Olá! Tudo bem? Eu entrei no site do Waydroid e instalei os comandos pelo terminal. Ele baixou tudo. Escolhei os gapps. Ele não roda? Quais o próximos passos? Sou leigo. Queria instalar programas da Google Play para estudo. Se alguém puder ajudar. Eu agradeço. Abraços!
Teu linux é o mint, se for ele é protocolo x11 certo, e o Waydroid é para wayland, tem como ativar para x11 mais é muitos passos a ser seguido e no fim pode dar problema do mesmo geito, instalei no arch de tudo certo, no arch wiki explica passo a passo sem erro, o linux mais dificil se torna o mais facil.
Olá! Obrigado por responder. Como eu confiro se meu PC é compatível, com X11? Quais os passos corretos? Sabe dizer? Obrigado. Abs.
Na vdd é se ele é Wayland
X11 e Wayland são servidores gráficos, x11 é o mais antigo, só funciona, o wayland é mais novo, está bem implementado mas ainda há algumas coisas a serem resolvidas, o Linux Mint iniciou o suporte ao Wayland, mas com alguns bugs ainda, você pode testar pra ver como está e ver se o waydroid funciona
Se você esta rodando ambiente gráfico, muito provavelmente é o X11, pode conferir pelas variaveis de ambiente no terminal. Use o comando:
printenv | grep XDG_SESSION_TYPE
Deve retornar X11. Se retornar outra coisa, é o servidor grafico que você esta usando.
Olá! Obrigado por ajudar. Digitei o comando. É X11. O problema que o Waydroid após instalado não roda no Mint 21.X. Por qual motivo? Há um tutorial que o senhor saiba, caso eu esteja esquecendo de instalar algo? Eu vi uma plataforma de cursos de Google play e queria acessar no PC. É o Cursa. Se puder ajudar. Grato.
Basicamente por que é
WayDroid, como o proprio nome diz, é baseado no Wayland, para funcionar você tem que usar esse protocolo.
Antes de efetuar o login, você clica no icone do cinammon e seleciona a versão com wayland
Tem um video simples (em ingles) demostrando, é experimental então pode ocorrer bugs com o linux mint, mas para voltar vc pode na tela de login e selecionar o Default novamente.
Faz o teste e verifica se funciona, tanto o sistema quanto o waydroid , mas eu recomendo usar uma distribuição que tenha wayland já implementado corretamente, talvez o ZorinOs seja a melhor opção para você.
Ola! Tudo bem. Obrigado por responder. O Waydroid rodou. O problema que não tem internet e não consigo ativar. Como procedo para ativar internet. Obrigado pela ajuda. Abraços!
Olá! O Waydroid rodou em Wayland, mas rodou só uma vez e não abriu mais. Ele desconfigurou o teclado. Ele travou o PC. Alguma sugestão? Usei no Mint 22. O que sugere? Grato.
Acho que o Linux Mint não vai te atender se você precisa/quer usar o Waydroid.
O wayland no Linux Mint ainda é experimental, então esses erros e problemas não tem uma solução, pois o suporte ao wayland não está totalmente implementado.
Então resolver problemas com o WayDroid no linux mint é desbravar 2 problemas avançados, o wayland que é experimental e o proprio waydroid que não é comumente instalado nesta distro.
A solução é instalar uma distribuição que funcione em wayland e que tenha documentação para instalar o waydroid, segundo a documentação, eu recomendo o ZorinOS, caso você esteja acostumado com o windows, ele é semelhante também ![]()
O Waydroid não desconfigurou o teclado, o que acontece é que a implementação do Wayland do Linux Mint é experimental, e só funciona com o teclado no modo inglês e tem alguns bugs, as correções só vão vir em uma próxima atualização, deve sair em algum momento do próximo mês, mas acho que pode levar um tempinho.
Se for algo mais urgente, eu recomendo a Distro Brasileira BigLinux, vem com a interface KDE que é parecida com a do Windows também, e eles implementaram uma instalação simplificada do waydroid, que vai facilitar a sua vida, é possível achar o suporte a aplicativos android (waydroid) tanto pela central de controle quanto pela própria loja, onde eles tem um “waydroid biglinux”, deve nem precisar de terminal
Então, cara, é só seguir o passo a passo que deixei, você vai conseguir usar no X11 normalmente.
Olá! Entendi. Obrigado por responder. Eu não consegui ativar o adaptador wifi nele. Deu como sem internet. Por qual motivo? Conhece um tutorial para ativar internet, caso eu volte a testar. Grato.
Olá! Só consegui ativar o Waydroid com Wayland no Linux 22 Cinnamon. Não rodou com X11. Ele fica sem internet. Deu travamento após fechar a janela do Waydroid. Obrigado por ajudar. Abs.
se você reiniciou o computador e ainda não funcionou a internet do waydroid, tenta os comandos:
sudo systemctl stop nftables.service
e depois
sudo systemctl start iptables.service
e veja se resolve