Saiu o POP OS! COSMIC

A System76 disponibilizou uma nova versão de sua distribuição Linux baseada no Ubuntu e apresentou de forma estável o ambiente gráfico próprio que desenvolveu.

A empresa adotou uma base atualizada, incluiu um kernel recente e manteve drivers gráficos que agradam parte do público, embora alguns usuários desejassem versões ainda mais novas. A grande novidade está no ambiente gráfico escrito em Rust, criado do zero para substituir a adaptação anterior feita sobre o GNOME.

Essa mudança trouxe novos aplicativos próprios, como gerenciador de arquivos, terminal, editor de texto, reprodutor de mídia e loja de software. O sistema inclui ferramentas integradas que tornam a configuração inicial mais simples e oferece um lançador rápido com funções de busca e utilidades adicionais.

O ambiente oferece modos de painel diferentes, organização eficiente de janelas, compatibilidade com múltiplos monitores e opções amplas de personalização. A System76 destaca que esse lançamento marca um avanço importante em sua trajetória.

O novo ambiente não fica restrito à distribuição da empresa e aparece também em outros sistemas Linux e até em plataformas fora do ecossistema Linux. Ao final, o texto reforça a modernização interna do sistema, que usa versões recentes de kernel e da pilha gráfica.

Aproveitem o momento, baixem a iso, utilizem o COSMIC e digam o que acharam.

15 curtidas

Boa notícia! Presentão de Natal para os usuários do POP OS! :grinning_face:

E, porque não, para toda a comunidade Linux? :wink:

2 curtidas

Testei aqui na máquina virtual. Vai ter gente reclamando que a escolha de teclado e idioma PT-BR não é tão simples e clara. Muitas opções de teclado que parecem ser o default em PT-BR.

De resto, achei que está interessante. Ainda penso que o gestor de arquivos do Cosmic é bem fraco. O terminal dele também. Estou querendo ver como ficará o Fedora com o Cosmic depois desta atualização do DE.

8 curtidas

Tô ansioso pra testar! Eu tive que sair do Pop OS por causa de problema com driver NVIDIA, mas ainda assim quero testar essa versão nova

2 curtidas

Dio Breaking News

1 curtida

Vou baixar agora, depois dou meu feed !

1 curtida

A instalação foi tranquilo. Sem problemas!!

4 curtidas

Agora tô me coçando pra colocar aqui no meu notebook e quebrar o meu perfeitamente estável Debian hahahaha, maldição! Vou me segurar porque tô sem tempo agora.

6 curtidas

Encontrei um bug. Quando instalei o game Albion online, não aparece o logo do jogo.

3 curtidas

Cosmic parece um vinho recém feito, até que está bom, mas eu vou esperar “envelhecer” uns 2 anos para ficar melhor

10 curtidas

Comece brincando numa vm. :wink:

4 curtidas

Estou usando o Pop OS com Cosmic já fazem uns 2 meses.

Alguém tem alguma solução para usar um Redshift nele? O app redshift dá erro e não consegue filtrar a luz azul e, por incrível que pareça, não tem solução nativa.

Outra dúvida, não consegui fazer o picture-in-picture funcionar corretamente. Ele abre como se fosse uma janella no tilling.

3 curtidas

Eu já estava usando a versão anterior e atualizei para o 24.04, estou gostando do Cosmic e o sistema está muito leve e ainda não encontrei nenhum bug.

Pra quem já usa o PopOS e tá esperando a atualização chegar infelizmente não vai acontecer esse ano, mas dá pra adiantar a atualização usando o comando que está na página de download da ISO, eu atualizei assim eu não tive nenhum problema, a única recomendação é fazer backup dos arquivos por segurança.

4 curtidas

Testei aqui e parece uma cópia barata do GNOME, e essa borda que vem ativada por padrão é extremamente feia. Era melhor simplesmente terem optado pelo KDE Plasma do que reinventar a roda pela vigésima vez seguida. Dá para fazer o Plasma parecer mais GNOME do que o COSMIC, se essa era a intenção.

5 curtidas

estava usando aqui e outro bug é que o brave não rodou bem e quando tentei deixar ele em tela cheia ele toma só metade da tela ou menos. Uma dúvida uso o pop os 22.04 tenho alguns programas no caso 2 críticos para meu trabalho, o IMSProg e o flexBV, não teria problemas em usar eles, certo? vou tentar instalar assim que resolver a besteira que fiz aqui, instalei ele ao lado da versão anterior e com um boot/efi próprio aí na hora de inicializar vai nele direto, achei que me daria opção de escolher o 22 ou 24, erro meu, tentar reparar isto com gpt, até fiz uma tentativa mas não deu certo. (eu apaguei o boot/efi novo para poder usar o 22.04)

2 curtidas

Pior que o Cosmic me parece bastante interessante. Eu não me dou muito bem com a base Debian/Ubuntu então vou esperar pra testar no Arch ano que vem.

3 curtidas

Uso arch com kde e resolvi testar o cosmic, nunca tinha usado antes. Está bem fluido aqui no arch, realmente estou gostando.

3 curtidas

relatos de bugs, o sistema pareceu fluido até onde se deu, fiz instalação do brave, chrome, edge, vivalvi, opera, telegram, zapzap, discord, e mais alguns, brave abre mas não “ se carrega” fica o navegador preto sem uso, não dá para fazer nada,a tela cheia dele não ocupa 100% da tela, no máximo 50%, mesma coisa com opera, vivaldi fica em tela cheia não é utilizavel, resumo: nenhum navegador alem do firefox funcionou, telegram só abriu após reiniciar o que levou todo o resto a não abrir, tirei alguns prints mas tentei abrir pelo 22.04 e dá como formato quebrado ou algo do tipo… uma pena… gostaria usar ele, ao menos agora está bem fluido no uso das coisas nativas, o Beta aqui estava travando.

2 curtidas

usando desde o beta, devo dizer: perto do panico técnico que vejo a galera disseminando, tô achando o COSMIC bem fluido, até mais que o GNOME. Sem muitas diferencas do beta pra versão stable ao meu ver… alguns problemas de i18n (ahora invés de agora), mas nada crucial. Inclusive sinto que eles fizeram um bom debloat nas configs, tiraram uma pá de bloat do gnome. Outro grande acerto da system76

1 curtida

Eu tenho pra mim que o lance é esperar o lançamento do Pop 26.04. Ali o Cosmic já vai estar bem polido.

4 curtidas