Acho q já resolveram uso aqui a versão flatpak no arch com plasma e o guest um debian com plasma tmb usando flatpak os dois no wayland, sem problemas.
Cara, o wayland nao oferece posicionamento da janela, sendo assim qualquer aplicativo que precise controlar o posicionamento de suas janelas nao conseguirá em wayland. Conheco casos de portagens de x11 para wayland que foram abortadas por impossibilidade tecnica.
Alem disso wayland nao permite reprogramacao de teclado, entao aplicativos de kiosk e prova on line que bloqueiam teclas globalmente para evitar que o candidato troque o terminal, ou tire uma impressao de tela, abra um shell etc, nao vao funcionar em wayland simplesmente porque este nao toma conhecimento do teclado globalmente.
Enfim tem muita feature que o wayland simpleamente nao implementa. Quero ver como eles vao resolver isso.
Wayland fez isso por segurança, qualquer app poderia saber quais teclas você está pressionando a qualquer momento, mesmo que esse aplicativo sequer tenha uma interface. Custos por segurança…
Nestes posts sobre wayland só vejo pessoal abordando as coisas que o Wayland não faz, mas nunca vejo pessoal comentando dos benefícios que o wayland trouxe para o linux, no meu caso sempre destaco a fluidez, coisa que percebi no segundo que inicie a primeira sessão com wayland, Pora no Xorg quando eu ia aumentar o volume pelo teclado do meu notebook tinha um delay gigantesco que me dava agnoia
Acho que melhorou, contudo é menos flexível.
Não tem chance de contornar um problema.
Eu nao disse que foi por seguranca, que foi certo, que foi errado, que foi lula ou que foi bolsonaro, pois nao entro em fla x flu e muito menos tenho servidor grafico de estimacao, seja ele x11 ou seja wayland.
Fato eh que existem aplicativos que precisam da funcionalidades que foram cortadas no wayland, entao eh impossivel portar esses aplicativos para wayland, e por vezes sao aplicativos que movimentam milhões de dólares,.
Entao retirar o x11 implicará que esses aplicativos nao poderão rodar sob gnome, ponto. Isso é fato.
E eu dei dois exemplos do ocorrido, como fato. É o mesmo que eu dissesse que o sol é redondo, é fato, nao da pra dizer que é quadrado, por mais que se tenha um time de futebol querendo dizer que é quadrado.
Enfim, esta no texto que escrevi, pura interpretação de texto, nao discuti meritos, como seguranca. O x11 tem extensões de seguranca que nao foram implementadas (ou que estao sendo agora) que mitigariam essas questoes de segurança.
Por outro lado o wayland pode se juntar com pelo menos kde e gnome (os dois maiores) para que as carracteristicas nao fornecidas pelo wayland seja implementadas como uma api estandartizada pelo free desktop, de forma que esse porte de aplicativos seja possivel.
Caso contrario, sera apenas um nicho, nao sendo adotados por ambientes que movimentam milhoes de dolares bem como os outros sabores de linux como openbsd e freebsd que ate hoje usam x11 e nao adotaram o wayland, pois privilegiam estabiIdade e compatibilidade…e olha que eles sao considerados sistemas mais focados em segurança que o linux, sem querer desmerecer qualquer sistema operacional, como disse nao tenho time de futebol.
Calma, perdão se pareci ser rude, não foi a intenção, estamos numa mesa de bar conversando, só quis mostrar meu ponto, que sempre nesses debates, ignoram tudo que o wayland fez e trazem 1 ou outro ponto que ainda (imagino eu) o wayland não resolveu
Imagino que o Gnome saiba disto e se fosse um forte ponto para eles, não o fariam, não me leve a mal, conversa de bar, mas se envolvesse muito dinheiro, alguém já tinha feito.
Não entendo o pessoal reclamando do Wayland, pessoal batendo pé pra usar um software de 1987 que teve seu ultimo lançamento em 2012. Podem pedir para que funcione melhor, que tenha as outras funções, mas tacar pedra?
Nao se trata de tacar pedra, mas de se excluir o x11 como foi feito pelo gnome, obrigando o uso do wayland, enquanto o wayland nao supre todas as funcionalidades que o usuario necessita.
Porque enfiar o wayland goela abaixo do usuario?
Porque nao deixar o usuario decidir ?
Entao nao reclamem se criticarem o wayland.
E os dois casos que citei sao softwares que movimentam milhoes de dolares sim.
Em um dos projetos eu estive inclusive diretamente envolvido e posso atestar, concursos publicos e vestibulares online onde a segurança é obrigatoria e a necessidade de remapear teclas é obrigatorio.
No outro é um software de CAD para eletrônica amplamente usado pela industria de automação e altamente especifico, nao tendo substituto.
Enfim
Dinheiro. É caro manter 2 servidores gráficos, e num ta batendo dinheiro lá pra isso. Enfim, já tomei minha saideira
não implementam hoje mas implementarão amanhã. os próximos 30 anos serão do wayland, se tudo isso. então há bastante tempo.
Em todo caso, o Ubuntu 24.04 terá suporte LTS estendido até 2034, ou seja, há praticamente 8 anos pela frente em que não é necessário trocar o sistema operacional e, portanto, não precisa trocar os demais softwares.
de onde vc tirou essa informação?
Por exemplo da empres onde trabalho a mais de 20 anos, nao posso entrar em detalhes aqui publicamente mas no caso do software CAD de automacao a informacao esta nos foruns de desenvolvimento da redhat se nao me engano, na briga entre wayland e x11. So pesquisar.
Para isso existe o layer shell (só que o gnome não implementa)
Isso deve ser feito via evdev ou com um front como keyd, o problema é que (de novo o GNOME pode deliberadamente ignorar)
Mas aí temos KDE, Hyprland, o Louvre e milhares de compositores WLRoots que vão rodar
Tipo isso aqui?
Pois é… muitos projetos de Software Livre estão enfraquecendo porque seus mantenedores mais antigos estão se aposentando. Aquela geração que fazia as coisas por puro amor ao projeto está diminuindo, e isso acaba impactando bastante o ecossistema.
O Software Livre como um todo está passando por uma grande transformação. Pode-se observar os inúmeros projetos novos que surgem e não duram muito tempo, muitos morrem antes mesmo de amadurecer.
Entre a galera mais nova, são poucos os que realmente mantêm um compromisso com a comunidade. E os que têm espírito colaborativo muitas vezes não aguentam a pressão. Afinal, não é nada fácil manter um projeto no qual você não recebe nada e ainda precisa lidar com uma enxurrada de cobranças e reclamações.
E olha o cenário: existe um mercado de milhões em volta disso tudo? Mas o pessoal do X.org está praticamente mendigando financiamento. No fim das contas, amor ao projeto não põe comida na mesa.
Não é uma questão de “X11 vs Wayland”. O fato é que o X.org está chegando ao limite, e felizmente temos o Wayland como alternativa em evolução.
E nem sou exatamente fã do GNOME, mas reconheço que eles estão no rumo certo: código mais enxuto, otimizações e foco na realidade atual.
Sobre o lance dos velhinhos, ontem mesmo estava vendo um vídeo do Linus Torvalds — ele já está ficando bem acabadinho. Aí me peguei pensando: como será o futuro do Linux quando ele resolver se aposentar.
Ao menos no caso do Linus, existe muita gente experiente que trabalha no desenvolvinente do kernel Linux, daí não é difícil achar quem possa o substituir.