Ssd como partição separada para windows e linux

Boa tarde pessoal,

tenho 2 SSD’s de 240gb e de 500 gb e queria fazer dual boot com linux mint e windows. Já sei fazer a instalação da home separada no linux mas teria como fazer o mesmo com o windows e poder acessar o mesmo arquivo nos dois SO’s?

Para ficar mais claro, planejo deixar o windows para jogar e o linux para o resto mas queria deixar arrumado para compartilhar arquivos sem precisar de pendrives ou discos externos. O PC é de uso da família então acho que se for possível facilitaria.

Assim, queria deixar os SO’s instalados no SSD menor e o outro para arquivamento. Mas como 240gb é relativamente pouco considerando que vou instalar jogos, minha principal dúvida é quanto a mandar o windows ou o linux instalar no outro SSD e funcionar.

Podem indicar tutoriais?

grato

olá.

Bem… como o uso é coletivo… As outras pessoas usuárias usam o Windows… E só você usará o Linux? E gostaria de deixar um disco ou pelo menos parte de um disco acessível pelos dois sistemas de modo fácil?

A parte de montar um disco ou partição de disco, que não contenha partições do próprio sistema Linux, pode ser resolvida com esse tutorial:

Como “inicializar” o HD automaticamente no boot do Ubuntu?

Dois discos, um sistema em cada disco… Tem essa outra postagem que pode ajudar:

Dual boot windows x Ubuntu kde - inicia direto no windows