Bom dia/boa noite pessoal, eu instalei o Linux mint na minha máquina, achei muito ótima a distribuição, no entanto estou tendo muitas dúvidas em relação ao meu driver de áudio. Primeiro de tudo, o driver que funciona no windows é para o chip de áudio VT1075 da Via Technologies, que até onde vi, não existe para Linux, e eu tenho o .exe ainda; segundo, de qualquer forma que eu configure o sistema na parte de som para reproduzir no fone de ouvido ou caixa de som, ele reproduz na caixa de som e no fone de ouvido simultaneamente, ao invés de só no fone de ouvido quando está plugado ou configurado para reproduzir no fone de ouvido; terceiro, vi no Google sobre o alsamixer, que me parece ser um controlador universal do som do sistema, não sei explicar direito. Assim, pergunto a vocês:
— Como eu não vi o mesmo driver do Windows para Linux, seria possível instalar o .exe ou as informações dele, para funcionar o software de áudio no mint?
— Sobre o alsamixer, eu consigo configurar via terminal, o som somente no fone de ouvido e não na caixa de som, diminuindo totalmente a coluna “front” e deixando só a “headphone”. Seria possível fazer essas alterações automaticamente, para silenciar a “front” sempre que eu plugasse o fone de ouvido? Configurar tudo manualmente, toda vez que quero o som reproduzindo na caixa de som/fone de ouvido não me parece algo agradável.
— Vi também no Google, que se tivesse como habilitar a coluna “independ” (no alsamixer), iria resolver o meu problema, porém, toda vez que tento ativar, não ativa, continua desabilitado. Há uma opção para contornar esses problemas de alguma forma? Minha intenção, é deixar com que o Linux mint identifique quando eu plugasse o fone de ouvido, silenciasse a caixa de som, deixando a reprodução só no fone de ouvido. Ou, pelo menos, um botão para silenciar a caixa de som quando eu quisesse o som só no fone de ouvido, pois atualmente, ele reproduz nos dois ao mesmo tempo.