Síndrome da leveza

Recentemente eu comecei a usar de volta o Linux e caí numa toca de coelho, não consigo mais parar de fazer distro hopping pra conseguir achar um sistema mais minino e pequeno possível, ainda tendo suporte completo da drivers.

Já testei Linux Mint, e agora tô com a versão Debian Edition dele, dei umas testadas nele com o i3 mas não me acostumei em usar teclado pra fazer coisas básicas, agora tô testando o XFCE.

Alguém aí me recomenda algum sistema leve (não só em tamanho, mas sim em recursos) que seja usável hoje em dia e que não dá muita dor de cabeça em configurar?

(Por favor não venham com arch nem gentoo :sob::sob:)

Atualização: meu humilde setup atual:

04:42:59 quack@quack ~ → fastfetch --logo none
quack@quack
-----------
Kernel: Linux 6.12.57+deb13-amd64
Uptime: 1 hour, 13 mins
Packages: 3957 (dpkg), 19 (flatpak), 11 (snap)
Shell: bash 5.2.37
Display: 1600x900 @ 60 Hz in 20" [External]
DE: Xfce4 4.20
WM: Xfwm4 (X11)
WM Theme: Default
Theme: Xfce [GTK2/3/4]
Icons: Tango [GTK2/3/4]
Font: Sans (10pt) [GTK2/3/4]
Cursor: Bibata-Modern-Classic
Terminal: GNOME Terminal 3.56.2
Terminal Font: DejaVu Sans Mono (10pt)
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-2600 (8) @ 3.80 GHz
GPU: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller @ 1.35 GHz [Integrated]
Memory: 3.07 GiB / 15.51 GiB (20%)
Swap: 0 B / 7.81 GiB (0%)
Disk (/): 93.76 GiB / 107.99 GiB (87%) - ext4
Local IP (enp2s0): 192.168.0.105/24
Locale: pt_BR.UTF-8

04:43:00 quack@quack ~ → 

4 curtidas

Cara, acho que usável e moderno, sem ter que configurar, o Mint/LMDE é o melhor que você vai conseguir. Talvez um MX Linux ou AntiX mas faz uns anos que não uso então não sei como eles tão, mas são um pouco menos out-of-the-box que o Mint. O XFCE já é bastante leve, mas tem também o LxQT. Eu sinceramente não recomendo ficar trocando de DEs no Mint, ele é muito dependente da interface gráfica que vem por padrão e essas mudanças tendem a deixar o sistema um pouco instável. Tenta o Debian puro que é mais agnóstico nesse sentido, dá pra trocar interfaces com o tasksel numa boa, só ir removendo o lixo que fica para trás. Outra dica é instalar os pacotes apt com o argumento –no-install-recommends para puxar menos coisas. Cuidado também com os arquivos na pasta .config do home, podem interferir deixando a aparência toda bagunçada. Faz uma cópia .old dos arquivos e deleta as configs específicas das DEs/WMs etc a cada troca.

Tem sempre a rota das VMs, faz uma máquina com Debian base sem interface nenhuma e deixa sem mexer, aí você só precisar ir clonando ela com cada DE que estiver afim de testar, assim dá menos trabalho. É bem mais eficiente que ficar testando em bare metal ou sistema de produção e correr o risco de quebrar tudo toda hora hehe.

4 curtidas
2 curtidas

:call_me_hand:

Qualquer distro hoje tem praticamente o mesmo suporte de drivers. Agora, se você quer minimalismo, não há como fugir das distros bases, como o Arch.

Outras opções seriam o Debian (netinstall), OpenSUSE e Fedora. Das opções de desktop, o XFCE é uma opção boa, ou o LXDE, a não ser também algum TWM.

1 curtida

Não é a primeira recomendação pra muita gente, mas já tentou o Puppy Linux? E vc até onde sei escolhe a base.

Mais leve que o Lubuntu acho meio difícil, não precisa nem de 1gb de ram pra rodar.

2 curtidas

Uma pergunta extremamente importante: quanto de memória tem sua máquina?

Gnome e Kde Plasma possuem a melhor gestão de memória e processador, para se ter o mínimo possível de programas instalados, é possível usar o netinstall do Debian, instalando o mínimo do ambiente gráfico, depois instalando apenas os programas que deseja.

Cuidado com mitos de que LxQt e Xfce são mais indicados para máquinas com poucos recursos. Eles podem iniciar com pouco consumo de hardware, mas só de abrir navegador e 1 aba, chega a consumir 1.5gb de memória.

6 curtidas

Estamos juntos nessa síndrome! :sweat_smile:

Tô testando uma instalação enxuta do Debiam com o Sway por enquanto tô curtindo. Até que está sendo bem mais fácil de instalar que eu imaginei.

Versão bem leve é com o Alpine Linux, relativamente fácil de instalar com o xfce. Mas se vc usa wireless a instalação fica bem mais complicada. Os drivers de wi-fi não estão mais na iso de instalação. Um dos motivos de eu voltar a usar o Debiam.

Outra Distro leve e enxuta e o Void Linux, se vc baixa a live iso com Xfce instala tranquilo.

3 curtidas

Outra distro bem leve é o Salix, baseado no Slackware e foca em simplicidade, velocidade e estabilidade.

Eu iria de Alpine ou MX Linux

Eu vou testar o Debian netinstall agora, no caso assim que eu achar meu pendrive, se conseguir eu volto com os resultados.

Por algum motivo os links de download torrent dele me retorna em pleno texto kkkkkkkk:

Já testei o MX e não curti muito a interface dele (esqueci o nome agr)

Um pequeno aviso q eu tenho meio que uma paixão por ambientes de trabalho extremamente feios e datados, tipo uns bem asquerosos mesmo parecendo que saíram de 1998 num documentário sobre programação sobre como usar um daqueles PCs obscuros pra empresas, tipo o MaXX:

Sparky Linux com Desktop Environment (CDE)

1 curtida

Achei ele bem pastel mas vou testar :+1:

Essa cheguei a testar por curiosidade, mas acho que não deve ser nada pratico de usar hoje em dia.

2 curtidas

Opa, boa noite @Ultimate_Quack! Os colegas já te deram várias dicas, vou tentar te ajudar levando em consideração alguns cenários diferentes:

Baseado nas suas configurações, com certeza você não precisa de uma distribuição extremamente leve. Você pode usar as DE mais pesadas e com mais recursos (GNOME ou KDE Plasma) sem problemas. Algumas opções seriam:

• Linux Mint (Cinnamon)
  • Zorin OS Core (Gnome)
  • Ubuntu (Gnome)
  • Kubuntu (KDE Plasma)
  • Fedora Workstation (Gnome)
  • Debian (Gnome ou KDE Plasma)
  • OpenSUSE (Gnome ou KDE Plasma)

Levando em consideração que seu estilo é minimalista e você quer um sistema que seja fácil de instalar, use poucos recursos e seja fácil de operar (você já testou window manager e não gostou) usaria distros que utilizem o XFCE ou o LXQT como DE:

• Linux Mint (XFCE)
  • Xubuntu (XFCE)
  • Lubuntu (LXQT)
  • Debian (XFCE ou LXQT)
  • OpenSUSE (XFCE ou LXQT)
  • MX Linux (XFCE)

Se você é entusiasta de utilizar distros muito leves (mas não tão “pronta entrega” quanto aos citados anteriormente) você pode tentar distros voltadas para leveza extrema, mas lembre-se que isso vai custar a você outros pontos como comunidade não tao grande quanto de outras opções no mercado e ajustes para ficar funcional pra você:

• AntiX Linux (IceWM)
  • Bodhi Linux (Moksha)
  • Puppy Linux (JWM)

Agora se você quer leveza extrema pra tentar ressucitar alguma equipamento extremamente antigo ou fraco:

• Tiny Core Linux (FLWM)

Os sistemas que tem aparência de Windows 95/98:

• AntiX Linux (IceWM)
  • Puppy Linux (JWM)
  • Tiny Core Linux (FLWM)
2 curtidas

Não conhecia essa não. kkkkkkk @tijolaum

1 curtida

somente para conhecimento,
tem o Kolibri, ele cabe em um disquete 1.44mb
mas nao seria linux

2 curtidas