Está se referindo ao fato de ela ter uma aparência distante do Windows?
Pulou uma linha?
Está se referindo ao fato de ela ter uma aparência distante do Windows?
Pulou uma linha?
“Está se referindo ao fato de ela ter uma aparência distante do Windows?”
Não! Estou falando de foco de desenvolvimento e libs que são mais focadas no ambiente gnome. Ex: Muitas apps para Linux hj funcionam de forma mais integrada em ambiente gnome ao invés de KDE.
Se eu fosse fazer uma distro focaria mais em desempenho e desempenho, aparentemente todos os SO estão engordando e consumindo recursos absurdos.
As distros lightweight estão entrando em extinção ?
Usaria o manjaro de base, mas com inspirações no zorin.
RR mas não BE, pelo contrário, com curadoria dos pacotes.
Gnome com opções de layout, que em segundo plano ativam e desativam extensões. Não teria o wine, nem ofereceria nada a esse respeito como o zorin faz, mas em compensação usaria a loja do gnome modificada pra oferecer suporte ao aur, ao flathub, ao snap, a pacotes rpm (com build e resolução de dependências via rpm tools, sem dar nenhuma opção intermediária ao usuário, apenas resolve e faz funcionar) e a repositórios de app image. Appimage seria o principal foco dessa loja, gosto bastante do formato, é simples, compreensível tanto pra usuários vindos de Mac quanto de Windows. O esforço principal da minha equipe seria empacotar todo programa possível em appimage, e mandar essas versões pra loja e pros próprios criadores dos programas, pra fomentar que eles trabalhem com esse formato ou pelo menos o ofereçam como opção de download. Falando nisso, teria o appimage installer, acho um utilitário muito legal que seria incorporado como simplesmente um botão instalar no clique direito do gerenciador de arquivo. Vi no Tiger os e achei muito bom.
Esse gerenciador teria a função dividir tela como o Nemo do mint.
Office padrão o libreoffice, mas com interface em abas por padrão.
Kde connect também instalado. Outra função seria compartilhar a conexão wifi via Bluetooth (isso é possível no Android), ou repetindo pelo próprio wifi, como o programa connectfy faz no Windows
O instalador seria o calamares, com a opção de escolher programas pra baixar e instalar durante a instalação (seguindo a ideia do arcolinux), e assim ter o sistema mais próximo de estar pronto pra uso no primeiro boot. Não uma lista pré definida, qualquer programa, seria possível abrir a loja, buscar quantos quiser, e marcar pra já adicionar ao sistema. Outra coisa desse instalador é exigir que o usuário crie uma partição /home separada (a não ser em um setup btrfs.se fosse esse o caso, função de editar quais funções dele quer adicionar ao fstab já nesse momento)
Samba instalado e funcionando por padrão, como no deepin.
swappiness em 10, cache pressure em 50. Zram criada em metade da ram se ela tiver até 8gb, a partir daí sempre 4gb. Swap em arquivo, seguindo essa mesma medida. Obviamente a prioridade seria da zram.
Pop shell funcionando (o que me limita ao gnome 3.38) e uma extensão bem simples chamada clipboard indicator, que deveria ser padrão do gnome.
A home de um usuário só poderia ser vista por ele, nenhum dado sobre ela seria visível por nenhum outro, nem mesmo o espaço em disco usado.
Um programa pra criar uma iso instalavel do sistema já pronto e configurado, pra assim facilitar tanto a implementação numa empresa, quanto a restauração do sistema pelo usuário doméstico
InvisibleOs, o sistema que quer desaparecer pra dar prioridade aos seu uso e seus programas
Não conhecia esse Phosh, e quanto ao Lomiri, qual a situação atual dele?
Provavelmente a versão 22 do TigerOS será assim.
Seria necessário ter muita gente trabalhando/colaborando pra conseguir isso, tamanha a dificuldade.
Pelo o que eu fui pesquisando no Lomiri estão focando na versão mobile.A versão pra desktop ainda tem muitos bugs até hoje. Já a versão mobile tem evoluído muito,fiquei ate surpreso:
Isso é muito bom, pq vc sempre vai ter os seus programas atualizados sem risco de quebrar o sistema. E é bom pros desenvolvedores tbm.
O Gnome(Phosh),KDE e o Lomiri já tem as versões mobile, mas mesmo assim ia dar bastante trabalho mesmo.
Cara, vi isso e ficou incrível! Sério, você poderia criar mais artes assim. Faz uma do meu Slackware haha.
@jeffinshadow preciso muito de ajuda para fazer a sessão sobre a minha remaster, o q acha?
Isso é meio que um projeto abandonado meu, já que quero dar prioridade aos estudos por agora. Anyway, vamos lá.
Olhando essas features, seria uma distro ótima. Eu usaria.
Isso sim cumpriria o nome do tópico: criar uma distro. Geral é remasterização ou derivado.
Nome: Fox!_OS
Baseado em Arch
Rolling Release
DE Padrão: DE própria feita do 0, com suporte a Wayland
Outras versões: none
Diferencial: DE própria fixa que não mude de cara com frequência, oferecendo vários layouts diferentes, com possibilidade de customizar a fundo o sistema (cores, transparências, formatos, tamanhos) de maneira user friendly.
-A minha se chamaria Til Os, ela seria pra quem usa muito os " tiled window managers", mas de um jeito bem fácil, sem ter que instalar I3 ou essas coisas assim (mas se você quiser, pode né )
-Essa distro seria baseada no mint (mas com repositórios próprios ), que é baseado no ubuntu, que é baseado no debian, então… é, seria baseada no ubuntu
-Eu colocaria as 2 versões, tem gente que prefere ficar num desktop estável, e outras querem testar coisas novas, então vou agradar essas 2 pessoas
-não, não teria. Modificar xfce, kde e gnome tudo junto é meio dificil e desnecessário
Muito bom, iria ser uma boa distro.
obrigado ! Embora eu acho que ninguém vai querer fazer um gnome shell modificado com os wm’s, sendo que é so usar i3
Quis dizer o GNOME Shell com um wm tipo o openbox?