to começando a acha que o problema pode ser entre o linux e placa grafica da radeon no pop os teve ums piscadas de tela algumas vezes já no ubuntu não só travamento mesmo porém tela normal no windows tudo flui a mil maravilhas inclusive roda um CS Go a 78fps, vai entender
Testa alguma que tenha uma interface diferente do Gnome. Pode ser uma carga no cpu, não no ssd em si. Como tu é sangue novo, recomendo o Linux Mint ou o RegataOS, caso queira experimentar algo fora do âmbinto Ubuntu/Debian based
…verdade todos esses tem gnome pode ser o gnome mesmo!!!
GPU AMD, ainda mais uma Polaris da linha 500 com o kernel 5.8.x, é bem improvável ser o vilão. Coloca a seguinte opção de inicialização no CS: DRI_PRIME=1 %command% para forçar o uso da GPU dedicada. Também tem aquilo, o porte do CS no Linux é OpenGL, não Vulkan…
Se vc usou o Gnome Disk para ver a temperatura saiba que isso é um bug. Seu SSD não está nessa temperatura. Eu mesmo uso SSD aqui no meu note e o mesmo é bem frio.
F é de Fahrenheit, não é bug é a medida de temperatura usada nos EUA

caso estejam achando que isso seja um
pelo que vi aqui é só olhar o que tá com °C, não o que tá com o °F

Pode ser que o Gnome Disks dele deixou igual a temperatura em F e em C, por isso o susto. Já me deparei com esse problema algumas vezes
Esses sensores por software nem sempre são confiáveis…
Mas enfim, caro André, realmente, o seu SSD não está fervendo água. Esse 96 graus que aparece é em Fahrenheit, não em Celsius. Essas outras pessoas relatando aquecimento são pelo mesmo motivo. Poucos países usam Fahrenheit hoje em dia.
Aqueles desktops com painéis controladores de fans (desde que de boa marca) até dá para confiar porque eles tem sensores físicos de fato.
Como você bem mostrou, o ideal seria fazer a medição como um termômetro, de preferência a laser e com a máquina aberta.
Eu sempre uso vários widgets no Windows e Linux para acompanhar o funcionamento do computador, assim como se faz em um carro ou avião com os instrumentos de medição do painel, mas, procuro enxergá-los apenas como uma estimativa, não como um dado preciso, até porque eu já comparei vários funcionando em simultâneo em um mesmo sistema operacional e sempre vejo discrepâncias entre eles, principalmente em relação a consumo de memória e processamento.
O Linux mostra em Fahrenheit e o Windows em Celsius:
(96-32) × 5 ÷ 9 = ~35
Veja se é problema com memória…
Quanto de memória ram vc tem?
Verifique com o hddtemp, que o @JG22 sugeriu.
Ele deve ser executado com sudo ou como root:
# date; hddtemp /dev/sda /dev/sdb /dev/sdc /dev/sdd; date
Fri 30 Apr 12:33:48 -03 2021
/dev/sda: KINGSTON SA400S37480G: 30°C
/dev/sdb: ST1000DM003-1SB102: 35°C
/dev/sdc: MAXTOR STM3320613AS: 36°C
/dev/sdd: SAMSUNG HD322HJ: 30°C
Fri 30 Apr 12:33:48 -03 2021
Eu tenho esse mesmo modelo de SSD, no modelo de 480 GB e ele tem incompatibilidade com EXT4, por isso os travamentos. Em contra partida, não tive problemas com BTRFS, recomendo que você mude o EXT4 pelo BTRFS, vai resolver os problemas de travamentos.
SSD incompatível com ext4? Não existe isso, já que o SSD não conversa diretamente com o filesystem. É fato que o btrfs é mais adequado para SSD’s por conta do seu modo de funcionamento e suporte a novas tecnologias. Eu tmb uso um SSD em btrfs mas essa informação sobre ext4 está incorreta!
O fórum não me deixou responder mais por ser novo aqui, tive que esperar 23hrs pra responder aqui de novo! vocês programam? eu to usando linux pra programar… mas ainda não achei uma distro que rodasse estavel nesse notbook pra eu programar…realmente o meu estava mostrando 96C porém na real era F, um big do Gnome disk, mas continuo tendo problemas de travamentos pelo menos agora sei que não é o SSD, usei a manhã inteira e não travou, aí antes de desligar fui abrir o psensors só pra dar uma olhada e bum, travou nada funciona, nem ctrl alt esc nem nada, tive que reiniciar no botão Power …cara que irritante esses travamentos…
Cara qual o seu hardware?
Eu disse que o meu modelo tem incompatibilidade. Até no Hardware Probe o sistema identifica o hardware como defeituoso, mesmo ele funcionando normal no BTRFS (onde não identifica o problema), e no Windows 10.
Inclusive eu até pedi ajuda aqui no fórum reclamando de lentidão e ninguém me ajudou, descobri esse “defeito” por acaso, quando o Fedora (distro que eu uso), trocou o sistema de arquivos padrão pra BTRFS.
E mesmo o BTRFS sendo otimizado para SSD’s, isso não torna “normal” meu hardware com EXT4 demorar 40 SEGUNDOS pra abrir um navegador de internet, e travar aleatoriamente.
Meu resultado antigo, já que eu troquei algumas peças desde então: HW probe of ASUSTek PRIME A320M-K Desktop Computer #09d2e03b31