O meu Intel Inspiron 5490 comprado há 3 meses já veio com o Linux (Ubuntu 18.04), mas hoje apareceu a atualização para o Ubuntu 20.04 e eu atualizei por volta das 15h. Tudo estava funcionando até então. Fiquei um tempo sem mexer no notebook e agora ele está totalmente sem som e não reconhece nem o fone de ouvido! Já tentei de tudo nesse site aqui:
Mas nada funcionou
Um erro começou a aparecer depois de pouco tempo de uso (reiniciei várias vezes nos métodos do site):
Se eu fosse você eu faria um pen drive com o Ubuntu 20.04 e testaria em modo live e se tudo tivesse OK faria uma instalação do zero da 20.04, isso pode ser um bug da atualização da 18.04 pra 20.04, pode ser um drive com erro ou algum problema que a Dell causo sem querer na instalação do 18.04, mas só por ser um sistema que já veio instalado eu faria a formatação do zero e instalaria a versão que quisesse e testaria antes no modo live. Eu faria isso, vai da muito menos trabalho do que fica procurando o problema já que pode ser algo que a Dell mesmo causo e não tem como sabe se eles mexeu em algo e também já pode separa as partições de acordo com seu gosto.
Depois disso vai ter que cria o pen drive bootavel, você pode vê como faze isso aqui:
Após isso pluga seu pen drive no notebook e da boot por ele. Talvez esse link te ajude com isso: https://forstec.com.br/como-configurar-a-bios-e-dar-boot-pelo-pendrive/
(quando der boot no seu pen drive vai aparece uma tela preta com umas opções, basta esperar ou aperte enter na opção selecionada mesmo que vai entra em uma prévia do ubuntu que é o modo live pra você teste. OBS: O que vai carrega não vai ta instalado, vai ter um ícone que você vai clica pra inicia a instalação que vai ser onde você vai seguir os passos dos links abaixo)
Depois vai começa a instalação. Você pode tira como base nesse vídeo, mas basicamente como você é iniciante basta ir na opção apagar disco e instalar ubuntu, pode usa esses links pra consulta(o primeiro é mais atual):
É algo bem simples, se você já instalo algum sistema no Virtual Box vai ser a mesma coisa só que você vai ter que da boot pelo pen drive primeiro e ai vai ser a mesma coisa de uma VM dai em diante.
Mas se caso tiver medo ou não souber de algo leve em uma assistência ou peça pra alguém que já tenha experiência com isso para faze pra você. Mas isso é algo bem simples de se faze.