Pra quem utiliza o Windows 10 em máquina virtual ou em PC antigo o ideal é deixar ele o mais leve possível. Fiz um script que lhe ajuda nessa tarefa.
O que ele faz:
Ativação por voz desativada acima da tela de bloqueio
Desabilita o feed de atividades
Desativa lembretes na tela de bloqueio
Desativa rotação de imagens da tela de bloqueio
Desativa imagem de fundo da tela de bloqueio
Desativa sugestão de conteúdo
Desativa transparência
Desativa animações e sombras do Windows Explorer
Desabilita o Peek
Desativa mostrar conteúdo da janela ao arrastar
Desabilita arquivos recentes e frequentes do Windows Explorer
Mostra extensão de arquivos no Windows Exploorer
Desativa aplicativos recentes no Menu Iniciar
Deixa Menu Iniciar simples sem área de tiles
Simplifica barra de tarefas
Aplica horário ativo das 7h as 23h
Modifica imagem de plano de fundo padrão (caso use /w)
Vou usar seu script em clientes, tenho vários que tem PCs antigos que estão rodando Windows 10.
Só vou precisar editar o script para deixar rodando o Windows Update e o Windows Defender, como os computadores aonde vou precisar rodar o script são empresas muitas vezes preciso atualizar o Windows e prefiro utilizar o Windows Defender como antivírus a outras soluções gratuitas.
É, depois aparece gente reclamando e falando mal do OS, sendo que as camadas de proteção e correção são retiradas deliberadamente pelo usuário.
“Ah, mas os updates do Windows mais quebram do que ajudam”
Por isso pode-se fazer o incrível sacrifício de esperar um ou dois dias após os updates subirem para atualizar, assim qualquer problema que o update der já vai ter sido corrigido (muitas distros fazem isso, esperam alguns dias antes de subir uma nova versão de pacotes para evitar problemas).
Cada caso é um caso, mas para usuários comuns (next > next > agree > install) desativar o antivírus também não é uma ideia louvável. O Defender já tem eficácia maior que os Avasts da vida por aí e evita que adwares e coisas que nem sabe que baixou infectem seu PC. A não ser que instale outro antivírus como você citou, isto pode causar problemas aos usuários.
As demais remoções vão de usuário para usuário. Eu uso a maioria. Meu Windows está sendo continuamente atualizado há cerca de dois anos sem problema nenhum, sem desativar o Update ou o Defender, e sem desinstalar os apps padrão.
Já reclamam antes do script existir, ele não foi a razão da fama.
Cara o titulo da postagem é “para melhor desempenho”. Se fosse “para melhor segurança” eu teria colocado no titulo. É só ter o discernimento se quer utilizar ou não.
Me expressei errado, não é desativar no sentido de desabilitar serviço. Mas sim desmarcar o “V” no checkbox em horário de verão. O script foi focado pra região nordeste. Só comentar a linha 11 pra não modificar.
@anon34547030 , o foco foi mesmo para a VirtualBox. Porem já utilizei em alguns notebooks de clientes. Mas sempre informando-o que seria melhor usar o Lubuntu que rodaria mais suave.