Se criassem uma distro, como ela seria?

Olá pessoal, fiquei olhando um tópico que eu falei onde queria criar minha distro e tive uma idéia: Fazer um tópico perguntando como seria se vocês criassem uma distro. Eis as perguntas:

• Qual seria o nome?
  • Em qual outra distro ela seria baseada? (se fosse baseada em alguma)
  • Stable ou RR?
  • Qual a interface padrão?
  • Ela teria outras edições como netinst ou outras interfaces?
  • Qual seria o diferencial dela?

E aqui as minhas respostas:

• Seria NexOS
  • Arch
  • RR
  • Xfce ou KDE
  • Sim, teria a opção de WMs.
  • Ela teria 2 edições, uma que vem com o mínimo de pacotes possíveis e outra com mais coisas que podem ser úteis.
7 Curtidas

E qual seria o diferencial dela?
Faltou essa questão, eu acho :thinking:

4 Curtidas

Foi mesmo, só um segundo.

1 Curtida

Então não será uma distro, mas remaster ou derivado

3 Curtidas

Veja de novo.

1 Curtida

:wave:t2: A distro que eu uso é o Arch Linux, mas ela é minha mesmo, eu desenvolvi oque já foi criado, Arch+Gnome+Firefox ajuda de add ons e a estrutura dentro da pasta “chrome” do Firefox que eu fiz e fico alterando, desenvolvendo, então transformei tudo isso num OS único, “Cloud Based” meu mesmo, então talvez eu posso chamar de minha Distro, ninguém irá achar na internet um OS assim, claro que dá para copiar. O diferença que eu não posso “distribui-la” porque ela atende somente os meus gostos, ela é específica para mim e ainda eu vivo alterando o visual e comportamento dela. :smile:

Imgur

Atualmente como ele está. Posso até chamar ela de “LuOS”:smile:

Edited: Me empolguei :sweat_smile: Respondendo ao questionário:

Qual seria o nome? R: LuOS;
Em qual outra distro ela seria baseada? R: Arch;
Stable ou RR? R: RR;
Qual a interface padrão? Gnome 40;
Ela teria outras edições como netinst ou outras interfaces? R: Não;
Qual seria o diferencial dela? R: Cloud Based;

Edited/

:pray:t2:

5 Curtidas

Um Arch bem customizado. :grinning_face_with_smiling_eyes:

BTW, LuOS é um belo nome.

2 Curtidas

Veio um monte de idéias de logotipo no meu cérebro de repente por causa deste nome, LuOS > < SOuL = Alma em Inglês… :innocent: O nome foi criado agora instantaneamente baseado no Diolinux, Iniciais do meu nome e OS.

Explicando um pouco mais do porque eu não posso distribui-la, ela é bem quebrável, eu sei os comandos e onde clicar dela mas, para mim ela é “inquebrável”, mas ela tem muitas brechas para quebrar o sistema. Outro detalhe por ser minha é completa só para mim, mas é bem inconpleta porque ela não visa aplicativos off line, o 2 unicos que eu teria instalado nela é o Nautilus e o Geany IDE.

:pray:t2:

3 Curtidas

A minha distro seria:
• Nome: não sei ainda
• Base: Arch Linux
• Gerenciador de pacotes: Pacman
• Stable ou RR: Stable (LTS)
• Interface padrão: GNOME 3.38 (ou um fork do GNOME 3.38)
• Talvez possa ter flavors com XFCE, KDE e Cinnamon
• O diferencial seria todas as vantagens do Arch: Pacman, AUR, possibilidade de montar o sistema a seu gosto, combinado com a estabilidade das distros LTS. Também teria uma ISO com os ambientes de desktop já instalados, pra quem quer um sistema já pronto.

3 Curtidas

Também considero o meu Slack customizado como uma distro própria que criei, onde também não posso distribuir porque não tem muitas coisas. Só tem o que eu uso e o que a aparência é como eu gosto.

1 Curtida

Ideia de nome: TLinux. :laughing:

2 Curtidas

Então o Ubuntu não é uma distro, é baseado no Debian.

3 Curtidas

Sei lá? Eu daria um codenome e pensaria no nome durante desenvolvimento pre alfa

Ubuntu, meu hardware não é top de linha pra recompilar tantos pacotes

Imagino que os dois, stable e rolling release não são opostos, imagino que vc quis dizer Stable ou Bleeding Edge, nesse caso Stable

Faria uma do Zero que quebrasse o FreeDesktop intencionalmente

Mais ou menos umas eu separaria em modos de instalação:

• Modo Criativo: Instala apenas as ferramentas basicas e uma loja, tipo Minecraft no mundo plano, tem tudo disponível mas nada por padrão

• Essencial: Facilidades desenvolvidas pela equipe do sistema

• Educacional: Ferramentas voltadas para educação (tipo o endless os só que melhor)

E por aí vai, como se fossem kits

Essa seria realmente diferente: não teria Apps, seria uma distro focada na tarefa que o usuário vai realizar e não em como/quais ferramentas usar como ocorre hoje com basicamente todos os sistemas operacionais

5 Curtidas

Tecnicamente derivado

1 Curtida

Fiquei curioso, como seria isso ?

1 Curtida

Outro tópico do mesmo autor, em que o conceito é detalhado:

4 Curtidas

Derivado do Debian

2 Curtidas

Esse nome é bom, gosto da letra “T”.

1 Curtida

Tive esse idéia porque como foi o Thiago que não sabia um nome e a primeira letra do nome dele é T, tive esse idéia. Vi agora que seu nome também é Tiago, mas sem o h. :laughing:

2 Curtidas

LineOS
Ubuntu
Stable
Gnome (Querendo ou não é a melhor interface padronizada pra Linux)
Não
Vir com pacotes básicos para usuário comum já instalados. Ex: Navegador, VLC, Descompactador de arquivos, Suite Office.

2 Curtidas