Só no Arch que aqui tem esse erro, nas demais distros sempre funcionou muito bem e rápido.
Saiu o Plasma 6.5 no Opensuse TW, acabei de atualizar.
![]()
Alguma diferença de performance?
O que tem de novo?
Então pode ser algum erro aqui nas configurações de internet, vou observar aqui antes de mudar os mirrors de vez.
Pode ser impressão, mas me parece um pouco mais fluido. Talvez só efeito placebo.
Quanto às novidades, ainda não notei muita coisa.
Mas está muito bom. Continua muito bom. ![]()
Pode ser diferença “geográfica” – porque além do “espelho” em si mesmo, as coisas também dependem dos “troncos” inter-regionais:
O que é bom no eixo Curitiba-SP-Brasília, pode não chegar tão bem em Sergipe.
A velocidade Brasília-Manaus (espelho da UFAM), por exemplo, costuma ser bem menor.
Chegou o Plasma 6.5 no Arch, Hallelujah !
É gente, vou ter mesmo que mudar os mirrors, este da UFPR não funciona pra mim…
*edit - já tirei o repositório da UFPR. (aparentemente resolvido???)
Atualizado!
Quais as principais novidades do plasma? Eq tô ARCH Gnome msm.
Dê uma olhada no anúncio da versão: Plasma 6.5 - Comunidade KDE
Mas em resumo: o sistema ganhou aprimoramentos visuais, como os cantos arredondados na parte inferior; também recebeu melhorias no tema escuro, e agora vc pode mudar de claro para escuro de maneira automática. Algumas melhorias de performance, que prometem economizar recursos de GPU e diminuir o consumo de energia em tela cheia… A pesquisa no KRunner foi aprimorada e outro destaque é a possibilidade de fixar itens na janela de transferência.
Legal, eu tinha raiva msm daquelas bordas quadradas do Breeze, kkk, só não volto pro Plasma pq sempre acabo me distraindo com alguma config ou customização, por isso voltei pro Arch Gnome… Mas mt legal, vlw!
Eu me estressei pq não consegui instalar os drivers da Nvidia no Debian kkkkkkkkk… então é melhor eu nem instalar o Arch
Acho que é inevitável sair do arch e depois não voltar correndo para ele por algumas vezes, passei uns 3 anos usando arch e no meio tempo migrando para outras, mas sempre acabava voltando, só não voltei mais quando dei uma chance a fundo para o Fedora.
Legal MN, eu já usei o fedora tbm, mas pra mim, a forma Q o Arch funciona faz mais sentido, até pq, eu posso instalar só oq eu preciso…
Depois dessa minha postagem, instalei o Arch…. Kkkkkk… e quer saber, o archinstall realmente facilita muito as coisas. De cara já achei os pacotes mais organizados que no debian… por enquanto não adicionei nenhum repositório e não tive necessidade de usar o AUR ainda. Vamos ver onde isso vai dar… may the force be with you! Obg pelo tópico, que acabou me estimulando a entender pq tantos gostam do Arch!
Hoje tbm voltei pro arch, arrumei uma g210 ainda e fora a dor de cabeça no debian(a 13 ainda não supera a 8 nos bugs, por mais que nenhuma versão a partir da 8 saiu boa o suficiente)
Driver da nvidia no aur não deu dor de cabeça no kernel current, e o last satisfatoriamente sem gerar crashs, e nenhum congelamento aleatório.
Arch superou o debian em tudo pelo visto
Bem vindo ao mundo do Arch BTW @sr_llucas, kkk
E tu tbm @ruanelivelton18, bem vindo de volta.
Aproveitando, ontem voltei pro hyprland tbm, ainda to arrumando os dotfiles, se quiserem dar uma olhada, ta aqui:
github.com/Henriquehnnm/dotfiles
Eu estou no Arch desde Julho e não pretendo mudar de distro. O Arch me atende muito bem.
Passei quase um ano no Arch.
Migrei para o Pop_OS a uns dias mas não sei por quanto tempo, estou com muita vontade de voltar pro arch kkkk
Enfim, esse fórum não e destinado a julgar a distro do outro