trabalho
- clicando na seleção com o botão central do mouse e depois na Área de Trabalho
- copiando o texto e colando na Área de Trabalho
Para mim, só funcionou “arrastando” – talvez porque desabilitei o botão-do-meio (clicar na roda) do mouse – e funciona tanto a partir de uma seleção de texto num aplicativo, quanto diretamente do Clipboard:
É um “widget” comum do KDE Plasma. – Não tem “Barra de Título”, para se arrastar-e-soltar – mas se você clica e segura, abre-se aquela barra lateral, com opções de Configurar, Mover, Rotacionar etc.:
Dizem que pode-se eliminar isso, ao desinstalar o KNotes, mas não é verdade. – Eu não tenho o KNotes instalado!
O link do “Website” leva à página geral do KDE Plasma – e aí, perdi a pista.