Ssd NVME não e detectado na instalação do windows

Essa foto não e minha mais e exatamente meu problema, tive que sair do windwos para o linux por uma questão de trabalho e agora estou tentando voltar para o windows 11 e não consigo, pois o nvme não aparece na hora de escolher ele fala que falta algum driver, so que e impossivel atualizar os drivers pois eles são todos para windows e por conta disso eu não consigo voltar para o windows

Olá @Ruiso, tudo bem contigo?

Alguns pontos que não ficaram claros para mim: sua máquina estava em dual boot de Windows e Linux? Ou você instalou um Linux e agora está tentando reinstalar o Windows e não está funcionando?

Pelo print que você passou, talvez esteja rolando uma pequena confusão: essa parte do setup do Windows é para instalar “drivers” no sentido de softwares que vão ajudar seu computador a identificar o hardware, como driver de placas de som ou placas de vídeo específicas.

Você somente precisará lidar com o armazenamento na área de particionamento, essa opção de “carregar driver” só é útil em casos bem específicos.

P.s.: caso eu não tenha entendido corretamente, por favor deixe uma descrição mais detalhada do problema e das ações que você já fez para tentar solucionar.

:vulcan_salute:

Opa amigo eu não fez um dualboot por um vacilo meu, oque acontece e bem simples quando chega na parte de escolher qual disco vou instala o windows ele simplesmente não aparece, por conta disso fico travado la, ele me pede um drive, só que não fala qual, por conta disso fico travado na tela de escolher o disco

na bios os ssds são reconhecidos, ambos são Nvme m.2 e ambos são da marca Western Digatal modelos SN810 e SN770, quando eu trocava de um windows para o outro os discos sempre aparecia, só que quando eu vim pro linux zorin os e fui tentar voltar para o windows eles não aparecem e falam que falta algum drive.

as prints não são minhas, mais e bem esse erro ai, já olhei varios videos na net e nd de solução

O Windows sequer mostrar o disco é algo bem estranho, uma opção que você pode testar caso vá apagar totalmente o disco é dar boot por um live pendrive de Linux e usar um particionador de discos para deixar o NVME “limpo” sem nenhuma partição.

Qual é o modelo do disco NVME e da placa-mãe? Você não fez nenhuma mudança como mudar o NVME de slot ou algo do tipo?

:vulcan_salute:

e um notebook, então não sei a placa mãe e não mudei os ssds nvme de slot, pois só tem 2 slots

NVME m.2 WD Black SN770 e NVME m.2 WD SN810

Você criou o pendrive em outra máquina Windows? Se sim, utilizou o media creatro tool ou o Rufus? Caso tenha usado o Rufus, selecionou a opção de GPT? Na sua BIOS do notebook, está selecionado o modo Legacy ou UEFI?

Esta selecionado UEFI, eu usei o ventoy no linux para fazer o boot, quando formatei o ssd nvme coloquei em GPT e NFTS, fez o mesmo com o pendrive

image
image
image

Eu tive esse problema algumas vezes ao criar pelo Ventoy (era uma roleta russa para Windows). Experimenta usando o script que o amigo aqui do fórum criou → Script para Criação de Pendrive bootavel do Windows

1. Certo irei testar, obrigado pela atenção!
  2. cheguei ao limite de mensagem, então irei ficar editando essa msg
    image
  3. estou testando agora
  4. anteriormente cheguei a testar varios tipos de forma para criar o pendrive, manualmente, software e o ventoy, até agora todos levaram para o mesmo erro, então espero que essa solução funcione =P
  5. Demora bastante o software do seu amigo, vou deixar por uns 10 minutos rodando, se não acontecer nada, acredito que deva ter bugado na minha maquina
  6. Resposta JG22

Ele primeiro baixa as dependências (como o 7z), a ISO do Windows (que são Gigas), limpa e formata o pendrive, escreve e verifica se o flash foi bem sucedido. Isso depende da sua conexão de internet e da memória flash do seu pendrive…

Eu escolhi uma iso já da maquina, já que e comum demora, então irei deixar mais tempo, obrigado pela atenção!
7. [sparrow] Cara não sabia disso, por isso nas minhas milhares de tentativas meu usb corrompia e eu não entendia o porque e ficava quebrando cabeça tentando descobrir a causa hahaha
8. Não funcionou, fui no f12 e o pendrive não aparecia.

9. Me pergunto se fez algo errado, pois o pendrive aparenta esta certo, só que o pendrive não aparece na bios

Ele primeiro baixa as dependências (como o 7z), a ISO do Windows (que são Gigas), limpa e formata o pendrive, escreve e verifica se o flash foi bem sucedido. Isso depende da sua conexão de internet e da memória flash do seu pendrive…

Essa parte é normal demorar quando você usa um pendrive antigo e lento 2.0. Se usar um 3.0, é quase instantâneo. Isso acontece, creio eu, por um bug do Linux que nunca foi corrigido. Quando você copia algo grande para o pendrive, primeiro o Linux copia para a memória RAM e depois para o pendrive. Por isso, parece que já foi tudo copiado, quando na verdade não foi. Essa sincronização é simplesmente o comando umount tentando desmontar o pendrive e esperando que tudo seja copiado da RAM para o pendrive para terminar de verdade. Por isso, se você remover o pendrive agora, ele corrompe ou, se você reiniciar o PC, o sistema vai parecer travado no reboot, mas está esperando a sincronização terminar. Se você segurar o botão power para forçar o desligamento, também corrompe. Eu pesquisei muito sobre isso e não encontrei solução. Infelizmente, USB 2.0 é super lento no Linux.

1 curtida

Isso pode demorar até 25 minutos. Tenho vários pendrives 2.0, ja tive um 3.0 e um SSD com adaptador USB, e essa demora só acontece com os pendrives 2.0 mesmo.

Tenta ligar normal, espeta o pendrive, espera a distro Linux reconhecer (e monte-o pelo gerenciador de arquivos). Depois que for recoinhecido, reinicie e entre na BIOS

eu tava com um ssd bem assim ele só resolveu quando excluir todas as partições dele e criei outras, tenta fazer isso com gparted que deve reconhecer normal no windows.