SSD em Notebook velho com 2GB de ram

Fala, galera. Eu tenho um notebook HP aqui que comprei no inicio de 2011. É um Pentium Dual Core com 2GB de ram DDR3 e 256GB de HD. Como já se pode imaginar o desempenho com ele não é lá muito bom, mesmo usando interfaces leves como o XFCE, ele costuma travar depois de abrir mais de 3 abas no Firefox, isso devido a falta de RAM. Poderia comprar mais memória, mas não sei de vale a pena, já que as memórias DDR3 já estão ultrapassadas e não poderia reutilizá-las em um outro computador que pretendo adquirir no futuro.

Tenho pensado em adquirir um SSD, já que poderia utilizá-lo em outras máquinas no futuro. O que eu gostaria de saber é como ficaria o desempenho do swap nessa situação com o SSD. Já que a memória RAM será inviavelmente excedida nessas circunstâncias. Sei que o SSD nunca vai ser tão rápido quanto a memória RAM, mas qual é o impacto real disso pra um usuário comum como eu ? Não utilizo nenhuma aplicação pesada, também não jogo no PC. Pra realizar meu trabalho preciso somente de um navegador, internet e um editor de texto(utilizo o LibreOffice). Além disso só vejo vídeos no Youtube/Netflix e ouço musicas no Spotify.

Pelas minhas pesquisas vejo alguns relatos de pessoas que dizem nem sequer sentir o Swap quando utilizam um SSD, mas a maioria recomenda não utilizar o SSD dessa maneira. O que acham ? Se as coisas demorarem alguns segundos a mais pra abrir, pra mim sinceramente não faz diferença, o importante pra mim é que não trave, nem fique extremamente lento como está atualmente.

Realizar swap constantemente em um SSD não é ideal, você irá reduzir a vida útil dele. O melhor seria fazer o upgrade de ambos, memória e SSD.

1 curtida

é isso !!!

Sim. Mas pelo que tenho ouvido falar, o SSD’s atualmente já não teriam tanto esse problema, podendo ser escritos vários gigas por dia neles, e ainda sim durariam muitos anos.

Mas de toda forma, tirando essa questão de vida útil, como ficaria o desempenho ?

1 curtida

Se é pra escolher entre RAM e SSD, eu compraria a RAM. Sei que se colocar um SSD, parece até que se comprou um computador novo. Duvida cruel…

SSD… mesmo com 2 de ram… mete uma distro leve e show
nao dá pra dicar no 5400rpm merda que essas fabricantes insistem em manter pros hdd de notebooks

1 curtida

Acabou com minha dúvida. Tenho dual core com 1,5 gigas de ram (o video integrado usa 500 megas) e o XFCE, roda com folga. A diferença aqui é que eu nunca rodei NetFlix. Eu também desativio um monte de coisas, inclusive bluethuf, e ele inicia com uns 250 megas

1 curtida

Dada a idade do seu notebook ele provavelmente utiliza Sata II, a performance do SSD será limitada por conta disso, ela deverá ficar na casa dos 200MB/s, não chega nem perto da velocidade da memória. Swap é uma medida emergencial, você não deve contar com ele como memória estendida para uso comum.

1 curtida

Agora voltei a optar pela RAM de novo! Compra 2 gigas de RAM!!!

1 curtida

Quantos GHz tem seu processador? Inicialmente, esse hardware deve rodar o XFCE normalmente.

Um pente de 4GB DDR3 vc consegue encontrar por 100/150 reais tranquilamente… É importante você resolver essa questão da RAM (verifique se vc tem 2 slots… aí ficará com 6GB de RAM).

O /swap era usado antigamente… Quando 256MB (Megas!) eram populares. Se vc tiver 4GB ou mais… é totalmente desnecessário ter o /swap. É bom destacar… se vc usa hibernação, é necessário criar essa partição.

2 curtidas

Sim, utiliza Sata II. Pensei que talvez pudesse ser uma solução utilizar o SSD + swap, já que minha utilização é leve, mas talvez realmente não seja a melhor opção mesmo.

2 curtidas

Consigo ver Netflix em HD bem pelo Firefox, mas se abrir qualquer outra coisa trava tudo kkkkk

1 curtida

2.30 GHz. Roda bem o XFCE( utilizo o Mint 19.1 nele), mas não consigo fazer muita coisa simultaneamente, principalmente se o Firefox estiver aberto pois consome muita RAM. Preciso constantemente consultar coisas na internet enquanto escrevo no LibreOffice, e isso pode ser um processo bem doloroso quando se tem pouca ram kkkkkk, e o HD dele é o mesmo de quando comprei, então desempenho dele já não tá essas coisas também.

1 curtida

O meu pc só tem 3gb de Ram e uso swap no SSD tranquilo, já que o Linux diferente do Windows tem um ótimo gerenciamento de Ram, mas o ssd que deseja comprar usam memórias MLC ou TLC?

1 curtida

Tava olhando o da Kingston A400, parece que ele usa memórias TLC.

Como é o desempenho no seu computador ? Consegue abrir vários aplicativos sem problemas ? Várias abas do navegador ?

1 curtida

Pensava que SSD era tudo igual. Tem esse negócio ae de MLC e TLC. Que negócio é esse? Também tô interessado em saber.

1 curtida

Aqui explica a diferença e algumas coisas

1 curtida

No meu computador dois ssds um da Sandisk que é TLC como partição /home e um MLC menor como partição /, o desempenho do SSD com memórias MLC são um pouco mais rápido em escrita em leitura não sentir nenhuma diferença

1 curtida

Fica tudo mais rápido, tanto a abertura do sistema quanto dos programas, aqui um screenshot

1 curtida

Vc consegue rodar o navegador com todas essas abas + o Counter-Strike e Steam com 3 GB de ram e Swap no SSD sem travar nada ?

2 curtidas