Screen tearing no Mint XFCE 20.2

Olá, quando assisto algo na HBO max, tanto no Firefox quanto no Edge, acontece um leve tearing, reparei que no mint xfce acontece agora até ao mover as janelas.

Acontecia o mesmo no Ubuntu Mate, e não acontecia no Mint Cinnamon.

No Ubuntu Mate eu tinha usado o tutorial do post no Diolinux que dá esses comandos:

sudo apt-get install mesa-utils -y && sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e 'Section "Device"n Identifier "Intel Graphics"n Driver "Intel"n Option "AccelMethod" "sna"n Option "TearFree" "true"nEndSection' | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

mas quando tinha reiniciado o note ele não saia da tela da logo da Acer, então tô com medo de usar o mesmo comando e dar problema.

Como posso resolver isso?

Infelizmente o compositor do XFCE não é lá mt bom. A minha dica geral é: Evite XFCE se o seu computador n é extremamente fraco. Use Ubunut, Linux Mint, PoP, Zorin e etc. Agr continuando, já verificou se nas configurações tem uma opção chamada compositor? Se tiver manda um print das opções dela aqui, pois a solução poderá estar nessas configurações. Enquanto ao código q vc postou:
( ```
sudo apt-get install mesa-utils -y && sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e ‘Section "Device"n Identifier "Intel Graphics"n Driver "Intel"n Option “AccelMethod” "sna"n Option “TearFree” "true"nEndSection’ | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

provavelmente vai funcionar, mas não aconselho muito essa solução. Procure primeiramente resolver alterando as configurações do compositor (se tiver nas configurações do seu sistema).

Tem isso aqui:

1 curtida

Oi
Você viu se aceleração de vídeo do navegador está habilitada ?

Você configurou a aceleração de vídeo no sistema?

Eu realmente não faço ideia de como faz isso, se você puder me ensinar eu agradeço :blush:, só formatei pro xfce agora e atualizei as coisas que tinha pra atualizar, assim como tinha feito antes no ubuntu mate e no mint cinnamon.

Placa de vídeo Nvidia ou Intel/AMD?
Mostre a saída de inxi -F --filter e lspci no terminal :wink:

Entendi. Ta usando o compiz. Clica em cima de composto e manda print. OBS: Em cima do nome e n da caixinha (porq se n vc vai desmarcar ela)

1 curtida

É intel. Os comandos deram isso:

inxi -F --filter
System:
  Kernel: 5.4.0-74-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.16.0 
  Distro: Linux Mint 20.2 Uma 
Machine:
  Type: Laptop System: Acer product: Aspire A315-34 v: V1.06 
  serial: <filter> 
  Mobo: GLK model: Rose_GL v: V1.06 serial: <filter> UEFI: Insyde v: 1.06 
  date: 12/04/2019 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 10.9 Wh condition: 29.9/36.7 Wh (81%) 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Celeron N4000C bits: 64 type: MCP 
  L2 cache: 4096 KiB 
  Speed: 796 MHz min/max: 800/2600 MHz Core speeds (MHz): 1: 796 2: 796 
Graphics:
  Device-1: Intel UHD Graphics 605 driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.9 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa 
  resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics 600 (GLK 2) v: 4.6 Mesa 21.0.3 
Audio:
  Device-1: Intel driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.4.0-74-generic 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 
  IF: enp2s0 state: down mac: <filter> 
  Device-2: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter 
  driver: ath10k_pci 
  IF: wlp3s0 state: up mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 465.76 GiB used: 9.45 GiB (2.0%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD5000LPCX-21VHAT0 
  size: 465.76 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 456.96 GiB used: 9.44 GiB (2.1%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 52.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 208 Uptime: 1h 09m Memory: 3.65 GiB used: 1.44 GiB (39.3%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38
lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Gemini Lake Host Bridge (rev 03)
00:00.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Dynamic Platform and Thermal Framework Processor Participant (rev 03)
00:00.3 System peripheral: Intel Corporation Device 3190 (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 605 (rev 03)
00:0e.0 Multimedia audio controller: Intel Corporation Device 3198 (rev 03)
00:0f.0 Communication controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Trusted Execution Engine Interface (rev 03)
00:12.0 SATA controller: Intel Corporation Device 31e3 (rev 03)
00:13.0 PCI bridge: Intel Corporation Gemini Lake PCI Express Root Port (rev f3)
00:14.0 PCI bridge: Intel Corporation Gemini Lake PCI Express Root Port (rev f3)
00:14.1 PCI bridge: Intel Corporation Gemini Lake PCI Express Root Port (rev f3)
00:15.0 USB controller: Intel Corporation Device 31a8 (rev 03)
00:17.0 Signal processing controller: Intel Corporation Device 31b4 (rev 03)
00:17.2 Signal processing controller: Intel Corporation Device 31b8 (rev 03)
00:18.0 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Serial IO UART Host Controller (rev 03)
00:18.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Serial IO UART Host Controller (rev 03)
00:18.3 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Serial IO UART Host Controller (rev 03)
00:1c.0 SD Host controller: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor SDA Standard Compliant SD Host Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Device 31e8 (rev 03)
00:1f.1 SMBus: Intel Corporation Celeron/Pentium Silver Processor Gaussian Mixture Model (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 31)
1 curtida

É, aparentemente tá tudo certo em relação a driver e placa de vídeo…

Eu não me importo de não ter efeito de janelas, posso desmarcar qualquer opção de efeito sem problemas só preciso saber quais pra não bugar o sistema :blush:

1 curtida

Desmarca essa opção “Anular redirecionamento de janelas de tela inteira”. Dps reinicia o computador e testa se ainda vai dar tearing.

Feito. O problema continua, ao arrastar janelas ficando dando as tremidas e ao assistir algo na hbomax também fica uma leve tremida. Engraçado que só no mint cinnamon isso não acontece, mas queria usar o xfce :confused:

Ok. Deixei ainda desmarcado lá e tente a solução abaixo no terminal:

sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e ‘Section "Device"n Identifier "Intel Graphics"n Driver "Intel"n Option “AccelMethod” "sna"n Option “TearFree” "true"nEndSection’ | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

Esse não é o mesmo comando usado no tutorial do Diolinux? Pq quando segui o comando do tutorial o note não saia da tela da Acer, daí fico com receio

Sim é o mesmo comando. Mas eu n aplicaria da forma como ele fez, porq é bem antigo mas é fácil de desfazer caso de problemas. Em todo caso, o q eu te recomendo msm é usar uma distro mais moderna com interface mais votada pra atualidade tipo um Ubuntu, PoP, Zorin etc.
Porq foi muito esquisito n resolver com o passo q te passei de desativar aquela opção.

Caso dê problemas, como resolve? Pq quando aconteceu no Ubuntu mate, eu não sabia o que fazer e formatei de novo kkkk. Na verdade, quando eu botei o código no mate tinha dado só a saída de que o diretório já existia e achei estranho não dar mais nenhuma info então botei o código novamente. Será que ter usado duas vezes o mesmo código que deu o problema de só ficar na tela da acer?

E eu vi aqui no fórum o mesmo problema de ficar na tela, mas não entendi a solução posta.

Ta vamos por partes agr. Normalmente a solução q te falei era pra resolver (a solução da configuração do compositor). Mas como n resolveu e vc quer fortemente usar o mint XFCE, vamos tentar algumas outras soluções. o Screentearing so ocorre no navegador em videos em tela cheia? Se sim, me informa qual navegador vc ta usando.

Gravei a tela pra mostrar melhor, não sei se a qualidade vai estar boa mas acho que vai conseguir ver o problema. Publiquei no Vimeo, aqui o video

Acho q isso n vai sair na gravação n. Tanto é q n vi nda anormal. Mas sei q problema vc ta falando. Quando reproduz um vídeo ele mostra umas linhas cortadas certo?

Exatamente, na hbo é como se estive cortando e subindo, as vezes parece que treme, não sei explicar é bem louco