Google desenvolve detector de distância de objetos Bluetooth para o Android

O Android pode estar recebendo uma nova função para o Bluetooth relacionada ao desbloqueio de tela do smartphone pela aproximação de um smartwatch cadastrado, que também é capaz de ajudar a localizar acessórios. Esta novidade remete à tecnologia UWB, amplamente adotada pela Apple e que começa a aparecer também em dispositivos Android.

O que é o UWB

UWB, ou ultra wideband é uma tecnologia desenvolvida nos anos 60 pelo departamento de defesa norte americano, que utiliza pulsos magnéticos para comunicação via rádio em curta distância, e permite a transferência de dados em maior velocidade, com menos impacto por interferências, além de permitir a localização precisa de dispositivos conectados, como se fosse um radar.

Com o UWB, você nunca mais perderá seus fones de ouvido, mas ele também é bastante útil em controle de estoque e outras tarefas de organização e automação. A tecnologia está presente em aparelhos da Apple desde o Iphone 11, sendo esta a marca de smartphones que mais explora o seu potencial, mas também integra aparelhos Android, como o Samsung Galaxy S20 e o Pixel 6 Pro.

Um “Radar” Bluetooth para desbloquear a tela do celular

Entretanto, o Google parece querer dar uma sobrevida ao Bluetooth, pois já adicionou ao AOSP, o código-fonte de uma função para o Android que utiliza o indicador de força do sinal Bluetooth para detectar a distância de um objeto.

Com o “novo poder” do Bluetooth, não é possível saber exatamente onde estão seus fones, mas ao menos ele informa se está perto, pois sua habilidade é restrita a determinar se o objeto está a uma distância maior ou menor do que 1 metro.

O módulo de Bluetooth do sistema Android só é alterado em atualizações maiores, portanto devemos ver a função de detectar a distância de dispositivos Bluetooth apenas no Android 14. Mas para que exatamente isso vai servir?

Aparentemente esta tecnologia vai dar as caras no desbloqueio de smartphone pela aproximação do smartwatch. Atualmente, o desbloqueio utilizando relógios inteligentes não é seguro, pois o smartphone pode ser desbloqueado sem senha quando o smartwatch está conectado, mesmo que não seja o dono utilizando o celular.

O Android 13 adicionou a API Active Unlock ao Smart Lock, uma segunda camada de segurança para o desbloqueio de tela por smartwatch, que exige que o usuário vista e desbloqueie o acessório. Com o medidor de distância, certamente esta forma de autenticação ficaria ainda mais segura.

Fonte

5 curtidas

Ótima noticia.