Bom dia rapaziada. Alguém aí me dê uma luz, por favor. Eu estava usando o Windows 10 pro 21H2 e depois do anunciamento da MS de que iam parar com o suporte a essa versão, resolvi atualizar para o 22H2. Acontece que, eu tenho um SSD M.2 de 512, onde o particionei em uma unidade C (para o Windows) e uma unidade D (para alguns arquivos brutos). Tenho também um SSD sata (256), que uso para outros em geral. Depois que fiz essa atualização o SSD sata, simplesmente, parou de ser iniciado e não aprece nem mesmo no explorer do Windows, mesmo estando sendo reconhecido na BIOS. O que posso fazer para resolver isso?
Pode ser que esteja apenas sem letra atribuída para montar como partição. Segue dica para verificar se é esse o seu caso:
Mas esse é o problema; Não aparece mais nessa sessão de gerenciamento (depois que atualizei), nem mesmo no diskpart do CMD. Nem mesmo quando o PC está inicializando ele mostra o SSD em questão, e antes aparecia, mesmo o SO não estando nele. Observe que, quando eu entro na BIOS, ele aparece normalmente, tudo certinho…
Acredito que seja alguma incompatibilidade de algum arquivo presente nessas unidades que marquei acima. Se não consegui resolver vou formatar via pendrive e deletar essas unidade de recuperação do windows pra ver se resolve…
Ah, minha placa mãe é uma A320M-A PRO MAX.
Olá!
Por curiosidade para verificar se é específico do Win atualizado dê um boot com pendrive:
. pode usar um com base bartePE esses de windows de suporte de informática que usam direto tipo hiren’s e tal.
. um live linux, tipo ubuntu ou fedora live pra ver como enxergam os discos.
#sucesso
Foi exatamente isso que pensei, depois que fiz o post. Eu iniciei aqui com uma live do ubuntu e vi que o filesystem está com estatus desconhecido. Parece que a nova instalação por cima da atual corrompeu alguns arquivos. Pelo menos com o linux posso visualizar meus arquivos, transferir para uma unidade do “Lixindows” e refazer o sistema de arquivo.
Linux sempre salvando
Opa!
Então, na vdd ele não tem filesystem pq vc esta lendo a propriedade da partição de 128MB ai que é um “marcador” de início de disco pra alinhar a escrita e usar de forma adequada os MiB ou uma área reservada pra tabela e etc…
Veja a outra parte do disco se está com arquivos normal, pois parece que sim.
Exato! Ali, no cantinho, eu sinalizei o disco que não aparece, e ele tá com a mesma mensagem. Mas eu consegui acessar ele de boa. Vlw!
Caramba! Cometi um erro. Achei que tinha olhado a unidade correta, mas quando fui ver hoje, não o tinha feito. Você têm razão, o disco em questão continua com o file system correto, mas não é reconhecido (depois que atualizei). Está como NTFS, mas o winodows não consegue enchergar, nem mesmo pelo CMD, mas na BIOSa aparece (e só lá). Segue a imagem:
Tá parecendo bug do Windows mesmo. Se vc tiver o Windows ativado, já vale a pena tentar o suporte com eles (nunca tentei, mas vai que resolvem?).
Acredito que baixando a iso e formatando pelo pendrive resolva, pois aí eu posso excluir aquelas unidade de recuperação que ele cria e fica tudo certo. O gerenciador de atualização deles criou umas 3 a 4 partições dessas, kkkkkk… Maluquice!
Esse negocio ai na imagem vai montar não, isso dai não tem filesystem ou ele esta quebrado. Outra coisa que pode estar acontecendo é que o Gparted não esta com o suporte ao filesystem instalado.
A imagem mostrando o suporte de filesystem do partição menager KDE a seguir, o Gparted tmb tem uma tabelinha deste tipo para olhar.
Consegui resolver. Acontece que a porcaria do windows, quando atualizado pelo site, criou uma partição de recuperação nova, que não sei porquê, corrompeu a partição de recuperação antiga. Formatei pelo pendrive, remove do essa partição defeituosa e pronto. Vlw a todos!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.