Script adequa o Windows 10 para melhor desempenho em Virtual Machines - VM

Fala pessoal,

Pra quem utiliza o Windows 10 em máquina virtual ou em PC antigo o ideal é deixar ele o mais leve possível. Fiz um script que lhe ajuda nessa tarefa.
O que ele faz:

• Ativação por voz desativada acima da tela de bloqueio
  • Desabilita o feed de atividades
  • Desativa lembretes na tela de bloqueio
  • Desativa rotação de imagens da tela de bloqueio
  • Desativa imagem de fundo da tela de bloqueio
  • Desativa sugestão de conteúdo
  • Desativa transparência
  • Desativa animações e sombras do Windows Explorer
  • Desabilita o Peek
  • Desativa mostrar conteúdo da janela ao arrastar
  • Desabilita arquivos recentes e frequentes do Windows Explorer
  • Mostra extensão de arquivos no Windows Exploorer
  • Desativa aplicativos recentes no Menu Iniciar
  • Deixa Menu Iniciar simples sem área de tiles
  • Simplifica barra de tarefas
  • Aplica horário ativo das 7h as 23h
  • Modifica imagem de plano de fundo padrão (caso use /w)
  • Desativa Windows Defender (caso use /d)
  • Desabilita horário de verão (caso não use /t)
  • Desativa Windows Update (caso use /u)
  • Remove aplicativo de Clima
  • Remove aplicativo Dicas
  • Remove aplicativo Noticias
  • Remove aplicativo OneNote
  • Remove aplicativo Telefone
  • Remove aplicativo Holographic
  • Remove aplicativo Print3D
  • Remove aplicativo 3DViewer
  • Remove aplicativo Skype
  • Remove aplicativo Spotify
  • Remove aplicativo XBox
  • Remove aplicativo CandyCrush
  • Remove aplicativo MixedReality
  • Remove aplicativo OneConnect
  • Remove aplicativo Office
  • Remove aplicativo Cortana
  • Remove aplicativo Filmes e TV
  • Remove aplicativo Onedrive

Você pode baixa-lo abaixo:

Vídeo demonstrativo:

15 curtidas

Vou usar seu script em clientes, tenho vários que tem PCs antigos que estão rodando Windows 10.

Só vou precisar editar o script para deixar rodando o Windows Update e o Windows Defender, como os computadores aonde vou precisar rodar o script são empresas muitas vezes preciso atualizar o Windows e prefiro utilizar o Windows Defender como antivírus a outras soluções gratuitas.

4 curtidas

Valeu uma estrelinha no Github

4 curtidas

desativar o windows defender…
não me parece uma boa ideia diminuir a segurança para aumentar o desempenho, mas cada um é cada um…

7 curtidas

Acho que poderia talvez fazer duas versões: com segurança (Windows Update e Defender ativados) e sem segurança.

5 curtidas

@gperin,

No arquivo silent.bat, colocar um REM nas linhas:

7 | REM regedit /s disableAntiSpyware.reg
8 | REM regedit /s update.reg

Colocar REM das linhas 18 até 28.

3 curtidas

Meu antivírus nas máquinas virtuais são os snapshots kkkk.
E meus clientes sempre pedem pra instalar um antivirus como panda ou kaspersky free.

2 curtidas

É, depois aparece gente reclamando e falando mal do OS, sendo que as camadas de proteção e correção são retiradas deliberadamente pelo usuário.

“Ah, mas os updates do Windows mais quebram do que ajudam”

Por isso pode-se fazer o incrível sacrifício de esperar um ou dois dias após os updates subirem para atualizar, assim qualquer problema que o update der já vai ter sido corrigido (muitas distros fazem isso, esperam alguns dias antes de subir uma nova versão de pacotes para evitar problemas).

Cada caso é um caso, mas para usuários comuns (next > next > agree > install) desativar o antivírus também não é uma ideia louvável. O Defender já tem eficácia maior que os Avasts da vida por aí e evita que adwares e coisas que nem sabe que baixou infectem seu PC. A não ser que instale outro antivírus como você citou, isto pode causar problemas aos usuários.

As demais remoções vão de usuário para usuário. Eu uso a maioria. Meu Windows está sendo continuamente atualizado há cerca de dois anos sem problema nenhum, sem desativar o Update ou o Defender, e sem desinstalar os apps padrão.

2 curtidas

Pra que raios desativar o horario de verão sendo que nem ativo fica?

2 curtidas

Aliás, esse aplicativo de introdução é o OOBE? Se for, isso pode causar uma BSOD a qualquer momento.

3 curtidas

Acho que ele colocou isso por conta que o foco foi máquina virtual.

3 curtidas

E um metroapp q quando vc troca de versão ele vem com o boas vindas, geralmente ele aparece quando vc troca de build(1909 para 20h2 por exemplo)

2 curtidas

O image ?

Eu não sei se o GetStarted representa o Dicas, mas geralmente quando troca a versão de recursos ele sobe junto dps do reboot

2 curtidas

Então é esse mesmo.

2 curtidas

Eu vi agora que você é o criador do CredeNews, app top bom trabalho.

2 curtidas

Já reclamam antes do script existir, ele não foi a razão da fama.

Cara o titulo da postagem é “para melhor desempenho”. Se fosse “para melhor segurança” eu teria colocado no titulo. É só ter o discernimento se quer utilizar ou não.

2 curtidas

Me expressei errado, não é desativar no sentido de desabilitar serviço. Mas sim desmarcar o “V” no checkbox em horário de verão. O script foi focado pra região nordeste. Só comentar a linha 11 pra não modificar.

2 curtidas

Não, é o metroapp Getstarted.

1 curtida

@anon34547030 , o foco foi mesmo para a VirtualBox. Porem já utilizei em alguns notebooks de clientes. Mas sempre informando-o que seria melhor usar o Lubuntu que rodaria mais suave.

1 curtida