Mantenha seus arquivos sincronizados entre dispositivos sem depender de serviços da nuvem com Syncthing, um aplicativo gratuito e de código aberto!
Seria possível usar o Syncthing para copiar automaticamente fotos/vídeos do celular para o PC? E ter o PC como sendo um backup?
Se for possível, o PC precisa estar ligado 24h/dia, ou posso fazer o backup apenas quando ligar o PC? De forma automatica, quando ligar o PC ele já reconhece o celular na mesma rede wifi daqui de casa e sincroniza os arquivos.
Sim, é possível. No meu caso eu sincronizo celular com PC via Syncthing, e o PC com a nuvem via pCloud.
Você consegue de ambos os modos, mas se prefere apenas quando ligar o PC, basta adicionar o Syncthing aos programas que iniciam com o seu sistema.
Sim. Desde que o aplicativo do Syncthing esteja aberto no seu celular nesse momento.
Essa sincronização, caso eu perca os arquivos do celular, vai deletar no PC também? Isso que fiquei em dúvida, o interessante pra mim seria tipo backup mesmo, deletar no celular e continuar com os arquivos no PC.
Por padrão, sim. Mas dá pra configurar pro Syncthing ignorar exclusões no PC.
Explicações de como fazer isso:
https://docs.syncthing.net/advanced/folder-ignoredelete.html
https://www.reddit.com/r/Syncthing/comments/dy6o6p/how_does_ignoredelete_work/
Não conheço esse aplicativo específico:
O que posso falar, é sobre “sincronização em geral” – usando rsync.
Por “padrão”, uso “deletar no backup o que foi deletado na partição de origem”.
Quando criei novas partições “de origem” – vazias! – mudei os nomes das partições antigas, no Backup:
Warehouse - renamed to Warehouse_X
Sites - renamed to Sites_X
Works - renamed to Works_X
Desse modo, o backup das novas partições (vazias) não causaria destruição de mil arquivos nos antigos backups.
Não sei se expliquei direito.
Resumo: - Renomeando os antigos backups, eles não serão deletados pelos (novos) backups.
Show vou olhar os links.
Entendi como sendo um segundo backup, não sei se foi essa a intenção. Mas de qualquer forma abriu a cabeça para uma nova possibilidade. Acredito que não seria o mais prático pra mim, mas deixo guardado na gaveta do conhecimento.
Concordo com a sua conclusão.
A verdade é que eu não foco em nenhum “aplicativo” – mas, sim, “no que irá acontecer” – independente de qual seja “o aplicativo”.
(No fundo, não é “o aplicativo” – nem suas “opções” – o que importa. – O que importa, é o resultado que você quer obter… e isso depende de você deixar de ficar “dependente do aplicativo”… e se tornar “senhor do que de fato quer que seja feito”).
Tem como usar a pasta “Downloads” do android como padrão para sincronizar? Pra mim fica bloqueado dizendo que para minha privacidade eu não posso utilizar ela, mesmo ativando a opção de utilizar qualquer pasta no Syncthing no celular