Snap não é "compatível" com Kubuntu?

Olá pessoal, eu resolvi experimentar o Kubuntu por estes dias e me deparei com um problema com os snaps. Fiz a instalação do Spotify e o Vscode (em snaps) pelo Discover mas os atalhos não apareceram em lugar algum, então resolvi refazer a instalação pelo terminal e tb não não foram criados os atalhos. Isso é comum no Kubunto? eu tenho que criar os atalhos manualmente?

Às vezes fazer logoff ou reiniciar o sistema faz com que os atalhos apareçam no próximo login.

1 curtida

Sim… sim… eu fiz isso

esse tipo de problema acontece com snap’s, flatpak’s e appimage’s no kde. No gnome/xfce (que mais uso) nunca vi. De qualquer forma reporte o problema aqui Categories - snapcraft.io

1 curtida

Sim… Exato… eu já usei cinnamom e xfce… quando eu instalava “era normal” uma vez ou outra demorava para aparecer o atalho e então é só encerrar a sessão.

O incompatibilidade então tá na interface gráfica?

Não sei o que o kubuntu faz eu uso kde e praticamente todos os programas que eu tenho são AppImage e todos os atalhos ficam no menu, já no kubuntu não aparece nem forçando

1 curtida

Que distro você usa? @Natanael.755

Arch Linux, mas tô tentando voltar ao universo debian

2 curtidas

Não acho que o problema seja o KDE. A não ser que o problema seja apenas nas versões mais antigas do KDE, dependendo de qual versão do Kubuntu tu ta usando.

Estou usando o Fedora KDE, tenho o Spotify e Hydrogen instalados em Flatpak e os ícones apareceram no menu normalmente.

Acabei de instalar o Simplenote em Snap só para testar e o ícone apareceu no menu na mesma hora, nem precisei reiniciar a sessão.

Screenshot_20190829_180154

3 curtidas

Flatpak aqui foi normal tb… só não foi mesmo os snaps…

@Rogerio
Como pode ver o KDE é mais atualizado no Fedora, talvez o bug já tenha sido corrigido.

Como falei anteriormente, instalei o Simplenote em Snap pelo terminal, assim que acabou de instalar já estava no Menu. Ou talvez seja algum outro problema não relacionado ao KDE.

2 curtidas

Cara eu até to querendo mudar para o Fedora mesmo… mas as spins que eu testei aqui ficaram com um mair consumo de ram (em live e maquina virtual) do que outras distros. Mas eu vou instalar aqui pra ver se rola pra mim.

Aparentemente este problema já tem a um ano Snaps not in App Menu on Kubuntu - snapcraft.io

Eu já testei alguns snaps no Kde Neon para mim foi normal, atualmente eu uso flatpaks e appimages tudo normal tambem.

1 curtida

O meu Fedora, já com tudo o que eu uso instalado utiliza 750-800MB na inicializaçaõ.

Tu tem pouca RAM?

Porquê se tu tiver ao menos 8GB acho que não faz a menor diferença utilizar uma distro que consuma 500MB ou 1GB na arrancada, não vai fazer falta anyway.

O meu note é menos que 4GB :pensive:

Pessoal acho que descobri o problema! eu ainda não testei mas acho que é isso… o problema é que estou usando o zsh … aqui explica o problema ===> Programs installed via snap not showing up in Launcher - Ask Ubuntu

Até pode ser, mas a “culpa” ainda é do Kubuntu haha. Eu também to usando o ZSH e instalei o snap via terminal e o ícone apareceu. haha

2 curtidas

hahahahauha … acho que você tem razão cara… pois eu já usava o ZSH nas outras distros e tb não tive problemas com os snaps… só aconteceu isso no kubuntu :sweat_smile: