Olá!
Alguém enfrentou problema parecido com a atualização de secure boot no Fedora 41 não baixar e instalar?
Tenho um Acer Nitro com AMD RAYZEN 7 que veio com linux, mas troquei pelo Windows. Depois de alguns anos resolvi instalar o Fedora e usar como meu único sistema operacional.
O problema é que ainda aparece a GRUB na inicialização e essa atualização relacionada ao secure boot travada na loja.
Fiz uma instalação limpa, excluindo tudo do SSD, ou achei que tinha feito isso.
Minha preocupação é mais se esse secure boot pode trazer algum problema.
Isso é um aviso para você atualizar a lista dbx do Secure Boot. É o “UEFI Revocation List”, que lida com assinaturas confiáveis ou não para o sistema inicializar. Você faz o uso do Secure Boot? Se não, basta desativar ele na BIOS que possivelmente a mensagem some.
Eu não consigo desativar. Quando entro na configuração, aparece que está ativo, mas não é uma opção editável. Só aparece o boot UEFI e duas opções Fedora e uma Windows na lista de prioridade de boot.
Se não é um “problema” grave vou só ignorar mesmo .
Obrigado pela ajuda!
[ATUALIZAÇÃO]
Apliquei a orientação descrita no site da RED HAT e resolveu.
fonte: Chapter 22. Updating the Secure Boot Revocation List | Red Hat Product Documentation
Me referia a desativar pelas BIOS, que basta você “setar” uma senha que consegue desativar o Secure Boot, mas vi que já conseguiu atualizando pelo próprio sistema.
Mas é pela BIOS mesmo. Não me deixa mudar a configuração. Na verdade, a maioria das opções de configuração estão desativadas pra mim, acho que mexi em algo quando instalei o Windows 11.
Aqui no próprio Fórum tem um [Tutorial] ([Tuto/Dica] Remover entradas UEFI obsoletas) pra remover entradas obsoletas (acho que é o caso do Windows, pelo que entendi). Depois, você pode atualizar o Grub. Pronto!
Tenho um Aspire 5. A Acer, por padrão, deixa a maioria das opções do firmware desativadas até você definir uma senha de supervisor na aba de segurança. Não tem a ver com o Windows ou algo que você fez.
Huummm! Obrigado pelo esclarecimento. Realmente, nunca defini uma senha na BIOS.
Ao instalar o driver da NVIDIA no FEDORA foi solicitado a criação de uma senha, mas não sei se é a mesma coisa. Só que tive que retirar o driver, pois não abriam mais as janelas de aplicativos.
Eu tive um problema como esse, e o link também resolveu meu problema. Obrigado!