Silenciosamente Gnome 50 e Wayland prenunciam uma nova era

O GNOME 50 marca o fim de um longo ciclo de migração para o Wayland, removendo o código de suporte ao X11 e dependendo exclusivamente do XWayland para qualquer necessidade de compatibilidade remanescente.

Embora o Wayland tenha sido a sessão padrão do GNOME desde 2016, o X11 ainda persiste no código-fonte. Recentemente, dois pull requests (PRs) foram mesclados, removendo completamente o código do X11 tanto no Mutter, o gerenciador de janelas e compositor padrão do GNOME, quanto no próprio GNOME Shell.

Com essas medidas, o GNOME encerra um dos capítulos mais longos da história dos desktops Linux. Com o lançamento da versão 50, prevista para março de 2026, ele deixará de oferecer suporte à sessão nativa do X11, fazendo do Wayland o servidor gráfico padrão.

Mas essa remoção não significa que os aplicativos X11 desaparecerão, longe disso. O XWayland permanece totalmente compatível, funcionando como uma camada de compatibilidade que permite que os tradicionais aplicativos X11 rodem dentro da sessão Wayland.

Essa mudança é uma evolução necessária. Ao aposentar o X11, o GNOME poderá se concentrar inteiramente no Wayland, especialmente em áreas como escalonamento fracionado, HDR, gerenciamento de cores e manipulação de entrada, etc.

Quais são as implicações práticas para os usuários e distribuições? Se você depende de rodar o GNOME em uma sessão Xorg/X11 (ou seja, não no Wayland), é provável que isso se torne não suportado (ou, pelo menos, não será mais o padrão) com o GNOME 50.

Caso utilize aplicativos que funcionam apenas com o X, ainda há o XWayland, pois a migração não elimina essa camada de compatibilidade. Para desenvolvedores de extensões, gerenciadores de janelas ou ferramentas que que dependem daquele, é hora de testar a compatibilidade com o Wayland ou planejar estratégias de fallback.

No final, pode-se dizer que o futuro do GNOME é Wayland — e com o GNOME 50, esse futuro finalmente chegou.

10 curtidas

Acho que não tem volta, mas vários aplicativos não funcionam bem no wayland.

Pode ser um tiro no pé

Saí do gnome para kde, e não me arrependo. Uso o x11 no Kde.

3 curtidas

Rustdesk e alguns que não no momento.

No rustdesk quebra a visualização.

Tem outros de configuração.

Chrome também via flatpak tem um bug ao minimizar.

2 curtidas

Uso o RustDesk diariamente para acessar clientes. Já testei com Ubuntu 24.04, 25.04 e 25.10, Kubuntu 25.04 e 25.10, nunca tive problemas em nenhum desses, funciona perfeitamente. Anteontem tive problema com driver de Nvidia no Kubuntu, que deixou o a splash screen congelada, mas consegui resolver. No Gnome nunca deu problema.

2 curtidas

Aqui tive problema no Wayland , vou testar novamente.

Contudo foi KDE wayland.

3 curtidas

Eu por enquanto estou ansioso esperando o XFCE para Wayland, funcional sem ter que fazer gambiaras.

3 curtidas

Até hoje, não fizeram um Conky 100% Wayland.

Ele precisa do XWayland para funcionar ok.

4 curtidas

Mas funciona direitinho. :grin:

Não acredito que algum dia ele seja portado pra Wayland.

2 curtidas

O único problema que eu lembro ter percebido com Wayland foi com softwares de screenshot, coisa que uso muito, mas isso logo se resolveu.

2 curtidas

Depende. No Gnome Wayland, ele até funciona, mas não persiste em todos os workspaces, como deveria ser.

Ja no Plasma, ele fica aparecendo naquele Overview dele. Se você não usa o Overview, beleza, dá pra conviver com isso.

E no meu caso, fui para o Xorg nem por causa do Conky, mas sim por causa do VMware, que não funciona direito no Wayland.

2 curtidas

Aqui ele funciona direitinho.

3 curtidas

Na minha experiência com o Plasma, quando eu ia no Overview, o Conky estava lá, como se fosse uma janela.

E desisti do Conky por causa disso.

2 curtidas

o conky funcionou em x11 e wayland, mas com o conteudo diferente, senao ele nao consegue renderizar, ficando sem conteudo,
o visual pode mudar, se quiser janela, ele faz,
se quiser grudado no desktop, ele faz, somente ir configurando

2 curtidas

Como pode ver, o meu não está como uma janela.

1 curtida

Dos meus programas, o único que não funciona é o Universal Android Debloater (uma GUI para remover pacotes do Android). Como eu já limpei meu celular, não devo precisar agora, mas caso precise eu instalo alguma outra interface só pra isso (como o i3).

Eu pretendo continuar com Wayland, funciona muito bem pra mim.

2 curtidas

Parcialmente verdadeiro. Esperamos que até o lançamento isso seja realidade, mas no momento não é bem isso.

1 curtida

Fiz questão de instalar uma VM para mostrar. Ali, o Conky sendo exibido como uma janela no Overview do Plasma (Win + W).

Porém, testando um pouco mais, isso também ocorre no X11. Parece ser algo do Plasma mesmo. O que é uma pena, pois o Conky é bem útil e esse Overview é bem prático para organizar as janelas em diferentes áreas de trabalho.

1 curtida

foi o autor que disse. não, eu. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Eu não tenho mais paciência com o conky, mas com certeza isso pode ser resolvido.

Acho que isso é só configurar. Colocar fundo transparente.

2 curtidas