Se criassem uma distro, como ela seria?

Está se referindo ao fato de ela ter uma aparência distante do Windows?

Pulou uma linha?

1 curtida

“Está se referindo ao fato de ela ter uma aparência distante do Windows?”
Não! Estou falando de foco de desenvolvimento e libs que são mais focadas no ambiente gnome. Ex: Muitas apps para Linux hj funcionam de forma mais integrada em ambiente gnome ao invés de KDE.

2 curtidas

Se eu fosse fazer uma distro focaria mais em desempenho e desempenho, aparentemente todos os SO estão engordando e consumindo recursos absurdos.

4 curtidas

https://plus.diolinux.com.br/t/demostre-seus-memes-e-compartilhe-eles-aqui/13778/500

3 curtidas

As distros lightweight estão entrando em extinção ?

1 curtida

Usaria o manjaro de base, mas com inspirações no zorin.
RR mas não BE, pelo contrário, com curadoria dos pacotes.
Gnome com opções de layout, que em segundo plano ativam e desativam extensões. Não teria o wine, nem ofereceria nada a esse respeito como o zorin faz, mas em compensação usaria a loja do gnome modificada pra oferecer suporte ao aur, ao flathub, ao snap, a pacotes rpm (com build e resolução de dependências via rpm tools, sem dar nenhuma opção intermediária ao usuário, apenas resolve e faz funcionar) e a repositórios de app image. Appimage seria o principal foco dessa loja, gosto bastante do formato, é simples, compreensível tanto pra usuários vindos de Mac quanto de Windows. O esforço principal da minha equipe seria empacotar todo programa possível em appimage, e mandar essas versões pra loja e pros próprios criadores dos programas, pra fomentar que eles trabalhem com esse formato ou pelo menos o ofereçam como opção de download. Falando nisso, teria o appimage installer, acho um utilitário muito legal que seria incorporado como simplesmente um botão instalar no clique direito do gerenciador de arquivo. Vi no Tiger os e achei muito bom.
Esse gerenciador teria a função dividir tela como o Nemo do mint.
Office padrão o libreoffice, mas com interface em abas por padrão.
Kde connect também instalado. Outra função seria compartilhar a conexão wifi via Bluetooth (isso é possível no Android), ou repetindo pelo próprio wifi, como o programa connectfy faz no Windows
O instalador seria o calamares, com a opção de escolher programas pra baixar e instalar durante a instalação (seguindo a ideia do arcolinux), e assim ter o sistema mais próximo de estar pronto pra uso no primeiro boot. Não uma lista pré definida, qualquer programa, seria possível abrir a loja, buscar quantos quiser, e marcar pra já adicionar ao sistema. Outra coisa desse instalador é exigir que o usuário crie uma partição /home separada (a não ser em um setup btrfs.se fosse esse o caso, função de editar quais funções dele quer adicionar ao fstab já nesse momento)
Samba instalado e funcionando por padrão, como no deepin.
swappiness em 10, cache pressure em 50. Zram criada em metade da ram se ela tiver até 8gb, a partir daí sempre 4gb. Swap em arquivo, seguindo essa mesma medida. Obviamente a prioridade seria da zram.
Pop shell funcionando (o que me limita ao gnome 3.38) e uma extensão bem simples chamada clipboard indicator, que deveria ser padrão do gnome.
A home de um usuário só poderia ser vista por ele, nenhum dado sobre ela seria visível por nenhum outro, nem mesmo o espaço em disco usado.
Um programa pra criar uma iso instalavel do sistema já pronto e configurado, pra assim facilitar tanto a implementação numa empresa, quanto a restauração do sistema pelo usuário doméstico
InvisibleOs, o sistema que quer desaparecer pra dar prioridade aos seu uso e seus programas

3 curtidas
  • Nome: :thinking:
  • Baseado no ubuntu ou então no debian
  • Stable com versões de 6 em 6 meses igual o Fedora
  • DE padrão: Gnome, Phosh
  • Outras versões : KDE e Lomiri, e versões pra mobile
  • Diferencial: Os apps por padrão seriam flatpak e haveriam as versões mobile equivalentes de cada DE tbm
2 curtidas

Não conhecia esse Phosh, e quanto ao Lomiri, qual a situação atual dele?

Provavelmente a versão 22 do TigerOS será assim.

Seria necessário ter muita gente trabalhando/colaborando pra conseguir isso, tamanha a dificuldade.

1 curtida

Pelo o que eu fui pesquisando no Lomiri estão focando na versão mobile.A versão pra desktop ainda tem muitos bugs até hoje. Já a versão mobile tem evoluído muito,fiquei ate surpreso:

Isso é muito bom, pq vc sempre vai ter os seus programas atualizados sem risco de quebrar o sistema. E é bom pros desenvolvedores tbm.

O Gnome(Phosh),KDE e o Lomiri já tem as versões mobile, mas mesmo assim ia dar bastante trabalho mesmo.

1 curtida
1 curtida

Cara, vi isso e ficou incrível! Sério, você poderia criar mais artes assim. Faz uma do meu Slackware haha.

@jeffinshadow preciso muito de ajuda para fazer a sessão sobre a minha remaster, o q acha?

1 curtida

Isso é meio que um projeto abandonado meu, já que quero dar prioridade aos estudos por agora. Anyway, vamos lá.

QbitOS

• “From Scratch”, não se baseia em nenhuma outra
  • Lançamento contínuo (Rolling Release)
    • Bleeding Edge, pacotes sempre mais recentes
  • Um Unity reescrito para ter as mesmas funções mas em GTK4 e servidores gráficos atuais (além de um fork do Compiz)
  • Teria uma imagem de instalação mínima para instalação manual e outra automatizada que ficaria na fachada do site
  • Gerenciamento do OS simples e prático: ao invés de systemD + GNU Coreutils, teria o runit + Busybox
  • Documentação rica, algo como um handbook do Gentoo
  • Facilidades para usuários novos, um painel de controle inteligente e bem organizado com as funções básicas (como WiFi, tema, informações do sistema, etc), mas com um “Modo avançado” que pode ser habilitado para gerenciar, ainda graficamente, coisas como kernel, bootloader e outras coisas que não deveriam ficar na cara de usuários novos (não é, Manjaro?).
  • OS detecta seu hardware automaticamente e instala todos os drivers necessários sem perguntar nada
  • Suporte a flatpak e um instalador de AppImage como o do TigerOS
  • Um repositório com curadoria que é onde o OS busca atualizações e instala novos programas, e outro comunitário como o AUR que pode ser habilitado pelo painel de controle avançado
3 curtidas

Olhando essas features, seria uma distro ótima. Eu usaria.

Isso sim cumpriria o nome do tópico: criar uma distro. Geral é remasterização ou derivado.

2 curtidas

Nome: Fox!_OS
Baseado em Arch
Rolling Release
DE Padrão: DE própria feita do 0, com suporte a Wayland
Outras versões: none
Diferencial: DE própria fixa que não mude de cara com frequência, oferecendo vários layouts diferentes, com possibilidade de customizar a fundo o sistema (cores, transparências, formatos, tamanhos) de maneira user friendly.

2 curtidas

-A minha se chamaria Til Os, ela seria pra quem usa muito os " tiled window managers", mas de um jeito bem fácil, sem ter que instalar I3 ou essas coisas assim (mas se você quiser, pode né )

-Essa distro seria baseada no mint (mas com repositórios próprios ), que é baseado no ubuntu, que é baseado no debian, então… é, seria baseada no ubuntu

-Eu colocaria as 2 versões, tem gente que prefere ficar num desktop estável, e outras querem testar coisas novas, então vou agradar essas 2 pessoas

• Seria um fork do Gnome shell ALTAMENTE modificado, e pode colocar altamente nisso ( bom, vou modificar pra colocar os WM’s, mas mantendo a facilidade

-não, não teria. Modificar xfce, kde e gnome tudo junto é meio dificil e desnecessário

• o diferencial seria este, de adicionar o tilted window manager de um jeito fácil para as pessoas que não sabem muito disso poderem começar a usar
1 curtida

Muito bom, iria ser uma boa distro. :grinning_face_with_smiling_eyes:

obrigado ! Embora eu acho que ninguém vai querer fazer um gnome shell modificado com os wm’s, sendo que é so usar i3

1 curtida

Quis dizer o GNOME Shell com um wm tipo o openbox?