Essa foto não e minha mais e exatamente meu problema, tive que sair do windwos para o linux por uma questão de trabalho e agora estou tentando voltar para o windows 11 e não consigo, pois o nvme não aparece na hora de escolher ele fala que falta algum driver, so que e impossivel atualizar os drivers pois eles são todos para windows e por conta disso eu não consigo voltar para o windows
Olá @Ruiso, tudo bem contigo?
Alguns pontos que não ficaram claros para mim: sua máquina estava em dual boot de Windows e Linux? Ou você instalou um Linux e agora está tentando reinstalar o Windows e não está funcionando?
Pelo print que você passou, talvez esteja rolando uma pequena confusão: essa parte do setup do Windows é para instalar “drivers” no sentido de softwares que vão ajudar seu computador a identificar o hardware, como driver de placas de som ou placas de vídeo específicas.
Você somente precisará lidar com o armazenamento na área de particionamento, essa opção de “carregar driver” só é útil em casos bem específicos.
P.s.: caso eu não tenha entendido corretamente, por favor deixe uma descrição mais detalhada do problema e das ações que você já fez para tentar solucionar.
Opa amigo eu não fez um dualboot por um vacilo meu, oque acontece e bem simples quando chega na parte de escolher qual disco vou instala o windows ele simplesmente não aparece, por conta disso fico travado la, ele me pede um drive, só que não fala qual, por conta disso fico travado na tela de escolher o disco
na bios os ssds são reconhecidos, ambos são Nvme m.2 e ambos são da marca Western Digatal modelos SN810 e SN770, quando eu trocava de um windows para o outro os discos sempre aparecia, só que quando eu vim pro linux zorin os e fui tentar voltar para o windows eles não aparecem e falam que falta algum drive.
as prints não são minhas, mais e bem esse erro ai, já olhei varios videos na net e nd de solução
O Windows sequer mostrar o disco é algo bem estranho, uma opção que você pode testar caso vá apagar totalmente o disco é dar boot por um live pendrive de Linux e usar um particionador de discos para deixar o NVME “limpo” sem nenhuma partição.
Qual é o modelo do disco NVME e da placa-mãe? Você não fez nenhuma mudança como mudar o NVME de slot ou algo do tipo?
e um notebook, então não sei a placa mãe e não mudei os ssds nvme de slot, pois só tem 2 slots
NVME m.2 WD Black SN770 e NVME m.2 WD SN810
Você criou o pendrive em outra máquina Windows? Se sim, utilizou o media creatro tool ou o Rufus? Caso tenha usado o Rufus, selecionou a opção de GPT? Na sua BIOS do notebook, está selecionado o modo Legacy ou UEFI?
Esta selecionado UEFI, eu usei o ventoy no linux para fazer o boot, quando formatei o ssd nvme coloquei em GPT e NFTS, fez o mesmo com o pendrive
Eu tive esse problema algumas vezes ao criar pelo Ventoy (era uma roleta russa para Windows). Experimenta usando o script que o amigo aqui do fórum criou → Script para Criação de Pendrive bootavel do Windows
- Certo irei testar, obrigado pela atenção!
- cheguei ao limite de mensagem, então irei ficar editando essa msg
- estou testando agora
- anteriormente cheguei a testar varios tipos de forma para criar o pendrive, manualmente, software e o ventoy, até agora todos levaram para o mesmo erro, então espero que essa solução funcione =P
- Demora bastante o software do seu amigo, vou deixar por uns 10 minutos rodando, se não acontecer nada, acredito que deva ter bugado na minha maquina
- Resposta JG22
Ele primeiro baixa as dependências (como o 7z), a ISO do Windows (que são Gigas), limpa e formata o pendrive, escreve e verifica se o flash foi bem sucedido. Isso depende da sua conexão de internet e da memória flash do seu pendrive…
Eu escolhi uma iso já da maquina, já que e comum demora, então irei deixar mais tempo, obrigado pela atenção!
7. [sparrow] Cara não sabia disso, por isso nas minhas milhares de tentativas meu usb corrompia e eu não entendia o porque e ficava quebrando cabeça tentando descobrir a causa hahaha
8. Não funcionou, fui no f12 e o pendrive não aparecia.
9. Me pergunto se fez algo errado, pois o pendrive aparenta esta certo, só que o pendrive não aparece na bios
Ele primeiro baixa as dependências (como o 7z), a ISO do Windows (que são Gigas), limpa e formata o pendrive, escreve e verifica se o flash foi bem sucedido. Isso depende da sua conexão de internet e da memória flash do seu pendrive…
Essa parte é normal demorar quando você usa um pendrive antigo e lento 2.0. Se usar um 3.0, é quase instantâneo. Isso acontece, creio eu, por um bug do Linux que nunca foi corrigido. Quando você copia algo grande para o pendrive, primeiro o Linux copia para a memória RAM e depois para o pendrive. Por isso, parece que já foi tudo copiado, quando na verdade não foi. Essa sincronização é simplesmente o comando umount
tentando desmontar o pendrive e esperando que tudo seja copiado da RAM para o pendrive para terminar de verdade. Por isso, se você remover o pendrive agora, ele corrompe ou, se você reiniciar o PC, o sistema vai parecer travado no reboot, mas está esperando a sincronização terminar. Se você segurar o botão power para forçar o desligamento, também corrompe. Eu pesquisei muito sobre isso e não encontrei solução. Infelizmente, USB 2.0 é super lento no Linux.
Isso pode demorar até 25 minutos. Tenho vários pendrives 2.0, ja tive um 3.0 e um SSD com adaptador USB, e essa demora só acontece com os pendrives 2.0 mesmo.
Tenta ligar normal, espeta o pendrive, espera a distro Linux reconhecer (e monte-o pelo gerenciador de arquivos). Depois que for recoinhecido, reinicie e entre na BIOS
eu tava com um ssd bem assim ele só resolveu quando excluir todas as partições dele e criei outras, tenta fazer isso com gparted que deve reconhecer normal no windows.