Há algum tempo atrás, ao usar a Discover do KDE Neon, percebi que ela não localizava alguns pacotes Flatpak e diversos pacotes .deb. Sem saber o motivo, realizei o preenchimento de um chamado de bug.
Os pacotes Flatpak em questão não estavam sendo localizados porque a loja está indexando apenas termos traduzidos conforme a linguagem do sistema (e, convenhamos, quase ninguém pesquisa pelo GNOME Boxes usando o termo “Caixas” ou pelo GIMP usando "Programa de Manipulação de Imagens do GNU). Os desenvolvedores confirmaram e foram averiguar. Com relação aos pacotes .deb, descobri que não se tratava de bug ou falha, mas de uma decisão proposital: a indexação para diversos aplicativos .deb foi desabilitada.
Penso - algo reforçado por algumas conversas que tive em grupos do KDE Neon no Telegram - que esta decisão tenha sido tomada para reforçar a estabilidade devido à forma com que o sistema é montado e atualiza. Ou seja, levando em consideração o contexto que eu disse acima, de evitar “lutar” com a distro com relação ao empacotamento preferencial dos desenvolvedores, a preferência por pacotes Flatpak e Snap parece ser inerente ao Neon.
Com relação a “instalar gato por lebre”, não mencionei o Mint ou o Neon para correlacioná-los com o que tem sido feito no Ubuntu. Se você tentar usar um terminal para instalar quaisquer pacotes no Neon ou no Mint, receberá o que foi solicitado (o que nem sempre tem ocorrido no Ubuntu). Ou seja, não há “surpresa por baixo do capô” mesmo (ao menos por enquanto). Minha intenção ao mencionar essas distros foi apenas exemplificar que existem mais distros com preferências de empacotamento.
No mais, concordo com você no tocante ao que tem sido feito no Ubuntu, e inclusive critiquei algumas vezes aqui no Fórum. Não exatamente por conta da preferência dos desenvolvedores pelo empacotamento Snap, pois isso é uma decisão inerente à distro, mas por instalar pacotes diferentes daqueles que foram solicitados por comandos diretos sem que isso seja colocado de forma transparente.
P.S.: é bem possível que, na próxima mudança de base do Neon (que deve ocorrer este mês), o Firefox passe a ser um Snap, assim como é feito no Ubuntu 22.04 LTS.
Eu priorizo pacotes Flatpak (algo que mencionei ao analisar o Neon) e busco minimizar, ao máximo, a utilização do terminal. Não precisei digitar sequer um único comando em minha atual instalação do Neon em meses.
Mesmo conhecendo os comandos, prefiro a experiência de usar ferramentas gráficas, me aproximando ao máximo da experiência que tinha ao usar o Windows. Busco uma experiência bela, animada e memorável, para tirar o “tédio” de trabalhar em frente a um computador. E também gosto de experimentar o quanto o sistema é amigável para usuários novatos, pois assim posso determinar o quanto é adequado ao recomendá-lo a alguém. A experiência nessas lojas é muito importante para atrair novos usuários e eu tenho tido boa experiência com a Discover no KDE Neon.