Seguinte, pessoal
Tenho o Ubuntu 20.04 instalado no SSD e um HD separado apenas para arquivos. Porém eu percebo que eu preciso “iniciar” a partição do HD para que ele seja de fato reconhecida pelo sistema.
Exemplo1: eu tenho a pasta de workspace do Eclipse no HD, pois tem mais espaço, porém o Eclipse não reconhece diretório se eu executá-lo sem antes ter ido no diretório do HD pelo menos uma vez anteriormente.
Exemplo2: coloquei a pasta raíz para vídeos (database) do DaVinci Resolve no HD, porém se eu não fizer o mesmo de ir no diretório dele antes de iniciar o DaVinci, o diretório da database sequer aparece na tela inicial do programa.
Sei que é uma coisa bem simples de se fazer, apenas ir no explorador de arquivos e abrir o diretório do HD, porém é um “problema” bem chatinho se parar pra pensar.
Extra: quando eu abro o diretório do HD, o ícone dele aparece na dock, facilitando o acesso. Tem como deixar o ícone sempre ali, tanto do HD quanto do SSD?
Para montar o hd automaticamente, você terá que editar o fstab (/etc/fstab). O blog deve ter algum artigo referente a isso.
1 curtida
Adicione ao fstab pelo discos.
Abra o discos, clique sobre a partição e depois na pequena engrenagem mostrada na imagem.

vai abrir um menu, nesse menu escolha “editar opções de montagem”, vai aparecer uma nova tela. Selecione “Montar ao iniciar o sistema”.
É o equivalente a descobrir a partição e o id da partição com blkid e adicionar a linha ao fstab com as opções corretas.
7 curtidas
Exatamente o que eu buscava, muito obrigado!
É possivel montar esse HD como sua /home/ não ficaria melhor assim?
Poderia mostrar/mandar um passo a passo de como fazer?
Eu tenho um procedimento padrão pra montagem de discos e partições, ja que eu sou um SDA kkk
Nunca precisei editar o fstab na mão, sempre fui pelo gnome disks, só que eu sempre monto no /mnt e marco a opção "exibir na interface do usuário, e algumas mais que eu posso mostrar depois se tive interesse
Então é muito simples ta vendo a imagem do terminal na resposta que você marco como solução então lendo a ultima linha esta escrito
UUID=xxxx-xxx-xxxx (/home) ext4 defaults,commit=60 0 1
Pois então onde eu coloquei entre () não pode ficar entre () ou seja o /home você coloca também no seu /etc/fstab muda somente o ponto de montagem (/home) isso vai fazer com que o sistema entenda que tal partição é para ser montada no /home o que faz a sua home passar a ser na nova partição.
Ai tipo assim se a sua /home/user não estiver na nova partição (pasta de usuário) o sistema ao iniciar vai entrar no terminal para você corrigir a ausência da /home/user.
Então antes de editar o /etc/fstab você precisa copiar toda a sua /home/user (pasta de usuário) para a nova partição /home para que o sistema possa encontrar a pasta de usuário ao iniciar a nova partição como /home.
A pasta de usuário é exemplo:
/home/user
/home/gustavo
/home/catia
Copie essa pasta catia, gustavo, catia para a nova partição que sera a /home.
O ultimo numero mude para 2 para que a partição seja verificada em busca de erro antes da montagem.
Não copie a pasta de usuário como root ou outro usuário diferente do usuário proprietário da pasta por causa da permissão.
1 curtida
Isso solucionou meu problema, mas acabou criando outro.
Todas as pastas dentro do HD agora estão com permissão root, ou seja, o DaVinci (por exemplo) não consegue funcionar corretamente (criar a pasta de cache, galeria etc) porque ele não tem permissão para criar essas pastas.
Sabe como posso resolver?
Já procurei em vários lugares sobre como mudar a permissão do HD de root para o meu usuário, mas nenhuma funcionou até então.
Já tentei utilizando #sudo nautilus para entrar direto nas propriedades da pasta e alterá-la de root para meu usuário, porém quando mudo, a opção volta automaticamente para root;
Tentei também montar o HD utilizando o ntfs-3g, porém o problema do root persiste.
Marque a opção “padrões de sessão de usuário”, naquela mesma tela que citei mais acima, reinicie a sessão e veja se consegue salvar normalmente, caso contrário acharemos outra forma, se possível antes de fazer essa alteração coloque aqui o conteúdo do /etc/fstab, assim mostro como modificar diretamente lá.
Aqui está o conteúdo do /etc/fstab.
Eu tinha feito o procedimento encontrado nesse link, adicionando ao arquivo a linha
UUID=XXXXXXXXXXXX /media/(usuario)/(diretorio) ntfs-3g defaults 0 0
porém o resultado acabou não sendo muito diferente do conseguido utilizando o passo a passo que você mencionou anteriormente, então voltei atrás. O /etc/fstab está como estava antes da modificação.
No meu pc a partição ntfs é montada da forma que é feita no tutorial, só utilizo “ntfs” ao invés de “ntfs-3g” no sistema de arquivos.
(UUID) (ponto de montagem) (sistema de arquivos) (opções) (checagem/dump)
UUID=XXXXXXXX /media/arquivos ntfs defaults 0 0
Os arquivos nesse seu HD não ficam com permissão de root?
Não! Salvo todos arquivos lá.
Voce até pode tentar adicionar a opção “users” junto com defaults, mas acho que seu problema são permissões.
Se possível monte o HD e verifique quem é o dono de todos arquivos.
PS: se é um dual boot e você utilizou o windows recentemente pode ser problemas com a hibernação.
Eu até consigo salvar arquivos lá, porém quando um programa tenta fazer o mesmo, como é no meu caso com o DaVinci, ele não consegue porque não tem permissão.
Com a opção “Padrões de sessão de usuário” ativada, eu apareço como proprietário e no grupo aparece o meu usuário. Quando eu desativo a função, o proprietário e grupo passa para o root.
Não sei o que ocorre, criei uma nova partição só para verificar e as permissões estão ok, testei com as duas opções, usando no fstab e com as opções da sessão do usuário.
Eu refiz o procedimento só pra ver se, vai que por alguma razão da vida, ele funcionaria dessa vez, mas nada feito, segue apenas com acesso root. Eu tentei acessar o sudo nautilus e alterar as permissões de “Outros” do HD ou de uma pasta qualquer para leitura e escrita, aparentemente “consigo” mudar, porém quando fecho e abro novamente, a opção volta para apenas leitura.
Não faço ideia do que possa ser.
É estranho, dê uma olhada aqui conforme eu disse mais acima caso tenha dual-boot.
O Linux usa sistema de permissão Unix o NTFS usa outro sistema de permissão diferente do Unix isso é obvio.
Para usar permissão Unix no filesystem use um filesystem que suporta sistema de permissão Unix.
Tenho dual-boot sim, mas pelo que eu entendi no tópico do link, o problema dele ocorre quando ele coloca o Windows dele para hibernar, acessando em seguida o Mint. No meu caso, mesmo quando eu ligo o notebook direto no Ubuntu, ele monta em modo root.
No tópico é mencionado o comando
# mount -t ntfs-3g -o remove_hiberfile /dev/sdXX /media/windows
eu deveria usar esse comando no lugar de $ sudo mount -a mostrado no tutorial que eu mandei anteriormente?