Script para Criação de Pendrive bootavel do Windows

JG-Tux

Eu sei que existem diversas ferramentas, como Ventoy, WoeUSB, Unetbootin, GParted e outras, que facilitam a criação de um pendrive inicializável de forma eficiente. No entanto, estou aprendendo Bash e decidi criar meu próprio script com essa finalidade.

Antes do lançamento do Windows 11, eu costumava usar a biblioteca wimlib para comprimir ao máximo o arquivo install.wim, garantindo que ele tivesse menos de 4 GB. Isso permitia que ele fosse armazenado em um pendrive formatado em FAT32. No entanto, com o Windows 11, o tamanho do arquivo install.wim aumentou consideravelmente, e mesmo após a compressão, ele pode ultrapassar os 4 GB. Isso inviabiliza a utilização de sistemas de arquivos FAT32.

Recentemente, encontrei uma solução utilizando o ntfs-3g para formatar o pendrive como NTFS. Essa abordagem me permite simplesmente extrair a ISO do Windows para o pendrive, tornando todo o processo mais rápido e eficiente. No entanto, vale ressaltar que, se o script for interrompido durante a instalação, será necessário reiniciar a máquina para que o sistema reconheça o pendrive novamente.

Este script suporta distros derivadas do Debian, Arch Linux e Fedora. No entanto, o último teste foi realizado somente no Arch Linux. Aceito sugestões/pr de como melhorar o script.

Como Usar

Siga estas etapas:

1. Baixe a ISO do Windows diretamente do site oficial da Microsoft.

2. Abra o terminal e navegue até o diretório onde você baixou a ISO.

3. Execute o seguinte comando no terminal:

curl -o windusb.sh https://raw.githubusercontent.com/Broly1/Windusb/master/windusb.sh && chmod +x windusb.sh && ./windusb.sh

Isso baixará automaticamente o script Windusb, tornará o script executável e o executará. O script guiará você pelo processo de criação do pendrive inicializável.

GitHub

11 curtidas