Os AirTags Da Apple são pequenos dispositivos que podemos aderir a qualquer coisa para rastrear. Ele funciona enviando dados esporádicos via Bluetooth com pouco custo energético, recebidos e repassados por smartphones, até alcançar o proprietário, que consegue identificar com relativa precisão a localização. Isso é muito útil para identificar a localização de objetos e filhos, mas também pode ser uma ferramenta para criminosos rastearem suas vítimas, ou detetives rastrearem suspeitos, como o Hank, do Breaking Bad, buscando incriminar o Fring.
Até o momento, a rede de rasteamento era compatível apenas com iPhones, mas segundo o portal 9to5Google, aparelhos com Android 6, ou mais recentes, silenciosamente estão se tornando compatíveis por uma atualização do Google Play Services. Segui o passo a passo do portal, mas não encontrei a funcionalidade em nenhum dos dois smartphones que temos em casa. Bastaria entrar nas configurações do sistema e buscar por algo similar à imagem abaixo.
Imagem: 9to5Google
Por lá, você também poderia rastrear seus AirTags e futuramente, até mesmo outros dispositivos similares. A ferramenta funcionaria melhor do que o aplicativo feito pela Apple para a plataforma, que só é ativada quado o usuário faz isso ativamente.
Isto converge com o rasteador bluetooth que a empresa vem desenvolvendo há algum tempo e provavelmente a ferramenta será expandida para acessórios de outras marcas.