Sobre o NixOS: o que ele tem de diferente na prática?

Acho o Nixos sensacional, o que atrapalha um pouco sua adoção por aqui, creio que seja a documentação, que apesar de a oficial ser muito boa, não existem muitos outros sites sobre a distro e não tem nada em português. Ou se tem eu nunca encontrei.

2 curtidas

Poderia me dar um exemplo?

*Sobre os diretórios

**Obs: Parece entrevista, haha… Só estou muito curioso mesmo e vou experimentar

1 curtida

Só existem 2 videos brasileiros , e um não soube nem instalar a distro e falou que não gostou.

Por exemplo,o /bin das outras distros é assim :

/usr/bin/bash

a do nixOS é:

/run/current-system/sw/bin/bash
1 curtida

Assisti um vídeo desses porém me parece que o vídeo é meio forçado, parece vídeo de atingir meta (aqueles que tem que postar toda semana pelo menos um vídeo), muito superficial

1 curtida

Recomendo o liquuid do canal DIstroHopper,ele usa linux a 20 anos e tem uma opiniao concreta do que seria “certo”.

1 curtida

Assisti um vídeo que ele fez do Nixos, e foi esse vídeo que atiçou minha curiosidade. O liquuid, inclusive, já disse depois disso que tem interesse em adotar o Nixos.

2 curtidas

pra mim foi o empurrão final.Assim como ele eu gosto muito do awesomeWM ,mesmo que agora eu não tiro mais o sway

1 curtida

Estou usando KDE Plasma no meu.

1 curtida

E ela será “user-friendly”?

1 curtida

Sim,pretendo fazer algo como o manjaro fez para o arch. So que pretendo fazer essa loja baseada na gnome software que eu acho que seria a mais facil para novatos.

1 curtida

Quer colaborar comigo não?

1 curtida

Ainda sou um programador novo.
Não sei se conseguiria ajudar com alguma coisa além do nix,fora que não sou uma pessoa muito ativa. Estou no momento estudando alguns livros de shell para criar meu próprio instalador.
Acho que o maximo que eu conseguiria ajudar é com alguma duvida sobre o nix,porque no minimo 4 horas do dia é eu mexendo nesse sistema.

Não sei se viajei, mas a cada “upgrade” o path do bash muda então?

1 curtida

Mais ou menos,nesse momento estou escrevendo um tópico como prometido.
Ele é possivel instalar varias versoes do mesmo pacote,sem precisar remover o antigo.
por isso o “current-system”

3 curtidas

O q é excelente! A vantagem é q não estará sozinho.

1 curtida

li e reli o TPC inteiro.

e não foi falado o diferencial do nixos em relação a outras.

o foco dela é segurança? personalização? adaptação ao hardware individualmente?

fiquei curioso! mas só encontro nos sites linux um verdadeiro “copiar e colar”. até o próprio site da distro não é claro em relação ao foco dela.

parece que tem que instalar em VM. não pode instalar direito no PC como distro única?

Pode,eu citei varias vezes que é minha distro principal…

teve citações minhas e do @Natanael.755

basicamente eu citei tudo no meu tópico de basico sobre o sistema…

3 curtidas

o diferencial dela é usar o gerenciador de pacotes nix, nixOS nasceu para o nix e tudo em volta dele.

2 curtidas

hum!
uma distro pra lidar com pacotes. e não pacotes pra lidar com a distro!

eu fiz minhas pesquisas e achei audacioso o “projeto”, de fazer “pacotes isolados individuais” sem precisar de dependencias. Eu entendi isso…

encontrei isso