Script adequa o Windows 10 para melhor desempenho em Virtual Machines - VM

Sugestão, poderia então acrescentar no título do tópico, " Script adequa o Windows 10 para melhor desempenho em Virtual Machines - VM" talvez… Só uma sugestão… :innocent:

3 curtidas

@Ivanilton Isso mesmo cara. Espero ter ajudado!

5 curtidas

Eu não disse que a culpa é do seu script, eu disse que o pessoal desativa a proteção básica do OS e depois reclama de lentidão, bugs, etc.

“Melhor desempenho” é questionável, visto que como eu disse desativar atualizações e proteção do sistema podem trazer outros problemas. Pode-se descobrir um bug na versão atual que foi corrigido em uma versão posterior mas nunca irás resolvê-lo por ter desativado as atualizações. Aliás, o dispositivo fica também suscetível aos malwares, adwares, spywares, etc que diminuem o desempenho.


Sinto muito se ofendi alguém ou pareci muito agressivo. Não é o intuito, isso é só a minha opinião baseada nos meus conhecimentos e experiências. Leva na esportiva, though. :lizard:
3 curtidas

Tem razão cara, seu argumento é muito valido, por isso disse lá em cima como comentar as linhas referentes a desabilitação do defender e update.
Mas você também deve concordar que dois processos consumindo recursos do sistema como IO e memória degrada o desempenho geral do sistema.

Relaxa cara, nunca levo as opiniões do fórum pro lado pessoal.
Meu notebook é dual boot (Lubuntu/Windows10), e o windows tá com Defender e Updates habilitados :wink:.

1 curtida

Usar em Máquina Virtual, OK!
Direto no notebook é temerário.
Aliás, o Update é também mecanismo de proteção do Windows, por corrigir vulnerabilidades.

1 curtida

Show o Script, @ailtonbsj .

Pode me dar uma dica? onde encontrou material para Batchfile? To querendo relembrar :slight_smile:

2 curtidas

@hiyan o melhor lugar pra consultar informações sobre registros e comandos é na documentação da Microsoft:

https://docs.microsoft.com/pt-br/

A apostila abaixo tem um conteúdo bem introdutório sobre batch scripts.

programacao-basica-linguagem-batch.pdf

Sobre PowerShell tem o livro gratuito abaixo:

PowerShell 101 Mike Robbins

Na biblioteca Genesis também tem muito conteudo sobre windows e Powershell:

https://libgen.is

No caso desse script em especifico eu utilizei apps como WinMerge e git em conjunto com VirtualBox para encontrar quais arquivos e registros são modificados por determinada ação.

2 curtidas

Faz um mini app com as funções, um CLI e outro GUI, bem legal os scripts, a risco de algumas destas mudanças voltarem ao padrão por uma atualização grande de build? como ocorreu do 15 para o 20?

1 curtida

Quando preciso colocar Windows 10 em maquinas realmente problemáticas de lentas, eu configuro o Windows Update, desativo peer-to-peer, e é GG, já o Windows Defender eu removo ele e forneço um guia de uso do computador conectado a Internet (Educo os clientes). Tem dado certo…
Lá explico sobre AD, sites falsos, cadeado dos sites, quando precisar baixar um programa certifica-se de acessar s sites legítimos etc… quase esqueci algo importante, nunca clicar em OK sem ler.

1 curtida

Valeu!!! Vou dar uma lida.
Eu assisti uns vídeos sobre batch em um canal que me falha a memória; tenho até um repositório com alguns projetinhos.

1 curtida

Ótimo, obrigado! Vai ser bem útil pra máquinas virtuais.

1 curtida

O que mais deixa o Windows 10 lento em máquinas antigas é o Windows defender. Veja qualquer teste (atual) de antivírus e note q ele é o q mais consome recursos (e uso de disco). Experimente instalar qualquer outro antivírus e verá a diferença.

2 curtidas

“Qualquer outro” e uma palavra forte kkkk não e qualquer antivírus que entrega bom desempenho

1 curtida

O “qualquer outro” nesse contexto foi pra especificar q a maioria vai ser mais leve. Preferi falar assim do q ter q expor uma lista longa de nomes de antivírus.

Fonte: Qual Antivírus Mais Leve e Eficiente para PC em 2022.

2 curtidas

Pode ser que algumas opções sim.

Ai vai depender do que a atualização faz. Na teoria o que o script faz é como se você manualmente escolhesse desabilitar essas opções.

1 curtida

Tenho um snapshot do Windows na VM exclusivamente para usar o Corel Draw. Em geral abrir o arquivo .cdr e converter para .svg. Usar updates e antivirus não é prioridade pra mim.

1 curtida

Muito obrigado Ailton :smiley:

1 curtida

Script atualizado! Agora você usar as opções:

silent.bat /w /d /t /u

Onde:
/w  Troca o plano de fundo
/d  Desativa o Windows Defender
/t  Não desativa o horário de verão
/u  Desativa o Windows Update

@gperin Agora tem opção de não desativar o Defender e Update. Verifica acima.

1 curtida

Pra cliente vc vai precisar fazer um série de modificações, remove essas funções do script:

Todas essas modificações funcionam bem, mas pra máquina virtual, para máquina real tem 3 tópicos aqui com o título “Como melhorar a UX do Windows” vê a parte 2, ele trata exatamente sobre modificações pra “desengessar” o Windows sem que ele não fique ruim de ser utilizado

1 curtida