uma boa distro seria o Fedora
Ele é bem chato de passar pra usb também e é meio limitado quando eu fui usar ele na máquina virtual.
Qualquer resposta além desta é apenas opinião ou gosto pessoal. A resposta acima é um fato e quando descobri isso a uns anos atrás, larguei do XFCE e migrei para o Gnome.
E vou um pouco além após testar diversas distros, hoje tenho em máquinas virtuais apenas por curiosidade ou para inspecionar algumas funcionalidades da perfumaria.
Na prática todas as distros são iguais com apenas algumas mudanças que nada mais são do que “perfumarias”.
Por exemplo:
- Arch com Gnome
- Fedora com Gnome
- Ubuntu com Gnome
…..
Você com algumas customizações tem o mesmo ambiente, ou seja, não muda nada, com excessão do AUR do Arch, o que muda é apenas o gerenciador de pacotes, que na pratica tem a mesma funcionalidade ![]()
*Algumas mudanças que ainda não repliquei nas outras distros
Eu como gosto de fazer debloat e ter um sistema mais clean, instalo nas máquinas virtuais a distro e vou em alguma IA e solicito os apps que quero remover e peço o comando pronto, tenho alguns ajustes de arquivos errados apenas para arrumar e deixo o sistema com a mesma personalização dos outros se quiser.
para usar em VM use o .iso
https://builds.kolibrios.org/en_US/latest-iso.7z
Qualquer distro que use algum *box coml ambiente padrão.
Esses são ambientes bem minimalistas em recursos e você apenas coloca o que realmente quer.
Eu também fui por isso, mas principalmente porque eu queria usar o Wayland, e para o XFCE vai demorar.
Sem dizer que ainda tem projetos como DistroBox.
É…, é bem bacana como o tópico se desenvolveu e as várias dicas, mas ficar enxugando o consumo de memória ao ponto de usar esses sistemas mínimos é perda de tempo se alguém tem 4GB ou mais, e ainda mais se usar SWAP. Mas, é claro que cada um usa o que quiser ![]()
Fato, depois de muitos anos usando o XFCE cheguei nessa mesma conclusão, as DEs atuais melhoraram bastante, tanto KDE quanto Gnome. Minha máquina, por exemplo, roda o KDE muito mais suavemente que o Cinnamon, e mais estável também. Mesmo vale para o XFCE. Antigamente até fazia sentido, o Gnome era bem pesado e o KDE instável, mas isso mudou bastante.
Até no meu notebook antigo que ainda me serve de backup o Gnome roda melhor que outras DEs, com um i3 de terceira geração lerdasso e ancião.
Uptime do meu notebook Debian 13 com KDE:
uptime 14:52:55 up 22 days, 12:02, 2 users, load average: 1,56, 1,44, 1,15
Nunca fica lento, raramente preciso reiniciar, abro a tela e tá sempre pronto. XFCE e Cinnamon sempre me deram instabilidades na hora de voltar do sleep, principalmente em sistemas Ryzen, em Intel funcionam melhor mas as vezes demoram um pouco. KDE e Gnome é basicamente instantâneo.
Isso que ambos meus sistemas aqui estão em versões antigas do KDE, que julgo um pouco bugadas ainda. O Ubuntu 24.04 usa o KDE 5. alguma coisa que é bem inferior as versões novas. O Debian 13 tá na 6.3 que é bem melhor, mais rápido e estável.
Gnome ficou muito melhor depois da versão 42 e o KDE do 6 pra frente, antes era terrível.
Eu já testei o GNOME mas eu sempre achei ele muito redondinho, não satisfez minha paixão por ambientes feios e datados, agora to com o XFCE e um tema provisório usando o mint dark red, quando der eu procuro mais ambientes e experimento eles.
Off topic mas eu levei um susto do ■■■ com o jeito que o gmail me apresentou a sua resposta como e-mail:
desculpa por usar palavrão eu ia usar pt mas o forum bloqueou
Rapá se falou taum bem do Gnome que até me deu vontade de dar uma chance pra ele.
Depois te testar várias distribuição Linux, acabei ficando com a Deepin.
Leve atualização inteligente, interface limpa e moderna, lembra o IOS.
Configuração do notebook Celeron 2.1 mghz e 2gb de Ram.
Rapaz, você com essa máquina procurando leveza?!
Tenho um ThinkPad x230, só 8gb que rodou bem GNOME 49; XFCE e LXQT.
Das opções “prontas" que lido, que são leves, são as com XFCE (você escolhe distro) e o Lubuntu (melhor distro LXQT “pronta").
Fiz um desk básico, pra mulher estudar, com Kit mini-ITX de Celeron 841, 8GB RAM, SSD 120GB e gabinete mini, rodando lindo o Lubuntu 25.10.
Muitos falaram de distro para confs modestas, ao meu ver, elas atendem todos os disponíveis, só precisa adaptar o fluxo de trabalho.
Paz e bem ![]()
Um ponto que posso citar que leva a quem busca “leveza" são os serviços que rodam para completar as DE’s comuns (GNOME e KDE).
Máquinas modestas eu tenho perda de desempenho e IOPS por agentes como tracker3 e outros relacionados a calendarios e congêneres, muitas vezes sem uso real.
A ida pra XFCE e LXQT acaba sendo por esse serviços que " engessam” DE’s.
Um projeto bacana que já usei é esse
Mas muitas vezes preciso de algo “pronto", daí entra Lubuntu, Xubuntu, Debian XFCE, Linux Mint XFCE.
Legal heim! Qual é esse Wm?
Salve, @Ultimate_Quack
Segundo minha experiência pessoal – usando até 12 distros Linux ao mesmo tempo (dualboot / multiboot, baremetal), ao longo de 9 anos – o DE ou WM faz muita diferença, para obter um SO mais “leve” ou mais “pesado”.
No entanto, mesmo usando só 1 DE – no meu caso, sempre KDE Plasma – a diferença entre distros pode ser muito grande.
Usando sempre KDE Plasma, a distro mais “pesada” pode usar 41% mais RAM do que a mais “leve”:
Não leve esses números muito a sério, pois eles podem mudar muito, 6 meses antes ou 6 meses depois. – Os softwares (e os SOs) estão sempre mudando. – Às vezes ficam mais pesados; outras vezes tornam-se mais leves.
Veja que 2 versões do PCLinuxOS podem apresentar uma diferença de +19% no uso de RAM.
Além disso, basta abrir 1 navegador, para o uso de Memória RAM disparar. – Me parece que isso não é problema para você, já que você tem bastante RAM (16 GB). – É o meu caso, também. Faço esses registros, apenas para “ver” as diferenças entre as distros que instalei.
Enfim, essas distros não estão “Out of the Box”. – O Arch e o Void, foram “construídas”, por isso têm apenas o que eu quis instalar. – O Fedora, openSUSE, Debian, Mageia, vieram bem mais “inchadas” (bloated), e fui eu quem removeu / desabilitou todos os “serviços” que pude remover.
Por exemplo, eu sempre removo ou desabilito a “verificação de atualizações” – pois acho horrível, receber “notificações” 3 ou 4 vezes por dia, como se o mundo estivesse para se acabar. – Verifico manualmente, 1 vez por semana, em geral aos Domingos; e atualizo tudo de uma vez.
Também removo / desabilito / não instalo o “Personal Information Management” (PIM), que torna o KDE tão “pesado” no Fedora, openSUSE, Debian, Mageia etc. – Mesmo assim, a diferença entre as distros é grande, devido a outros “serviços” que cada uma instala por padrão.
Dou valor aos serviços de manutenção de Snapper + BtrFS do openSUSE – mas não me conformo com os “serviços” que rodam no Debian – e que ainda não consegui identificar / desabilitar / remover.
Também desabilito a “indexação” de arquivos do KDE Plasma – há 9 anos – e isso nunca afetou minhas buscas, simples ou avançadas.
E assim por diante. – Fazendo distro-hopping, você terá oportunidade de chegar a suas próprias conclusões.
Até a semana passada, eu tinha confiança em instalar um Debian “mínimo”, usando a ISO Netinstall. – Fui verificar, e percebi que “não é tão simples”, nem tão fácil. – Já fiz várias instalações do Debian via ISO Netinstall… e o resultado nunca foi o que imaginamos.
O “mínimo” do Debian já é “bloated” (ao contrário do Arch, Void, ou do MX Linux) – e se você usar o Menu do Tasksel para instalar o KDE, ou outro DE / WM, eles também virão “inchados”.
Entre o Devuan, o LMDE e o MX Linux, este último é o mais “leve” e “desinchado”. – Até uns 6 meses atrás, ele estava entre minhas distros mais “leves”. – Mas ainda estou usando o MX Linux 23 “LIbretto”, de 2023 (e não o MX Linux 25, lançado agora).
Ainda mais “leve”, é o antiX – o “parceiro” do MX Linux, que usa gerenciadores de janelas (WMs). – Não me atrai, porque achei muito trabalhoso, e muito chato, para configurar atalhos / usar atalhos de teclado o tempo todo.
Se você quer um DE “antigo”, “old time”, “datado”, existe +1, que ainda não vi os colegas citarem: – O Trinity, ou TDE:
É um fork do “KDE antigo”. – Site. – Youtube. – Wikipedia. – Google. – Distrowatch.
O Distrowatch não cita o PCLinuxOS Trinity. – Site e download.
Não recomendo, se você quiser tudo “mastigado” e pronto para usar, sem dificuldades. – O PCLinuxOS não é “mamão com açúcar”.
Entre os gerenciadores de janelas (WM), lembro sempre do Window Maker, feito por um brasileiro, muito tempo atrás. – Duvido que seja “o melhor do universo” (nem sei como está hoje, pois nunca usei) – mas talvez tenha aquele aspecto “antigão” que você deseja:
Sucesso na sua busca!
Openbox amigo
Acho que uma boa opção é o LinuxLiteOS.
É baseado no Ubuntu com XFCE.
Eu tenho um antigo AMD E-350 com 8GB rodando ele.
Muito bonito este tema ai do openbox, queria ele configurado para o Qtile, mas só de ter que configurar cada detalhe já faz ele ficar feio….![]()
PS: Mas já salvei aqui, porque sei que uma hora ou outra vou configurar.
Eu também já usei o Gnome por um bom tempo. Acabei dando uma passada no KDE Plasma, que é muito bom, mas tem coisa demais, e acabei me fixando no Openbox, onde fiz um ambiente com as características que gosto e com as coisas que adoro usar.
E isso está muito estável. Estou há 30 dias sem reiniciar o sistema.