SSD no Windows 34 Graus no Linux 96 graus?

Galera eu fiz um teste aqui, instalei o windows 10 original em um ssd e ele roda a 33 graus, 34 fazendo tarefaz basicas, jogando o maximo que chegou foi 44 graus, ai eu instalei o Ubuntu 20.04 nele e sem fazer nada só com o sistema iniciado ele fica a 96 graus, ai fui a instalei o ubuntu 21 a mesma coisa 96 chegando 98 graus, ai instalei o mint mesma coisa, instalei o fedora a mesma coisa, o debian a mesma coisa, e tudo isso no mesmo ssd, votei o windows nele ai fica em 34 graus, porque raios o ssd com linux esquenta tanto e no windows ele fica tranquilo, frio e tal??? Ah e notei também que quando no linux o cooler do computador aciona mais vezes como se a cpu estivesse esquentando mais também, alguém sabe me dizer o porque??? e ou como resolver?? Valeu

Calma. Acho que antes de qualquer coisa, seria melhor você dizer qual é o seu sistema. Qual as configurações do computador? CPU, Placa Mãe, Cooler, Modelo do SSD que está utilizando, etc. Isso ajudará o pessoal a ver qual é o possível problema.

Por onde você esta medindo a temperatura?

2 curtidas

Você usou qual programa para ver a temperatura do SSD? Se foi o Gnome Disks, é um bug mesmo. Ele tá 96º F, não C.

Sim Fritzzin, mas ja percebi que tem uma galera gigante falando a mesma coisa que ssd no linux esquenta muito, então acho que não tem a ver com meu hardware e sim com o linux ja que tem muita gente reclamando de temperatura elevada com linux independende de configuração e hardware, mas, vamos lá, notebook acer cpu ryzen 5 2500u, gpu radeon rx535 dedicada, ssd kingston a400, 24gb de ram…

1 curtida

Exatamente por isso perguntei. 96 provavelmente seria Fahrenheit e não Celsius

1 curtida

qual rograma confiavel pra ver as temperaturas no Ubuntu? no Windows eu uso HWmonitor!

Se ele não estiver esquentando isso me leva para o problema numero um eu só fui olhar ele porque com linux independente da distro ele trava aleatoriamente e com o mesmo ssd com windows sem travamentos, eu achei que estava travando com o linux devido a temperatura elevada mas se não for a temperatura então não sei pq trava com o linux, congela a tela e tenho que reiniciar no botão de power

1 curtida

Eu só vejo a temperatura do CPU e GPU, logo o lm_sensors mais do que me supri.
Rode no terminal: sensors
Se não estiver instalado, para Ubuntu based o comando é: sudo apt install lm_sensors

Se você quiser uma interface gráfica bonitinha, existe o psensors também: https://www.edivaldobrito.com.br/monitorar-a-temperatura-do-pc/

1 curtida

MAravilha vou instalar, vocês utilizam linux em ssd? Já tiveram travamentos aleatórios?

1 curtida

Procurando um pouco pela internet. Esse modelo de SSD parece ser conhecido por dar problemas no Linux por questão do firmware. Pode ser que seja algo do próprio SSD então. Não estou dizendo que são SSDs ruins, mas eu sempre tive problemas com SSDs da Kingston, tanto em Windows quanto em Linux.

1 curtida

Utilizo no meu notebook que uso para aula. Em questão de travamentos seria apenas em casos que eu necessite de algo gráfico, já que meu notebook não possui placa de vídeo. Então rodar máquinas virtuais com AndroidStudio pode ser um pouco ruim, mas não travado. Uso um SSD da Sandisk no caso.

Entendi Fritzpior que ele ficou 10 meses com windows nele e nunca travou agora com linux do nada ele trava…o windows eu joguei pra um m2 sata3 que comprei e deixei ele só pro linux, porém tem esses travamentos, atualizei o firmware dele atraves do windows mas mesmo assim ele trava do nada!

Antes de jogar toda culpa em cima do SSD. Temos que ver também se não houve nenhum problema com os drivers dos outros componentes. Como a placa de vídeo por exemplo.

Outra alternativa é o hddtemp.
Para instalar: sudo apt install hddtemp
Para rodar: sudo hddtemp /dev/sda

Obs: sda caso seja o disco 0.

Source: https://www.cyberciti.biz/tips/howto-monitor-hard-drive-temperature.html

2 curtidas

o que me deixa sem saber o que fazer é que no windows como te falei ele está meses sem travar ja no linux trava, e o m2 quando comprei coloquei o linux nele tbm e travou, muito estranho…

Outro Kernel, outro sistema. Eles não vão se comportar da mesma maneira. Não é porque funciona em um que vai funcionar no outro 100% igual. Mesma coisa com performance em jogos. Muitos dizem que a performance no Linux aumenta, enquanto outros dizem que a performance decai. Vai muito de computador para computador, componente para componente…

1 curtida

SHow JG vou ver aqui, mas se ele não estiver com problemas de temperatura não sei o porque dos travamentos então, estava no pop os travando demais, voltei pro ubuntu que trava menos, de vez em quando, estou sem entender agora

Já testou outras distribuições para ver se os travamentos persistem?

Pop os trava a cada 10 min, ubuntu trava quando inicia as vezes depois de umas 4 horas de uso, mint trava direto tbm, debian travou uma vez depois não travou mais, por isso achei que era problema entre linux e ssd o Linux no hd de 1tb que veio junto com o notbook não trava só no ssd

De distro também entra nesse “pagode” :sweat_smile:

1 curtida