RPG Maker no Linux em 2025

Olá, começando literalmente hoje no Linux, e estou testando algumas coisas, sou jogador assíduo de RPG em geral, e estava com dificuldade para jogar meus jogos de RPG Maker, nem todo jogo vem da steam.

Encontrei um tópico aqui: Jogos de RPG Maker no Linux, o post é de 2019, e já está fechado, e não ajudou muito, ao que parece nessa época era mais complicado, mas estou aqui para ajudar e dar uma solução, bastar adicionar o jogo em questão através do Heroic Games Laucher, o jogo rodou via camada de compatibilidade da Valve o Proton-GE, funcionou quase perfeitamente, tive um problema com os idiomas, estava misturando inglês com chinês e Japônes, mas foi só redefinir o idioma para inglês de novo que tudo funcionou bem, inclusive meu controle de Xbox One, foi reconhecido e funcionou sem problemas, coisa que não funcionava direito no windows 10 pra mim, não sei porque.

Bom, não sei se a pessoa que criou o post já encontrou uma solução, mas acho valido deixa isso aqui para outras pessoas, gostaria de adicionar ao tópico de jogos do fórum, mas não consegui, mas acho que iniciante também é valido.

1 curtida

Boa dica! Eu também estava com dificuldades para rodar jogos de RPG Maker no Linux, mas com o Heroic Games Launcher e o Proton-GE, os resultados foram bem melhores. O controle do Xbox One, por exemplo, reconhecido de primeira, o que foi uma surpresa. Vou tentar essa solução para os idiomas também, já que às vezes dá esses bugs. Valeu por compartilhar!

1 curtida

A Engine eu nunca consegui fazer o original funcionar, só o pirata

1 curtida

acabei de abrir a o RPG maker MV, aqui no meu zorin tá rodando de boa, direto da steam, pelo que entendi tanto o MV quanto MZ são nativos de Linux, não sei quanto aos anteriores.

De nada, fico feliz em ajudar.