Quando comprei meu microfone, Fifine 683, eu tentei algumas configurações para melhorar o som (reduzir um pouco o ruído de fundo, já que ele captura muito ruído).
Só que isso fez com que criasse várias saídas e entradas de áudio, conforme o print abaixo
Brincadeiras à parte, salvar as configurações de áudio “dentro” do microfone é um recurso que não existe em equipamentos mais básicos como esse Fifine.
Por essa tela me parece que você está usando a extensão “Sound Input & Output Device Chooser” e ela lista todas as possíveis conexões existentes no seu hardware, a melhor abordagem é realmente ocultar.
Como você já formatou, uma opção é procurar dentro do seu diretório de usuário arquivos que você tenha mexido e que possam estar gerando algum conflito. Minha sugestão é que você crie um usuário novo e faça um teste, antes de ficar caçando bits em arquivos de configuração.
Acredito que o @aarProTech possa dar outras dicas mais objetivas neste assunto.
Primeiro precisa dizer quais passos ou o que fez para tentar otimizar o mic e que acabou gerando tal resultado atual.
Outra, qual programa está usando para visualizar esse mapa de conexões? Observando a imagem me parece só um app que lista todas possibilidades e habilita e oculta o item de aparecer ou não há programas terceiros tais definições.
Dito isto é preciso diferenciar algumas coisas. Ter um mapa com vários input e output de um dispositivo não quer dizer que ele esteja utilizando tudo simultaneamente. Apenas que ele mostra as possibilidades. É uma visualização.
Também é preciso separar dentre esse mapa o que é conexão real do dispositivo e o que é conexão virtual criada por uma situação de monitoração em software ou configuração de baixo nível do servidor de som no sistema.
Também outro ponto é que na sua colocação “Já formatei o PC várias vezes, mas acho que isso ficou no microfone haha Tem como resolver? Voltar ao original?” Isso só é possível caso você tenha um app que altera o firmware do MIC, você usou ou tem?
Você utiliza o PAVUCONTROL? Pulse Audio Volume Control? Mesmo que o Pop 22.04 tem backend pipewire, para o mixer ele enxerga via api/lib pipe<->pulse sem problemas.
Caso tenha printe as abas de Configurações/Dispositivos, Entradas e Saídas. Nele fica fácil saber o que é conexão física vs virtual o que está habilitado, desabilitado e as rotas que o audio stream vai ter.
Entendi.
Bom, então como você pode ver as duplicatas são monitores. Isso é normal existir, não é problema de hardware e você nem precisa apagar ou coisa do tipo.
O que precisa fazer para ter os controle que de fato interessa no nível de app playback e gravação são os físicos, para isso basta deixar naquela opção de baixo apenas marcado “hardware Output Devices” ou “Saídas de dispositivos de hardware”.
Os monitores e cia tem mais utilidade em situações complexas de streaming, gravação multitrack e etc.
Agora, se realmente prefere controlar pela extensão, então é preciso procurar como filtrar os itens de exibição da extensão da mesma maneira que o pulseaudio faz. Ou seja, ele parar de exibir os monitores. Daí é pesquisar se tem um config dela pra isso ou se vai ter que mudar algo na mão em config via terminal.
Quanto ao mic ter dois tipos de entrada e dois tipos de saída se deve porque ele possui uma interface junto aos dsp de conversão AD/DAC interna e ai depende do tipo de rota que você prefere utilizar.
Aqui no meu aparece várias tbm e o que faço é desativar o item. Por exemplo, não uso o mic da webcam logitech então ele desligo mesmo e assim ele nem aparece listado mais em gravação/saída. Mesma coisa faço com o MIC interno direto na placa mãe. Outra coisa que tbm não uso a saída de áudio para hdmi, só a saída analógica p2 stereo do audio desktop, então desabilito tbm.
Daí fica bem simples a situação geral. Isso porque já deixo selecionado só o principal como utilizo. Evidente que ao abrir vários programas, ou fazendo uma live, ou gravando no Bs Studio ai aparecem várias fontes que vou adicionando no setup.
A questão do MIC, por exemplo, aqui tbm lista uma poção que posso utilizar, mas no momento foco apenas na captura dele para o dia a dia.
Deu uma melhorada aqui! O meu problema é que quando eu conectava um dispositivo novo, ficava difícil encontrar ele e deixar ali no padrão da extensão.
Até pra configurar o som em algum app, ficava ■■■■ escolher qual era o certo. Queria deixar o mais simples possível pra isso. (não consigo tirar print do que aparece)