É possível executar um Mint dentro do Pop!_OS semelhande o WSL do Windows?
Explicando melhor, no meu trabalho eu utilizo Pop!_OS 22.04 LTS e tudo que eu preciso funciona normalmente, exceto um aplicativo que só roda na versão 20.1 (Ulyssa) do Linux Mint, por causa da versão do wine 5.0 que vem nessa distro. Todo meu trabalho flui muito bem usando o Pop!_OS e por isso não gostaria de ter que usar o mint por causa de 1 aplicativo apenas.
Alguém conseguiria me dar uma ajuda sobre a situação que me encontro? Acredito que rodando a distro mesmo dentro do terminal eu conseguiria executar esse aplicativo sem problemas.
E se ao invés de optar a usar outra versão do sistema, utilizar-se de outra versão do Wine, com PlayOnLinux já que o mesmo têm a capacidade de fazer uso de versões diferentes do mesmo para cada unidade virtual… Segue link → Managing Wine Versions - PlayOnLinux
A solução mais geral seria o uso de contâiner. O Distrobox que já foi citado lá em cima é a solução nesse sentido mais “mastigada” que eu conheço, mas se quiser se aprofundar mais pode estudar sobre chroot ou bwrap.
Porém, nesse caso específico, eu indicaria usar um gerenciador do Wine como o Lutris. Há o procedimento para adicionar coisas manualmente e nesse processo você pode escolher a versão do Wine que será utilizada, sem gastar as centenas de MB necessários para abrigar o / de uma distro inteira.
Fiz uma simulação aqui com um outro software que conheço (Astha UML) que roda no Windows mas depende do JRE, instalei a versão do Java pedida pelo programa na “garrafa” e rodei em seguida. Está funcionando de boa.