[Shell script] Download e instalação de jogos

Desenvolvi um script que automatiza função de baixar e instalar jogos que estejam nos repositórios (compatível apenas com Ubuntu e Debian), bem como acessar jogos pelo navegador e páginas para download de jogos. É simples, porém é rápido e eficaz. Dúvidas, sugestões, elogios, fiquem a vontade para comentar!

Link para o script

Obs.: para instalação de jogos é necessário executar o script como su ou root.

Podia ter:
Launcher (Ankama e Steam)
https://launcher.cdn.ankama.com/installers/production/Ankama%20Launcher-Setup-x86_64.AppImage
Real Time Strategy (OpenRA)
https://www.openra.net/download/
battle royale (creative Destruction) API WINE
https://g91na.gdl.netease.com/creative_destruction_20200116.zip
Não tem um retorno para o menu anterior.

Eu até pensei em criar uma função assim, mas entendo que se o usuário escolher não sair do script após uma ação, então seria + útil oferecer o menu geral.

Este jogo tem no repositório do Ubuntu, coloquei alguns só para exemplificar. Todos são livres para analisar o script e adequá-lo a seus usos pessoais.

Desconheço do que se trata

Seria tipo uma nova opção no menu geral ou do wine?

Ankama Games é uma empresa francesa focada na criação de jogos MMORPG. Começou como agência de web, atualmente disponibiliza quatro jogos: Dofus , Dofus Arena , Wakfu e Fly’n .

Creative Destruction só roda pelo Wine (O do site) e no Proton (Steam Play) ficaria na opção do WINE em seguida abra uma sub categoria Battle Royale e então adiciona o jogo. ( Um jogo de batalha real (do Inglês: battle royale game ) é um gênero de jogo eletrônico que mistura elementos de exploração, sobrevivência, e procura de equipamentos e de armas, encontrados em um jogo de sobrevivência com a jogabilidade encontrada em um jogo de último sobrevivente.)

O OpenRA não esta no repositório oficial do Ubuntu pode verificar de novo. (https://packages.ubuntu.com/)

Então você colocaria no menu inicial uma categoria:
(Launcher) e colocaria o lançador do Dufus e Wakfu
Free to Play

Você não conhece a plataforma de jogos Steam da Valve? tem muitos jogos free e free to play.

Outra (Real Time Strategy) em “Baixar e instalar jogos” e adicionaria (OpenRA)
Free open source (Não sei se é software livre mais é gratuito)
Este não é o conhecido Red Alert da empresa Electronic Arts
Eles pegaram o jogo base do Red Alert (Em 2008 com o lançamento de Red Alert 3, a Eletronic Arts liberou o jogo como sendo freeware, ou seja, live para jogar sem restrições. Fonte: Jogos Antigos - Command & Conquer: Red Alert) e modificaram não na base do jogo já que a licença não permite mais criando códigos externos para que o jogo fosse personalizado.

E outra (Battle Royale Game) dentro da categoria (Wine) e adicionaria o game:
Creative Destruction
Free to Play
Se bem que só teria o CD(Creative Destruction) de battle royale então talvez nem precisa criar só adicionar.

1 Curtida

Um jogo eletrônico baixável é chamado de free-to-play (do inglês: “gratuito para jogar”) ou F2P quando não é exigido pagamento pelo seu download e acesso à maioria de seus recursos, mesmo que certos itens adicionais possam ser opcionalmente comprados.

Software gratuito ou freeware [1] é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties .[1] É importante não confundir o free de freeware com o free de free software , pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

1 Curtida

Uma dica:

Notei que seu script ficou muito “poluído” de echo e de \n e isso se faz desnecessário se você utilizar a seguinte sintaxe:

echo ‘’’ string ‘’’

Abrindo três aspas simples e fechando três aspas simples.

Exemplo:

Notou que só precisei de um echo -e e de apenas dois \n para quebrar linha com o que tiver fora ? O que tiver entre as aspas, terá sua linha quebrada apenas apertando o enter, como se você estivesse editando um arquivo de texto no word, por exemplo ^^

Enfim, acredito que isso ajude seu código a ficar mais limpo.
Espero que a dica lhe seja útil.

Abraços, meu consagrado.

2 Curtidas

Vlw pela dica cara, ainda não estou muito a par destes macetes para deixar o código + limpo.

@aguamole vou considerar uma reedição do script para adicionar novas categorias e implementar umas melhorias, mas isto vai levar um tempinho.

1 Curtida

@Lavrudinho identifiquei um problema com a string q vc apresentou. Dentro do echo, ela n reconhece as variáveis ($VARIÁVEL). Quando eu usava aspas duplas, reconhecia. De modo que, quando eu uso, por exemplo:
echo -e " $Teste "
A saída no terminal fica “Isto é um exemplo”

Porém, quando uso echo -e ''' $Teste '''
A saída no terminal fica “$Teste”

A vantagem de fazer assim é que além de economizar no tempo de download (migalha mais se milhões de pessoas baixar da muito tempo) a redução no tamanho do código facilita a revisão deixa a execução do script mais rápida.