Olá comunidade, estou enfrentando um problema sério com relação as configurações de som no meu sistema.
Setup:
TUF B450M-Plus Gaming
Ryzen 5 1600 af
16GB RAM
SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe
UBUNTU 20.041 LTS
Após o boot o som tem um comportamento normal, entretanto, após um período de uso, ele começa a fazer um chiado, chegando a não ter mais condições de ouvir nada.
Já fiz várias configurações alterando parâmetros no alsa, inclusive o reload. Na verdade, após fazer o reload umas duas vezes o som retorna ao normal, mas apresenta os mesmos problemas anteriores posteriormente.
Já instalei diversos outros programas para tentar contornar a situação, mas nada resolveu. Além disso, as configurações de áudio não são mantidas após desligar a máquina.
Se alguém puder me dar uma luz, ficarei agradecido imensamente.
Boas vindas ao fórum
Por favor, leia o seguinte tópico para que possamos ajudar-te com mais clareza: Como fornecer boas informações
O “pitaco” inicial que posso dar é que seja algum problema com o PulseAudio usado no Ubuntu. Caso tenha o inxi instalado, execute o seguinte comando e nos mande um print do resultado, por favor → inxi -A
Muito obrigado pela rápida resposta “mrkalvin”.
Esse procedimento nunca tinha realizado. Fiz um teste, mas infelizmente em menos de cinco minutos o problema ressurgiu. Continuarei na investigação, seguindo as orientações da outra resposta dada pelo colega JG22.
Mais uma vez obrigado.
Altero as utilizações entre HDMI e fone USB, mas a maior parte do tempo é via HDMI. O que percebo é que o chiado não ocorre na USB.
Quanto aos drivers, sim já instalei.
Por um acaso, você chegou a verificar o Software e Updates? Caso não, lá tem uma aba chamada Drivers Adicionais veja se aparece o AMD Family 17h HD Audio driver e se sim altera para ele e depois de instalado, reinicia o computador para testar.