Saída Fictícia de áudio no Ubuntu 20.04 LTS após inicializar

Opa galera. Já estou usando o Ubuntu há cerca de 2 anos nesse notebook, porém, após adquirir um SSD eu resolvi instalar criar uma partição para o OS e deixar a pasta /home no HD do note mesmo, estava usando bem dessa forma há aproximadamente 1 mês e meio quando começou a dar problema no áudio.

Do “nada” começou a dar problema no áudio, de aparecer saída fictícia. Pesquisei na internet e vi vários casos semelhantes e a maioria dos procedimentos não resolvia… dar force-reload no alsa, editar o alsa-base.conf. Alguns aparentemente resolvem a questão da saída de áudio, mas quando vou dar play em algum vídeo no youtube por exemplo, o vídeo não roda e vídeos que estão salvos no HD também não. E sempre que resolvo esse problema, ao reiniciar o notebook ele volta com o mesmo problema.

Tenho dualboot com Windows 10 que quase não uso mas não posso tirar por conta da empresa (computador secundário pra home office).

Meu notebook é um Lenovo LNVNB161216 e o controlador de áudio é HDA Intel PCH.
To com a Kernel 5.4.0-47-generic

Não sei mais o que fazer para resolver o problema em definitivo, sem precisar me preocupar em fazer tudo de novo após dar boot no notebook.

Aconteceu algo semelhante comigo quando usava Ubuntu 20, no meu caso foi uma extensão que instalei o site da Gnome extensions que coloquei para mudar a interface de áudio diretamente do painel já que tenho duas placas de som no meu PC e não queria ficar abrindo as configurações para mudar por lá, resultado um monte de saída de áudio fictícia e a troca não era automático, mesmo removendo a bendita extensão o bug permaneceu, fiquei quebrando a cabeça por uns 3 dias ate que voltou ao normal sem mais sem menos. Se não estiver enganado a extensão é a “Sound Input & Output”.