Steam - Proton - Problema com o mouse

Tudo bem pessoal!

Estou voltando para o Linux depois de um hiato, e por influência do canal optei pelo PopOS, estou impressionado como o sistema evoluiu e como tudo está mais fluído/organizado.

Tudo ocorreu tranquilamente na instalação e configuração, porém instalei a Steam (a gente não vive só de trabalho) e instalei um jogo, World of Warships, e apesar de rodar tudo certo (via Proton) tem acontecido um erro bastante estranho, no primeiro terço da tela (esquerda para a direita) o mouse funciona e clica normalmente, depois desse espaço (mais a direita) quando clico na tela ele teletransporta o mouse para o primeiro terço da tela.
Até tentei buscar informações no fórum da Steam e não encontrei nada semelhante ao meu problema, alguns dos Srs(as) já viu alguma coisa pareceida?

Segue link do Google Drive com um vídeo (6s) mostrando o que tentei explicar.
https://drive.google.com/file/d/1AKpcpVwXHDf056pK_DDz6Bg_60bbgSt-/view?usp=drive_link

Abraços!

1 curtida

Qual versão do próton está usando? Já tentou ver se o erro persiste no modo Janela/Tela cheia (janela)/ Tela cheia? As vezes resolve, vai saber…

1 curtida

Não faço ideia do que pode estar gerando esse comportamento rs. Mas algumas recomendações universais, sem ordem específica, podem te ajudar:

• Testar o jogo em tela cheia e em modo janela, desativando e ativando o vsync;
  • Desativar o overlay da Steam;
  • Testar outra versão do Proton;
  • Tentar jogar em uma sessão diferente (se Wayland, tentar em X11, ou vice-versa).

E qual sua GPU?
Mesmo não sendo muita coisa, espero ter ajudado.

Abraços.

1 curtida

Usei as versões 8, 9 e protótipo. (do Proton)

Só testei em tela cheia, vou tentar janelado, boa ideia.

Tenho uma GPU RTX 3060

1 curtida

Aconteceu comigo no jogo “Cold Fear” via wine direto sem steam, consegui resolver desativando o v-sync mas o problema é que o jogo ficou impossível de jogar pois ficou rápido demais.

Resolvido, na verdade o monitor externo estava como primário e por algum motivo que não sei explicar gerava esse problema.
Coloquei o monitor do note como principal e o jogo rodou normal janelado e em tela cheia.
Talvez o fato das resoluções serem muitos distintas (externo é ultrawide) tenha causado o problema.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.