Roblox e Linux? Missão Impossível? É possível rodar o jogo no Linux?

Meus caros, está sendo um martírio encontrar uma forma de fazer este jogo em específico rodar no Linux.
Meu filho é viciado neste jogo assim como Minecraft (este ao menos funciona) e eu já tentei de tudo possível pra fazer rodá-lo e o máximo que consegui foi fazer rodar (de forma extramemente lenta e bugada) o Roblox Studio, mas este software que acompanha o Roblox serve apenas para desenvolvedores “criarem jogos” dentro do Roblox, através dele não há como jogar.
O jogo em si aparenta depender do .NET Framework e ter um anticheat chamado VMProtect, segundo os usuários. Já tentei todas as versões possíveis do Wine, além de distros diferentes, a que teve um resultado melhorzinho, ao menos com Roblox Studio foi o Manjaro, o resto nem isso abriu.
Pelo que pude entender, o Roblox Player funciona como um wrapper que se conecta ao browser para abrir o jogo a partir dele, é tipo um atalho que você clica e é redirecionado a esta página, Discover - Roblox
O problema é ao clicarmos no botão verde (jogar) ele simplesmente não consegue reconhecer o browser e pede novamente para que instalemos o EXE e nunca sai disso. Já tentei até instalar um browser do Windows dentro do Linux via wine pra ver se ele consegue reconhecer, mas nada acontece. Nem sequer abre.
O jogo não está disponível na Steam, logo não tem como usar o Steam Play nele. Há uma versão criada no Lutris, só que a mesma diz (e já testei) “Garbage: game is not playable”. Talvez vocês que tem mais conhecimento conheçam alguma forma de fazê-lo rodar. Este jogo está sendo o “único” a impedir meu filho de migrar pro Linux.
O que eu acho interessante é que o jogo tem versão para MacOSX, que cá entre nós não é a melhor plataforma para jogar.
Será que agora, em 2020, existe alguma forma de jogar? :confused:

1 curtida

Olá @LucioLab tudo beleza?

Eu não contaria com jogar Roblox no Linux tão cedo, o jogo é altamente dependente de recursos do Windows para funcionar e os desenvolvedores não estão interessados no esforço que seria dar suporte à alguma distribuição Linux.

Isso já foi “oficialmente” dito no fórum de suporte do Roblox. As justificativas são as mesmas de sempre: falta de padrão nas distribuições, variedade de distros para testar, quantidade de versões disponíveis, etc.

:vulcan_salute:

Assim complica muito, hoje em dia existe snap, flatpak e appimage, fica mais fácil padronizar para todas as distros se esse for o problema.
Eu li numa postagem que eles criticavam o fato do drivers no linux serem ruins, mas a postagem consta como 2012 e desde lá pra cá melhorou muito nesse aspecto.
A impressão que eu tenho é que dão desculpas e mais desculpas pra não criar uma versão pro Linux. O bizarro é que tem versão pra Windows, Mac, Xbox, Android, iOS e pra Linux, nada. Será que é tão custoso? Mac tem 4% de marketshare, Linux 2,5%, bem próximos e ainda assim tratam o Linux como se fosse nada?! Bizarro.

1 curtida

Pelo que vi, o jogo não roda de jeito nenhum e está assim há um bom tempo.

Estes links talvez lhe ajudem:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/2020-da-para-instalar-roblox-no-linux
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Emulacao-de-jogos/Roblox-no-debian-jessie

Boa sorte.

1 curtida

Lucio eu não sou programador, mas já participei de diversos projetos e pude acompanhar o processo de portar softwares.

Sobre a versão para Linux, é impossível? Não.
É muito custoso? Sim, é.

Vamos dizer que eles liberem suporte ao Ubuntu 20.04, automaticamente todos os usuários de distribuições baseadas no Ubuntu vão começar a instalar o jogo. E isso é um problema bem grande, porque cada distribuição faz ajustes específicos podendo mudar o Kernel, a interface, os drives de vídeo, só para dar alguns exemplos.

Flatpak, Snap e AppImage não fazem mágica - continua sendo necessário testar estes pacotes de diversas formas possíveis para garantir que eles funcionem corretamente nas distros.

É um pouco frustrante, mas é como as coisas funcionam hoje. Eu gostaria de ver as distribuições Linux buscando formas de tornar a compatibilização mais simples, mas até hoje, os esforços que eu observo sendo mais promissores é o Proton/Vulkan/AÇO/Mesa.

:vulcan_salute:

1 curtida

Li todos os comentários do links citados e uma coisa me chamou a atenção que foi:

Isso explica porque não consegui fazer ele rodar através de virtualização (virtualbox). Antigamente até funcionava, mas extremamente lento. Resolvi testar faz pouco tempo e realmente ficava uma janela preta, ao menos no Roblox Studio, já que o Roblox Player nunca sequer abriu. O que eu vejo é que a empresa por trás do Roblox, além de não fazer uma versão pra Linux, eles parecem que têm prazer em dificultar que até o Studio funcione. Este antes funcionava.

Eu tô percebendo isso e eu achando que só EA Games que era malandra com Linux. Roblox não está muito atrás mesmo! Coisas que antes funcionavam hoje nem sequer funcionam mais.

Isso é a coisa mais absurda que eu já li e quando chequei as imagens. É, não há dúvidas aqui que é proposital esse bloqueio e vai além do anti cheat.

Desculpa mais esfarrapada, os caras podiam ter criado uma versão com Linux desde 2010 mas priorizaram o Mac. Os drivers no Linux são suficientemente bons pra rodar um jogo simples como Roblox. Se Linux consegue rodar jogos mais pesados e com gráficos mais complexos até melhor que o Windows, então porque não rodaria Roblox? Não faz sentido isso. E esse papo de “tem distros demais” é desculpa pra dev preguiçoso, hoje em dia que todos pagam pau de snap, flatpak e appimage isso não seria um problema. E se for portar, pode usar um deb / rpm tbm.

KKKKKKKKKK, esses caras realmente não entendem absolutamente nada sobre Linux, literalmente defecam pelos dedos. Olha as ideias, se fosse assim programas proprietários, tipo VS Code, DaVinci Resolve, Spotify, WPS Office não criariam versões pra Linux.

Rir pra não chorar, não é mesmo? Fazem de tudo para que os usuários do Linux não consigam jogar Roblox, mas usam Linux como base pros próprios servidores. Hipocrisia nível máximo.

Depois de ler isso, ver as imagens postada pelo usuário do outro fórum, cheguei a conclusão que não tem jeito. Roblox nunca existirá pra Linux (se depender de quem está no poder da empresa), já que a comunidade, moderadores, staffs em geral tem todo esse preconceito enraizado com o pinguim e claramente estão fazendo de tudo pra dificultar mais e mais que alguém consiga jogar pelo Linux e até vms com Windows. Uma tristeza uma empresa desse porte agir assim. Valeu, @Kwatter se não fosse você nunca teria descoberto tamanha safadeza e vou salvar esses prints aqui como prova, pode ser útil no futuro. Obrigado a todos por tentarem ajudar.

3 curtidas

Meu amigo, depois do que li e vi em imagens eu começo a sentir nojo da empresa. Vai muito além do que eu pensava, as imagens, o vídeo, os relatos, os comentários absurdos da comunidade, sinceramente… foi a gota d’água pra mim.
Eles tem versão pra Android que usa o kernel Linux, eles tem versão pra Mac que é unix-like e parente do Linux. Eles poderiam sim criar uma versão oficial, se até o Minecraft fez… A questão aqui não capacidade, é ignorância, birra.
Linux tem aprox. 2% de marketshare.
Mac tem aprox. 4% de marketshare.
A diferença não é tanta assim. E por alguma razão teve um aumento repentino nos usuário de Mac e Linux e uma queda nos de Windows.

1 curtida

Eu entendo sua frustração, mas ficar exaltado não vai levar a lugar algum.

Para nós leigos, parece muito simples e obvio. Mas, se isso fosse verdade 100% das apps de Android teriam um porte para Linux e vice-versa.

E outro ponto importante, avalie com calma a informação que você está usando como defesa para o seu argumento: quantos desses 2% de market share do Linux iriam gerar faturamento no programa? Porque instalar e jogar ajuda a vender propaganda, mas o que mantém qualquer serviço é a grana circulando nas vendas dentro da plataforma.

:vulcan_salute:

Eu entendo sua frustração, mas ficar exaltado não vai levar a lugar algum.

Não é por mim, mas pelo meu filho que ama o jogo. Estive pesquisando mais a fundo sobre a empresa responsável pelo jogo e acabei encontrado mais coisas extremamentes questionáveis e absurdas.

Para nós leigos, parece muito simples e obvio. Mas, se isso fosse verdade 100% das apps de Android teriam um porte para Linux e vice-versa.

Eles só criaram esse porte pra visar lucro rápido, devido a alta popularização da plataforma do robo. Seria burrice não criar um porte para o Android sendo o sistema mobile mais usado no mundo.

E outro ponto importante, avalie com calma a informação que você está usando como defesa para o seu argumento: quantos desses 2% de market share do Linux iriam gerar faturamento no programa? Porque instalar e jogar ajuda a vender propaganda, mas o que mantém qualquer serviço é a grana circulando nas vendas dentro da plataforma.

Não importa quanto, o importante é que iria ter mais dinheiro entrando, poderia não ser um grande boom de dinheiro como foi ao optarem pelo Android (sistema mobile mais popular), mas entraria. Você pode, através do Linux acessar o site oficial, comprar coisas no jogo pela versão web do site e não poderá usar dentro do jogo justamente por não ter como acessar através do Linux.
Eles também ganham dinheiro das pessoas por propagandas na versão web do site. A empresa do Roblox é extremamente rica, não ache que é uma empresinha pequena. A popularização do jogo Roblox tem ultrapassado até mesmo o Minecraft… Pouca coisa não é.
Eles mesmos já disseram no passado que, poderia sem problemas criar um porte para Linux, mas prefeririam focar no macOS. Isto tem 8 anos, aproximadamente e desde então nada.

1 curtida

Participei desta conversa no fórum do vivao ai ai, mesmo eu recentemente ter chegado no mundo da programação entrando via o java, na minha opinião os devs tem um pensamento atrasado sobre o linux em si, sem dizer que tem versão para chormeos, mac e android kkk. E também conheço um pessoal que tem problema, com roblox no mac com placas Nvidia mais precisamente a da linha gt, travamentos e quedas de fps do nada, algumas por causa do processador que tem 2 núcleos kk, mas mesmo assim tem gente que tem 4 e tem problema.

1 curtida

O jogo funciona pelo Anbox, mas não é o ideal ainda…

Tinha um compatibilizador de aplicativos para MacOS no Linux, se eu não me engano o nome era Darwin, talvez o Roblox funcione com ele

Sinceramente vou esperar Roblox no Linux deitado, eles não vão lançar coisa alguma, talvez no futuro com o streaming de jogos, eles sejam obrigados a fazer uma versão via cloud, que consequentemente consiga rodar em todos os sistemas operacionais

É verdade por isso tenho o windows 10 no pc ainda, mesmo não gostando do sistema tenho que usar, para jogar jogos que tem problema como estes.

2 curtidas

Por isso eu quero tanto que o streaming de jogos dê certo, pelo lado ruim ele vai acabar com os PCs uma hora ou outra, mas pelo lado bom, ele vai tirar a necessidade de ter um windows em vm ou em dual-boot

2 curtidas

Só avisando que a versão MacOS é meio problemática

1 curtida

Mas de qualquer jeito vamos esperar o futuro nunca se sabe, roblox pode vir pro linux alguma hora ou nunca.

2 curtidas

Duvido, a comunidade do jogo, e até alguns desenvolvedores internos e externos não querem isso…
O unico momento em que podiamos ter esperado um port do jogo para Linux, foi entre 2010 e 2012 quando o port para MacOS estava sendo realizado.
E um dos desenvolvedores desse port falou que com o trabalho feito no MacOS, um port para Linux estava 90% pronto, a comunidade falou disso por algum tempo, mas depois esse desenvolvedor saíu, e nunca mais falaram nada sobre um possivel port…

3 curtidas

é lembro dessa época joguei isso durante 2010 até 2018 dps do fim dos eventos bons kkk dei um fim a roblox na minha vida.

2 curtidas

Também recentemente na RDC 2020 (Roblox Developers Conference 2020), teve uma sessão de perguntas e respostas, perguntaram sobre o linux, e confirmaram que não tem planos pro linux. https://twitter.com/Bloxy_News/status/1287445498689814529 pra quem quiser ler.

3 curtidas